Passaram-se 20 anos desde que perdeu a vida num trágico acidente no túnel da Ponte de l’Alma, em Paris. Mas o fascínio que exercia sobre o mundo não esmoreceu. Os portões e as grades que protegem o Palácio de Kensington, onde viveu, estiveram hoje – e estão! - cheios de flores, de mensagens e de fotografias. Fala-se dela na TV, na rádio, em conversas nas esplanadas enquanto se olha para as capas dos jornais e das revistas. Hoje é o dia em que se relembra Diana, a princesa do povo. Quem mais?
Princesa Diana Fotografada por Mario Testino para Vanity Fair, 1997Na Zankyou deixamos aqui também uma singela homenagem à mulher rebelde, que desafiou tradições, quebrou protocolos e mudou para sempre a monarquia inglesa, nomeadamente a relação das casas reais com a imprensa, a sociedade e, também, com a moda.
Princesa Diana fotografada por Mario Testino para Vanity Fair, 1997Uma das mulheres mais fotografadas do século XX, exemplo de requinte e elegância, que foi ícone de estilo e lançou tendências. Ainda hoje os media sentem a falta daquela personalidade ambígua, tão carismática e enigmática, capaz de ofuscar qualquer estrela de Hollywood e até a própria rainha Isabel. E a sua influência ainda se faz sentir, na moda, no estilo de vida, no comportamento e, obviamente, na filantropia, pois Diana durante a sua vida envolveu-se com inúmeras causas humanitárias, nomeadamente o combate aos campos contaminados por minas terrestres em África ou a luta contra o cancro e a SIDA, tendo trazido à discussão temas tão importantes como a bulimia e a depressão.
Princesa Diana fotografada por Mario Testino para Vanity Fair, 1997Aqui na Zankyou queremos não só homenagear o seu carácter, a sua postura de proximidade que contrastava com a atitude mais distanciada da família real britânica, mas - e que mais podia ser? - o seu sentido de estilo, desafiante e ousado, que inspirou mulheres de todas as classes sociais e também grandes nomes da moda. Venha daí para uma viagem pelos looks mais célebres de Diana.
Vestido de Noiva
Um dos casamentos famosos mais mediático de todos os tempos (o casamento do século?). Diana entrou oficialmente para a monarquia britânica com um vestido que fez jus a toda a opulência e exagero dos anos 80, com as típicas mangas em balão e um véu e cauda enorme de oito metros de comprimento. O modelo foi desenhado pelo duo até então pouco conhecido, David e Elizabeth Emanuel.
Vestido de noiva de DianaSabia que...
... quando Diana chegou à Igreja houve um breve momento de surpresa, até que alguém, sem aviso prévio, gritou que o vestido estava todo amarrotado. E era verdade! Jayne Fincher, fotógrafa da casa real britânica e autora do livro Diana - Retrato de uma Princesa, confirmou que a longa saia de criolina em sede de cor marfim e o laço que completava o visual tinham sido enxovalhados durante o trajecto. De tal forma, que as damas de honor ainda demoraram algum tempo a compor a longa cauda!
Foto Getty Images via Brides.comOs chapéus & outros toucados
Diana sempre foi adepta de chapéus e toucados. Com penas, véus, tranças e outros adornos, estes acessórios estiveram praticamente presentes em toda a sua trajectória na realeza, sobretudo nos anos 80.
Fotos via Pinterest Fotos via PinterestEstilo 80's
Nos primeiros anos, Diana apresentava-se sempre com visuais dramáticos, bem ao estilo dos anos 80. No seu guarda-roupa não faltavam os ombros exagerados, os laços e os folhos. Variava também nas cores, privilegiando os tons alegres, os azuis (especialmente o klein e o royal ) e os verdes, que realçavam a sua cor de olhos.
Foto via PinterestAs bolas
Os padrões de bolas sempre foram uma paixão da princesa, que os escolheu para diferentes visuais e ocasiões. Foto via Pinterest Foto Reuteurs via SIC NotíciasPinceladas
A camisa com pinceladas que inspirou a Open Ceremony e muitas outras marcas. Foto via Pinterest Foto via PinterestO vestido "Travolta"
O vestido de veludo azul-escuro que Diana usou quando dançou com John Travolta numa recepção na Casa Branca, em 1985.
Foto via PinterestVisual "Off the dutty"
Quando não estava “em serviço”, vestia roupa mais confortável, saias plissadas, jeans, mocassins, t-shirts e camisolas de malha. Diana sabia que o mundo estava sempre pronto a fotografá-la e geria a sua exposição pública (que acabaria por lhe custar a vida). Por isso, vestia-se “para aparecer”.
Foto via PinterestApós o divórcio
Depois de se separar do Príncipe Carlos, Diana mudou a sua forma de vestir. O seu guarda-roupa ganhou novo ânimo: roupa mais justa, jovial e reveladora, a aposta em modelos de designers seus amigos, que vestiam muitas celebridades. Como este vestido assinado por Catherine Walker, que usou em 1995.
Foto Getty Images via VogueSexy...mas não muito!
Em 1994, no auge dos seus 32 anos, Diana aparecia sexy na gala de beneficiência Serpentine, usando um LBD decotado, assinado pela estilista grega Christina Stambolian. Do seu estilo, a maior lição: ser sensual sem se tornar vulgar e sem perder aquele toque de inocência.
Foto via PinterestMuito mais haveria por dizer e destacar sobre o estilo de Diana. Um estilo que tem vindo a ser comparado com o da sua nora, Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge. O amor de ambas pelo azul klein, por exemplo, pelos toucados ou... a forma de estar e de se apresentarem com os filhos!
Foto via Marie ClaireA notícia da morte de Lady Di surpreendeu o mundo num Domingo de manhã, a 31 de Agosto de 1997. Tinha 36 anos.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião