Fotógrafo de casamento em Portugal: conheça os mais talentosos

Aqui poderá encontrar os melhores fotógrafos de casamento do país e uma pequena guia para vos ajudar a encontrar o profissional de fotografia que melhor se adapte às vossas necessidades.

Apesar de a tradição ainda fazer parte das raízes portuguesas podemos ver que a indústria da fotografia em Portugal está cada vez mais inovadora e capaz de competir a nível mundial. Podem contar com um nível de qualidade altíssimo quando falamos de fotógrafos para casamento em Portugal. Para um fotógrafo para além da qualidade do trabalho a experiência vivida pelos noivos é muito importante, afinal é um dia único e irrepetível onde queremos guardar as melhores recordações. E os nossos profissionais têm cada vez mais essa consciência e preocupação. Como mencionamos a arte de fotografar em Portugal está a evoluir a olhos vistos e estes profissionais começam a preferir captar momentos genuínos e naturais deixando cada vez mais de lados as fotografias posadas e forçadas.

Quais os pontos importantes a seguir para escolher o fotógrafo de casamento em Portugal ideal para mim:

1. Definir o orçamento e a data do seu casamento

Quando começar à procura de um fotógrafo de casamento, deverá ter algumas ideias bem definidas, tais como: o dinheiro que pretende gastar no seu casamento em fotografia e pesquisar os profissionais que estarão disponíveis no dia em que se pretende casar. Nesta primeira etapa, deverá ter em consideração dois fatores muito importantes: - Defina o orçamento disponível: Regra geral, o orçamento dedicado à fotografia e vídeo num casamento ronda os 10% do orçamento total. O preço poderá variar em função das condições e serviços que pretende contratar mas para ter uma ideia é normal que tenha de investir entre 800 a 1500 euros. - Comece a procurar com antecedência: Tendo a data e hora do casamento definida, surgirá rapidamente a pergunta: Por onde começo a organizar o meu casamento? Primeiro deve marcar a igreja, caso a cerimónia seja religiosa, reserve o local de celebração e é também nesta altura inicial que deve reservar o fotógrafo do seu casamento. Tal como acontece nos locais de casamento mais requisitados, os melhores fotógrafos costumam preencher rapidamente a sua agenda, normalmente com um ano de antecedência. Para a ajudar a selecionar os profissionais que têm disponibilidade para o dia do seu casamento, pode consultar o nosso diretório selecionando a data ou intervalo de datas em que vai se casar. Desta forma, poderá consultar todos os fotógrafos que estão disponíveis nesse dia para que possa escolher o que melhor se adequa ao seu estilo ou às suas necessidades.

2. Selecionar os fotógrafos que encaixam no seu estilo

Existem diferentes estilos de fotografia de casamento e, portanto, diferentes tipos de fotógrafos. Definido o orçamento e a data da cerimónia, deverão então descobrir, enquanto casal, o estilo de fotografia que mais se adapta aos vossos gostos, personalidade, a vossa forma de pensar e sentir. Destacamos alguns estilos: - Fotojornalismo ou fotografia documental: Este é um estilo de fotografia de casamento muito utilizado, onde as fotografias narram uma história com uma ordem cronológica. As coisas acontecem naturalmente, sem poses, utilizando diferentes planos e captando expressões únicas. O resultado final será único, natural e muito espontâneo. - Fotografia natural: Este estilo, um pouco semelhante ao anterior, inclui composições pré-elaboradas, ou seja, inclui as fotografias típicas com um toque mais natural, tendo especial atenção aos gestos que surgem da improvisação.  - Fotografia artística: Consiste num estilo de fotografia mais original e criativo no qual o fotógrafo narra a história de uma forma muito pessoal. Os enquadramentos, o ponto de vista pessoal, o retoque e a pós edição de imagem são imprescindíveis neste estilo. Estes são os estilos de fotografia mais utilizados, embora existam muitos outros pelos quais pode optar tais como: o cinematográfico (recorre a técnicas de filme), o romântico (mais íntimo), o emocional (capta as emoções dos noivos e dos convidados), o pormenor (capta as pessoas ou objetos de perto) e de moda. Recomendamos-lhe que, antes de escolher, deverá consultar trabalhos realizados pelos fotógrafos selecionados (pré-casamentos, casamentos, pós-casamentos, etc.). Desta forma, poderá analisar se, efetivamente, o seu estilo combina com o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo escolhido. Crie uma lista de possíveis candidatos e procure recomendações de forma a ter o máximo de informação possível para poder escolher corretamente.

3. Definir os serviços que pretende ter

Normalmente, a maioria dos fotógrafos de casamento costuma dar um preço que inclui a cobertura do casamento e um pré-casamento ou pós-casamento. Mas isso é algo que você deve definir com o profissional antes de contratá-lo. Você deverá ter em conta o seguinte: Desde quando é que ele vai tirar fotografias: da sua preparação ou diretamente na cerimónia. Até quando é que ele vai ficar: normalmente eles fazem a cobertura da festa mas não ficam até ao final. É algo que deve definir com o profissional. Inclui uma sessão de pré-casamento ou pós-casamento? A maioria oferece uma das duas opções dentro do preço, porém deve definir sempre o trabalho a realizar.

4. Primeiro contato e entrevista pessoal

Feita a lista dos profissionais que gostariam de contratar, é o momento de entrar em contacto com cada um deles para vos ajudar a tomar a vossa decisão. Deverá ter em conta o seguinte: Marque reuniões para conhecer os profissionais pessoalmente: Avalie a ligação que existe entre vocês, pois eles vão estar em todos os momentos do vosso casamento e, por isso, é essencial que não se sintam desconfortáveis. Conheçam as ideias deles pessoalmente, para ver se ele encaixa na vossa personalidade.  Prepare perguntas com dúvidas e sugestões: Na hora de escolher um fotógrafo, não pode ter dúvidas. Portanto, prepare uma lista de perguntas para saber como é que ele vai trabalhar. De acordo com as respostas, pode fazer uma série de sugestões para verificar a sua flexibilidade, tendo sempre em conta que os profissionais precisam manter o seu estilo e modus operandi. Sentem-se confortáveis com o fotógrafo/a?: Não avalie apenas o trabalho do fotógrafo. É simpático? É uma pessoa flexível e receptivo a mudanças? Existe alguma química entre vocês? Tenha em conta a resposta a todas estas questões antes de decidir. Se existir aquela química, os fotógrafos saberão que momentos devem captar.

5. Contrato e condições

Depois de ter escolhido o fotógrafo do seu casamento, está na altura de fazer um contrato e definir as condições. Deverá ter em consideração os seguintes aspectos: O que está incluído no preço: assistentes, pós-produção: Definam pormenorizadamente este ponto para que não haja nenhuma dúvida para ambas as partes. Desta forma, evitar-se-ão surpresas desagradáveis (extras não acordados, etc.). Tudo o que inflacione o preço, seja no casamento ou na pós-produção e edição, deve estar devidamente detalhado. Quantas horas de trabalho estão incluídas: Deve saber quanto tempo dura o serviço, o preço por horas e o tempo que será dedicado à edição das fotografias. Esta informação ajudará a definir o preço final. Como trabalha nos casamentos: Da montagem à execução das fotografias, é necessário saber de antemão tudo o que envolve o trabalho de um fotógrafo. Deverá explicar como se movimenta habitualmente, se fala com os convidados, se é totalmente independente, se dedica uma parte à fotografia natural e outra à tradicional… Desta forma, todos os envolvidos saberão agir com eles. Como irão receber as fotografias: formato, resolução, número de fotografias, prazo de entrega, etc.: Os tempos de entrega são essenciais para saber quando vão poder desfrutar das fotos. No entanto, é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional. Pode variar entre dois meses e um ano, por isso não será uma má ideia informar-se sobre os prazos antes de contratar o fotógrafo. Por outro lado, combine com ele também o formato de entrega, a resolução das fotografias, a quantidade e as cópias. Contrato por escrito: Para finalizar, não se esqueça que tudo o que vocês combinarem deve estar por escrito num contrato. Desta forma, poderá tomar medidas caso o acordo não seja cumprido.  Apresentamos-lhe alguns dos melhores fotógrafos de casamento a nível nacional que vão registar o seu dia de uma forma única! [directory-gallery {title=Fotógrafos de casamento em Portugal: alguns dos melhores}]

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.

O essencial de Directory