O Planeta está em perigo. Talvez nós não soframos as consequências mais terríveis, mas o ser humano condenou o nosso belo planeta. É uma realidade pode ser vista dia após dia com os efeitos da alteração climática.
Ainda que os piores episódios fiquem reservados para as próximas gerações, alguns lugares do Planeta sofrerão a pior parte nos próximos anos. Muitos destes locais são incríveis obras da natureza e o homem, por sorte, ainda os pode visitar.
Imagem ShutterstockMadagáscar
Um dos países e ilhas mais maravilhosas do mundo está a debilitar-se pouco a pouco. A jóia africana sofre as consequências diárias dos caçadores furtivos, a contaminação, o crescimento das cidades sobre as zonas naturais e a excessiva queda de árvores. Todo este cenário catastrófico agrava-se em Madagáscar, cujos bosques albergam 5% da fauna e flora do planeta, com 80% em estado endémico. Não falta muito tempo para que estes espaços naturais desapareçam. Esta extinção é um assunto terrível para a natureza do nosso planeta. Aproveite e não perca todos os seus actuais encantos.
Foto via Shutterstock: Radek BorovkaMar Morto
Uma das massas de água mais características e célebres do planeta, única pelo seu alto nível de sal, está a secar a uma velocidade tenebrosa. Assim, esta depressão está a provocar a aparição de dolinas, ou seja, buracos. Em 1990 contavam-se 40 e hoje em dia temos mais de 3000, um crescimento frenético que obriga a que nos preocupemos com a sua sustentabilidade. Este mal é causado pela drenagem e a extracção de minerais. Quanto tempo aguentará sem que o destruamos completamente?
Foto via Shutterstock: vvvitaIlhas Salomão
O nível dos oceanos está a crescer devido ao aquecimento global. Desta forma, algumas massas de terra estão a ser assoladas por este imparável poder de acção oceânica. Assim, cinco ilhas a norte deste arquipélago, situado em pleno Pacífico, já dormem junto aos peixes. Além do mais, os seus habitantes estão à procura de uma saída que os libere de uma perca total dos seus recursos. Não pode perder uma viagem até este destino perfeito para os ecoturistas que apreciam a Natureza em estado quase puro, antes que todos os seus grandes pontos de referência se inundem para sempre.
Foto via Shuttestock: Oliver FoerstnerCampos de gelo de Kilimanjaro (Tanzânia)
O Kilimanjaro destaca-se por criar um contraste com os terrenos áridos da Tanzânia através dos seus cumes gelados. No entanto, os últimos estudos asseguram que 85% da neve desapareceu. Desta forma, uma destas maravilhas da Natureza pode acabar por perder o seu grau de especialidade em 15 anos, alertando para o grande perigo que sofre toda a Terra. As causas são claras: a desflorestação, a actividade turística e o aquecimento global. De tudo isto tem culpa o ser humano.
Foto via Shutterstock: Volodymyr BurdiakDoze Apóstolos (Austrália)
Os Doze Apóstolos são uma das grandes atracções da Austrália. Na realidade são nove, mas conseguiram este apelido para adicionar uma atracção turística ao local. Estes picos de calcário erguem-se como agulhas desde o oceano, enchendo de beleza o Great Ocean Road do estado de Victoria. Mas por causa das fortes ondas, uma destas esculturas naturais caiu em 2005, deixando o grupo sem um dos seus membros e com o perigo de que volte a acontecer. Cada ano que passa, a base destas rochas desgasta-se dois centímetros.
Foto via Shutterstock: Leela MeiRecifes de Belice
Esta espectacular representação da nossa bela natureza encontra-se em pleno Mar Caribe. Parece um elemento de um filme de fantasia, mas é real, uma realidade que se tornou curta com a ameaça da possibilidade de desaparecer em vinte anos. Ainda que seja o ecossistema mais diverso do mundo, 50% das suas espécies desapareceram no furacão Mitch de 1998, provocando uma mudança brutal no habitat condenando à sua sobrevivência. Muitas da fauna marinha que eliminaram as algas já não existem e o recife está a cair. Mas também influenciou, e muito, a pesca excessiva, a poluição e o aquecimento global.
Foto vía Shutterstock: WollertzLas Vegas (Estados Unidos)
Um local artificial, no entanto um lugar de peregrinação para milhões de turistas, que viajam para este destino para apostar nos casinos, mas não só. Las Vegas chama a atenção pela sua excessiva pirotecnia, luzes e a sensação de que "vale tudo", alimentada pelas festas. No entanto, o lago Maed, artificial mas vital para o abastecimento da cidade, está a baixar de nível devido ao aquecimento global. O fim desta fonte de vida acabará por mudar totalmente a natureza de Las Vegas, que está muito mal apesar dos planos de poupança que se estão a levar a cabo. Aproveite para visitar a cidade pela costa oeste ou desfruto de um passeio pelo meio da Rua 66.
Foto via Shutterstock: Gang LiuVeneza (Itália)
Não corre tanto perigo como os outros casos, mas poderá ficar parcialmente coberta pelas águas que enchem os seus canais, deixando-a inabitável. Cada ano afunda-se dois milímetros. E é que o mar sobe, o solo cede e o aquecimento global prevê o desastre. Certamente que pode visitar Veneza em óptimas condições, mas os seus filhos e netos terão mais dificuldades. Tire as suas últimas fotografias!
Foto vía Shutterstock: SandyKernTaj Mahal
Ainda que não se trate de um espaço natural, o Taj Mahal faz parte da nossa cultura como planeta. A sua construção no século XVII e o seu reconhecimento como uma das Sete Maravilhas do Mundo valeram-lhe uma enorme quantidade de visitantes. Tudo isso deteriorou as suas instalações, além do forte impacto da contaminação do ar. Assim, tanto o governo do país como a Unesco puseram a possibilidade de não permitir a entrada nas suas instalações e deixar que o monumento seja apenas admirado por fora. De que está à espera para viajar até à Índia?
Foto vía Shutterstock: Francky38nA sua lua-de-mel é o momento perfeito para se deleitar com as maravilhas do mundo que ameaçam com a sua extinção. Adicione à sua história de amor um acontecimento que, verdadeiramente, pode considerar-se único, tanto como a viagem mais importante da sua vida. Quer ser um dos seus últimos visitantes?
Se gostou deste post, talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião