Cada vez os casamentos são mais internacionais.
O aumento do número de estudantes de Erasmus, a emigração de jovens que gostam de conhecer novas culturas e não se fecham nas comunidades dos seus países e as relações crescentes entre diferentes povos do mundo levam a que haja cada vez mais casais em que o homem e a mulher são de países diferentes e contribuem também para que haja um maior conhecimento da cultura mundial. Para além disso, com convidados de diferentes países é importante fazer algumas adaptações no que diz respeito ao planeamento do dia do casamento.
Pode ser interessante utilizar elementos decorativos relacionados com os países que se quer homenagear, e também pode fazer todo o sentido pensar em ementas com pratos típicos desses países, adaptados a uma festa como o casamento.
Para este artigo, pensei em sugestões de pratos para criar uma ementa dedicada ao Reino Unido. A cultura britânica não é, por norma, associada à boa comida, o que a meu ver está desfasado da realidade. Há pratos fantásticos, associados a uma tradição muito forte.
Comecemos pelos aperitivos. Que tal a ideia de pegar em pratos típicos, como o fish and chips (filetes de peixe com batatas fritas) e as cottage pies (tartes/quiches de carne), e servi-los em formato miniatura? Os mini fish and chips podem ser colocados em cones feitos com o tradicional papel de jornal (desde que se garanta que o mesmo é adequado para estar em contacto com alimentos).
Para acompanhar os aperitivos, podem ser servidas diferentes bebidas em recipientes com torneira, sendo uma delas o tão apreciado Pimm's com limonada. Os britânicos adoram, e tenho a certeza que não serão os únicos!
Para a refeição principal, pode haver adaptações de pratos como as tartes de carne ou peixe (cottage pie, fish pie, game pie, entre outras), as salsichas com puré (sausages/bangers and mash), o típico assado de Domingo (beef/chicken/pork/lamb sunday roast) e novamente o fish and chips.
Depois chega a vez das sobremesas, tão importantes na cultura britânica! O motivo é precisamente serem bem variadas e deliciosas.
Pode escolher-se, por exemplo, um Eton mess para servir à mesa (sobremesa com natas, suspiros e morango), e tarte de maçã (apple pie), bolo Victoria sponge, cheesecake e saborosos brownies para colocar na mesa de sobremesas.
Se um dos noivos for britânico e o outro for português, pode ser bem interessante juntar pratos dos dois países, criando uma ementa que com certeza será inesquecível para todos!
Vocês tiveram ou planeiam pratos de diferentes países no vosso casamento? O que acham da ideia?
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião