As imagens desta galeria dizem tudo... Ou quase tudo, porque ao começar a passá-las, você já começa a imaginar a história desta pousada, qual a sua origem e o porquê da sua áurea de mistério. E dizemos mistério porque, cada recanto da Pousada de Condeixa - Coimbra, parece insistir que esta esconde alguns segredos. Mas não é segredo que a Pousada de Condeixa - Coimbra, originalmente da nobre família dos Almada, já remonta o século XVI, período durante o qual recebeu muitas personalidades da mais distinta nobreza europeia.
Só de imaginar as histórias, as conversas e as festas que esta pousada recebeu, há tanto tempo, você já consegue depreender a razão da sua altivez. Sim, porque quando, no século XIX, a família Quaresma Lopes adquire a propriedade e a reconstrói, colocou na sua fachada o brasão da sua linhagem, que ainda lá está. E quando, em 1937, passa para outra família, esta leva consigo alguns elementos decorativos neorrenascentistas que lhe dão esse ar ilustre. Mas isso não impede a Pousada de Condeixa - Coimbra de ser um lugar acolhedor, muito pelo contrário. Cada espaço, talvez pela sua história, emana o calor e a segurança típicos da família.
A construção atual, regular e simétrica, de estilo pombalino clássico, já permite adivinhar que a pousada nem sempre foi assim (totalmente). E não foi! As obras de remodelação ocorreram em 1993, com o objetivo de tornar este edifício num hotel.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião