Estamos em pleno século XXI. Ainda há muitas regras de casamentos que se mantêm, mas há outras que as noivas atuais deixaram ficar para trás, talvez num armazém de 1955. Referimo-nos não só as noivas milenares como às mais "entradotas". Pois, porque ninguém disse que só se pode casar até aos 35 anos, pois não? É por isso que, nesta publicação nos vamos concentrar nos detalhes que formam a nova sociedade e, consequentemente, os novos casamentos.
Nos casamentos de hoje, com a tecnologia e as redes sociais em voga, os seus intervenientes devem levar em conta estas dicas:
Noivos
Foto: Feel Creations - Wedding Photo & FilmComunique a notícia
Você vai casar ... Yuppiiee! É natural que, na emoção do momento, queira publicar logo a decisão recém-tomada no Facebook e no Instagram. Não, não faça isso! Afaste já os seus dedos do telemóvel! Caso não se lembre, os seus pais e outros parentes próximos, e até os seus melhores amigos, são as pessoas mais importantes da sua vida. É a eles que você deve contar primeiro, ao vivo e a cores. Imagine a desilusão deles se soubessem da novidade, através de uma rede social, como se você fosse uma estrela qualquer, que não lhes é nada! Marque uma reunião entre todos, chame-os à parte, em separado, você é que sabe... Mas primeiro, tem de contar-lhes a eles, por ordem de importância. Imaginamos que sejam os seus pais. Só depois terá carta branca para se lançar ao telemóvel e a todas as aplicações de socialização que lá tiver.
Agarre-se às redes sociais e troque o status
... Pronto, finalmente, a dica que tanto desejava. Já se pode "agarrar" ao Facebook. É inacreditável, mas, hoje as redes sociais determinam praticamente tudo. Nesse sentido, você pode mudar o status de "numa relação" para "comprometido" ou "casado". Mas lembre o seu noivo de fazer o mesmo, para não haver confusões nem comentários maldosos. Se, por outro lado, você for low profile e não ligar ao Face, pode sempre optar por deixar essa opção em branco. Agora, não se engane, ativando a opção solteira, se não estiver realmente só. Desta vez, pode ser você a deixar o seu noivo ficar mal.
Leia também: 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento
Foto: Feel Creations - Wedding Photo & FilmGuarde alguns detalhes só para si
Seja nas redes sociais ou não, certamente que a maioria dos seus contactos quer saber tudo sobre o casamento e o seu anel de noivado. Neste caso, dê às hienas o que elas querem, mas com cautela. Se você mostrar uma imagem do Pedro nas redes ou pessoalmente, não revele quanto custou o anel, por exemplo. O mesmo acontece com outros detalhes do casamento, que vão do menu aos extras, que tornam a noite especial. A intimidade é vital num casamento!
Nomeie um Community manager do casamento
No seu casamento, você deve ignorar o telemóvel. O dia D chegou para que o possa desfrutar com os seus convidados, por isso largue as suas redes sociais, mesmo se o objetivo for informar sobre o evento ou fazer um upload das fotos que acabou de tirar com o seu smartphone. Para ficar mais calma e não sentir que está a falhar com os seus seguidores, pode sempre confiar num amigo para fazer esse papel - o de community manager oficial do casamento - será ele que carregará as fotos numa conta especial do casamento ou no seu próprio perfil. É sempre melhor deixar as redes sociais para o dia seguinte e aproveitar o dia e os convidados.
Leia também: 20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo de saber!
Foto: Bruno Garcez PhotographyEvite publicar coisas negativas
A organização dos casamentos é geralmente caótica. Mas não é necessário gerar vibrações negativas em torno da mesma, com publicações nas redes sociais ou gritando em voz alta os problemas que está a ter com este ou aquele fornecedor, o quão irritante é a sua sogra ou o quanto está com medo que as coisas não corram como sempre sonhou. O melhor exercício mental que tem de fazer é ocultar os pontos menos bons, exacerbando os positivos. Assim, vai tudo parecer mais fácil e ficará, de facto, mais fácil.
Opte pelo convite tradicional, mas cool
Agora, está muito na moda enviar os convites via rede social, por email ou através de outros arquivos multimédia. Estas novas técnicas até podem ser mais práticas e menos dispendiosas, mas pode acabar por se transformar num desastre. Senão vejamos: quantos emails você recebe por dia? Certamente, centenas e muitos deles nem consegue abrir ou nem os vê. Sem falar nos que vão automaticamente para o Spam. Portanto, agora mais do que nunca, é importante recorrer ao correio tradicional. Atualmente, o design dos convites já é feito com recurso à tecnologia. Por isso, não se preocupe que você não vai parecer demodê.
Leia também: 130 convites de casamento: tome nota e convide com estilo! Créditos: a pajaritaCrie o poderoso hashtag
Hoje, até os avós e os tios mais velhos sabem como funciona um hashtag. Aproveite o site do seu casamento, como o que o Zankyou oferece, ou as outras plataformas que você usou para anunciar o seu casamento, como o convite, para informar sobre o hashtag que deve ser usado durante a fase de preparação do casamento e durante o mesmo. Desta forma, será criada uma grande comunidade, com pessoas que se vão sentir parte do evento. Assim, põe todos a trabalhar para si, com um sorriso nos lábios. Resultado: você terá mais fotos do seu casamento, descobrirá anedotas sobre o mesmo, o seu casamento ficará famoso e, acima de tudo, será criado tanto material que você nem terá que se preocupar em fazer o upload das suas fotos de matrimónio. Há lá coisa melhor?
Convidados
Foto: It's all about...Felicitar
Se você está a pensar felicitar os noivos, através das redes sociais, por terem sido comunicados também por esta via, pense duas vezes e aguarde antes por um anúncio oficial ou tente saber se os parentes mais próximos já sabem. Talvez o casal o considere muito importante ou lhe tenha enviado o anúncio apenas por acidente. Imagine o que será se familiares mais próximos dos noivos ou até mesmo amigos que se dizem mais íntimos vêm a saber da boa nova, através do seu envio de parabéns! Pode não cair bem.
Perguntas íntimas só em privado
De certeza que, como bom convidado que é, você está interessado em conhecer todos os detalhes do casamento. Nesse caso, esqueça o Facebook, o Instagram e assim por diante, já que o casal não quer anunciar a novidade com grande fanfarra. Se está assim tão curioso, "cole-se" ao próximo jantar organizado pelos noivos e (só lá) faça as perguntas todas que quiser. Mas se verificar que, durante a refeição, o tema casamento não sai, chame-os à parte para fazê-las.
Leia também: 11 coisas que nunca deve dizer a um casal de noivos
Foto: Profoto StudiosEsperar antes de publicar as fotografias
Como já dissemos, há muitos casamentos que têm hashtags e um plano estratégico em torno de redes sociais, mas há outras celebrações que podem não ter nada disso e o casal pode não querer que você poste nada sobre o seu casamento. Eles podem muito bem dar primazia ao fotógrafo profissional que contratarem. Para evitar embaraços, pergunte aos noivos se eles se importam que você publique algumas das fotos que tirou. Pode até ser que não. Que não liguem muito às redes sociais, mas também não tenham nada contra.
Renunciar ao telemóvel
O mesmo foi pedido aos noivos, se bem se lembra. Por isso, não faria sentido não lhe pedir a si o mesmo. Já sabe, telemóvel só dentro da mala. Nada de cair na tentação de postar seja o que for. Até porque os noivos podem não gostar. Afinal, não é você o rei/rainha do dia, pois não?
Leia também: As melhores dicas para um casamento sem telemóveis a atrapalhar!
Foto: It's all about...Respeitar os profissionais
Respeite os empregados do bar, os
Usar a poderosa hashtag
Assim como solicitámos que tenha cautela nos casamentos sem as redes sociais no protocolo, também pedimos que você participe do festival do hashtag, se a noiva e o noivo o solicitarem. O evento ficará um show, perfeitamente documentado, sempre aberto a surpresas e a diferentes perspetivas da festa. Por que você não contribui e se instala nessa comunidade?
Leia também: Conselhos para escolher o melhor #hashtag do seu casamento
Foto: It's all about...As regras do protocolo não se aplicam apenas aos vestidos, fatos de noivo e gastronomia, mas a todo o novo universo tecnológico. Pode não ser um protocolo rigoroso, mas existem regras não escritas que o aconselhamos a seguir.
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião