Criar uma "identidade visual na decoração" é de "extrema importância", utilizando a paleta de cores "como fio condutor" e como ponto de partida para eleger os vários elementos e criação de ambientes, tal como dizem respetivamente a Por Magia, Um Pouco Mais de Azul e Inspirarte , empresas de styling e decoração de eventos.
Decoração em dourado e branco pela Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira.Quanto à utilização de cor num casamento/evento, a Por Magia propõe cores natalícias, verde e vermelho, para espaços tradicionais, o branco para um espaço moderno, onde o "efeito Total White” transmite "paz, harmonia" e luminosidade e para um ambiente rústico "o contraste do vermelho e dourado combinam na perfeição. Vão aquecer o ambiente e enriquecer todo o contexto à sua volta." O veludo e as louças vintage são ideias para quem pretende um ambiente romântico.
Utilização do vermelho na decoração pela Por Magia. Motivos vermelhos na decoração, pela Por Magia. Grinalda vermelha pela Por Magia. Decoração com coroa e laço pela Por Magia.Já a Um Pouco Mais de Azul, escolheria para um casamento as cores branco e dourado: a primeira pela sua intemporalidade e a segunda pela festividade e sofisticação. Para uma decoração em casa, a sugestão é combinar o tradicional vermelho com o turquesa pelo contraste que proporciona. Também pode-se utilizar "cores metálicas e tons gelo" e uma lareira acesa para proporcionar "conforto a um tema rústico".
A Inspirarte popõe para os amantes dos brancos e crus, o acréscimo do dourado, que bem doseado remete perfeitamente para a Quadra além de tornar o ambiente mais acolhedor. Para quem prefere tons quentes, o vermelho é uma boa opção a se misturar com prateados ou dourados. A proposta para as decorações mais tradicionais é combinar " verdes e elementos mais naturais e orgânicos, como as madeiras".
Decoração em dourado e branco pela Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira. Decoração floral com flores brancas pela Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira.Na hora de escolher objectos 'must' que representem a época, de uma forma elegante as propostas são várias! "Estrelas, anjos, pinhas, azevinho e muitas velas" (Por Magia), o "hand-made", com árvore de natal em papel reciclado a serem feitos com as crianças (Um Pouco Mais de Azul) e, musgo, troncos de árvore, ramagem de pinheiro nórdico, muitas velas, dependendo do espaço envolvente e da decoração (Inspirarte).
Pinhas na decoração, pela Por Magia. Decoração pela Inspirarte com utilização de velas, que criam um ambiente acolhedor. Foto: Lounge Fotografia. As velas proporcionam um ambiente acolhedor e os alces dourados em miniatura acrescentam detalhe alusivo à época. Decoração da Inspirarte e foto da Lounge Fotografia. Velas na decoração feita pela Inspirarte. Foto: Lounge Fotografia.Como sugestões originais e alusivas à época "Que tal utilizar a árvore de Natal para pendurar os recados aos noivos ou cartões de mensagens?!". (Por Magia) Ou "deixarem mensagens (ou conselhos) aos noivos em rodelas de troncos de árvore? Ou fazer a distribuição dos convidados naquelas folhas enormes, que tanto abundam por esta altura, com uma caligrafia a preceito?" (Inspirarte) Podem ainda aproveitar para fazer jogos e incluir as crianças. (Um Pouco Mais de Azul).
Coração vermelho como parte da decoração, pela Por Magia. Árvore de natal com decoração vermelha pela Por Magia. Árvore como parte da decoração, pela Por Magia. Letras de madeira como parte da decoração, pela Por Magia. Castiçais rendilhados e elementos naturais como o coração, pela Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira.A decoração de um espaço não fica completo sem a decoração floral. Para uma combinação mais invulgar, faz todo o sentido utilizar nesta época do ano o azevinho "natural ou com um efeito gold", pinhas combinadas com hipericão ou flores de algodão também são originais e coadunam-se com a época. Uma opção mais clássica passa por "rosas brancas ou vermelhas, lírios e gardénias" (Por Magia)
O cilame, uma flor tipicamente invernal, bem como a escolha de uma só cor como o branco, resultam em composições belíssimas ideais para a estação. (Um Pouco Mais de Azul)
Pormenor utilizando flor de algodão, hipericão e pinhas, pela Por Magia. Decoração com elementos que remetem para a época do ano, pela Por Magia. Coroa natalícia pela Por Magia. Coroa na decoração dos espaços, pela Por Magia. Decoração alusiva ao natal, pela Por Magia. Os ranúnculos (ver foto) existem em abundância neste altura bem como as bagas. "Pequenos apontamentos e coroas com hipericão e flor de cera" são as escolhas da Inpirarte. Ranúnculos vermelhos na decoração, cortesia da Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira. Decoração com hipericão, pela Inspirarte. Foto: João Cardoso Pereira.E como um evento não está completo sem um bolo temático, a PorMagia sugere coberturas brancas pois lembram o inverno, o frio e a neve, bem como o acréscimo de detalhes como pinhas ou azevinho ou ainda os "naked cakes".
A Inspirarte, num "estilo, assente no regresso às origens e à natureza no seu estado mais “cru”" propõe um naked cake "decorado com uns "frutos vermelhos e umas pinhas, umas bolotas".
Para quem prefere o tradicional, o uso de frutos secos ou fruta cristalizada é uma boa aposta. Já para "os mais ousados" podem optar por um trifle decorado com groselhas-vermelhas e framboesas" . (Um Pouco Mais de Azul)
Como vai ser a vossa decoração? Bons preparativos!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião