O estilo rústico é para mim um dos mais apetecíveis nesta altura do ano, justamente porque apela ao conforto e ao calor que tanto procuramos quando as temperaturas começam a descer. Mas o rústico puro e duro não é o meu preferido, há que lhe dar um twist para ficar mais interessante. Por isso, ao estilo que hoje vos trago como inspiração (e que adoro!) costuma dar-se o nome de rústico-chic, justamente pelo seu carácter mais requintado.
O que caracteriza essencialmente este estilo é a escolha e utilização de materiais próximos da natureza (mais rústicos), daí que neste tipo de decoração o mobiliário em madeira (de preferência pouco tratada e no seu estado mais natural), as peles, os algodões, os linhos e as lãs naturais, sejam os materiais eleitos. Apesar de rústico, este estilo é elegante e despojado mas simultaneamente sofisticado.
DIY Grinalda de Fotos: dê vida às paredes da sua casa para conferir aquele toque irreverente que tanto ambiciona!
Créditos: Coastel Style
Manter uma paleta de cores à base de tons neutros é fundamental para se conseguir o ambiente chic e elegante. O branco (principalmente para os sofás e paredes), o cinza claro, os beges e castanhos (estes últimos que podem ser dados somente pelos tons das peças de mobiliário em madeira) são para mim as melhores opções. Este estilo não é decididamente o mais adequado para quem gosta de cor em casa.
Créditos: Paulina Arcklin
Utilizar camadas de mantas e peles (de preferência sempre sintéticas) de texturas diferentes por cima dos sofás, cadeiras, poltronas, repousa pés e mesas de apoio funciona muito bem não só visualmente como também para uma dose extra de conforto e aconchego. Pessoalmente sou fã das mantas de lã natural com malhas XL que muitas vezes se vêm no Pinterest e que são o expoente máximo da suavidade e aconchego que adoramos nesta altura do ano.
Créditos: Home Style Corner
Outro dos aspectos fundamentais para se conseguir este estilo (e que é o tal twist que vos falei ao início) é incorporar nestes elementos todos outros mais contemporâneos e de outros estilos, como por exemplos alguns móveis lacados a branco, fotografias contemporâneas (sempre a preto e branco, já sabem que aqui a cor é proibida), sofás ou cadeiras de linhas mais modernas e direitas, ou mesmo objectos decorativos mais sofisticados conjugados com os mais rústicos. Fica a dica!
via Pinterest
Trazer e implementar este estilo num apartamento citadino não será certamente a opção mais fácil ou imediata, mas é sem dúvida bastante apetecível, não concordam?
Créditos: Paulina Arcklin
Dê, ainda, uma espreitadela a Instagram Homes in Colour
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião