No começo de uma vida a dois são muitas as escolhas que um casal tem de fazer. A casa onde vão viver será talvez a mais importante. Para começar, muitos escolhem um T1 e na maioria os orçamentos só permitem escolher casas pequenas. Se é o seu caso e vive numa “casinha de bonecas”, saiba como tirar melhor partido dela. Com bom-gosto e criatividade, tudo se alcança.
Estivemos à procura de inspiração no blog da famosa decoradora de interiores Ana Antunes (Home Styling) e no blog Achados de Decoração. E ainda nos inspiramos nas sugestões dos nossos dois fornecedores da área de decoração, a Boconcept e a Alpendre Decorações. O resultado? Sete dicas simples, para tornar a sua casa mais espaçosa e confortável.
O poder do branco e dos tons mais claros
Os brancos e as tonalidades como o rosa, amarelo ou creme são cores menos pesadas que mantém a ilusão de que um espaço é mais espaçoso do que ele na realidade é. Ao contrário dos castanhos e pretos, os brancos proporcionam uma sensação de amplitude.
Os espelhos
Superfícies espalhadas criam nos espaços a ilusão de profundidade, resultando na ideia de que uma determinada sala é substancialmente maior do que pareceria se em vez de o espelho numa das paredes, tivesse apenas uma superfície lisa.
Móveis com módulos de arrumação / móveis com função dupla
Escolha móveis que funcionem ao mesmo tempo como móvel de apoio e móvel de arrumação. Mesas de centro que encaixem na lógica das bonecas russas são uma óptima aposta, por exemplo. Obrigada ao IKEA pela democratização deste tipo de móveis.
Pense verticalmente
Um dos truques mais interessantes que os decoradores de interiores usam em espaços pequenos é planear a organização do espaço de uma forma vertical em vez de uma forma horizontal. Compre móveis que podem ser instalados nas paredes ou escolha apenas ter prateleiras em vez de um aparador. Aposte em estantes estreitas mas altas, por exemplo.
Delimitar espaços com recurso a cores
Tapetes e papel de parede podem (e devem) ter uma função dupla em espaços pequenos. Se quiser marcar dois espaços numa sala (sala de jantar e sala de estar) não use móveis para dividir os dois. Aposte no papel de parede. Coloque papel de parede na zona de estar e deixe que isso contraste com a superfície lisa da zona de jantares. Assim está a delimitar dois espaços no mesmo sem com isso ocupar nem um milímetro de espaço extra. Os tapetes também podem ter esta função.
Exceda-se nos apontamentos
Num espaço pequeno, é de evitar ter vários móveis. Minimalismo em termos de mobiliário, significa que se pode exceder em termos de objectos decorativos. Uma boa notícia, certo? Aproveite todas as áreas para acrescentar à sua decoração um pouco mais de cor e um toque pessoal seu. Os parapeitos das janelas, por exemplo, são óptimos para decorar sem ocupar espaço. Preencha-os.
Use objectos funcionais como objectos decorativos
É um truque menos habitual mas igualmente eficaz. Casas pequenas significam pouca arrumação. Portanto, qualquer ideia é boa para guardar aquele conjunto de chá que não cabe no armário. Porque não coloca-lo sobre uma bandeira bonita na mesa de centro da sua sala? Ou sobre o aparador que divide a sala de estar da sua kitchenette?
Ideias não lhe faltam. Agora é só começar a planear como vai decorar (e personalizar) a sua casa. É a parte mais divertida. Boas compras.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião