Lua-de-Mel na África do Sul: um país mágico num continente único

Natureza, cultura e cidades incríveis... Tudo isto é a África do Sul... Além disso, foi aqui que nasceu Nelson Mandela, uma das figuras mais proeminentes do século XX. Há lá sítio mais interessante para passar a lua-de-mel?!

A África do Sul encontra-se no extremo sul do continente africano. Tanto o país como os seus arredores são dignos de viagens incríveis. E graças aos planos que as agências de viagens estipulam, é possível aproveitar todo o seu território ao máximo. Se pretende uma lua-de-mel com aventura, saiba que a África do Sul disponibiliza os melhores hotéis, faz safaris espectaculares e goza de paisagens que apenas os locais únicos conseguem ter no meio da natureza. O que diz?

Guardar
Jane Rix Foto vía Shutterstock: Jane Rix

Esta é a África do Sul

A África do Sul é o país onde nasceu o carismático ex-Presidente Nelson Mandela. O líder político ficou na memória de todos pela sua luta contra o Apartheid (um movimento segregacionista e racista que tinha a intenção de separar negros de brancos), graças à qual chegou a vencer o Prémio Nobel da Paz.  

Hoje, já convivem na África do Sul comunidades de várias raças e origens. Desde as africanas propriamente dita, às europeias, passando até pelas indianas. Neste país falam-se 11 idiomas oficiais e muitos outros dialectos não oficiais. É o caso do Zulu, Xhosa e Afrikaans. Curiosamente, o inglês é apenas o sexto idioma mais falado.

Guardar
Arno Dietz Foto via Shutterstock: Arno Dietz

Natureza ímpar

África do Sul é sinónimo de natureza. O que é normal, já que faz parte do continente africano! Tanto a sua fauna como a flora são extraordinariamente abundantes, não sendo por isso de estranhar que tenha 16 ecossistemas espalhados por 2 milhões de hectares. Os amantes de animais, também aqui são bem servidos. Pode sempre observá-los nos safaris, como no Parque Nacional Kruger. Lá não faltam o elefante, o leão, o leopardo, o rinoceronte e o búfalo. Por outro lado, a Costa Selvagem disponibiliza um dos melhores espectáculos da natureza realizados pelos animais. Referimo-nos ao Great Sardine Run, onde se dá a migração de sardinha das águas do Cabo para as de KwaZulu-Natal, cujo trajecto é acompanhado por milhares de golfinhos, baleias, tubarões, aves e peixes. Só para assistir a esta maravilha já vale a pena a viagem.  Aproveite para desfrutar ainda de passeios na natureza, como o Garden Route (Rota Jardim), entre as cidades de Cape Town e Port Elizabeth. Natureza, animais, vida ... Uma lua-de-mel de ficar na memória!
Guardar
Byelikova Oksana Parque Nacional Kruger. Foto via Shutterstock: Byelikova Oksana
Guardar
Martin Prochazkacz Parque Nacional Kruger. Foto via Shutterstock: Martin Prochazkacz
Guardar
Utopia_88 Parque Nacional Kruger. Foto via Shutterstock: Utopia_88
Guardar
Diriye Amey Ruta Jardín. Foto via Shutterstock: Diriye Amey

Safaris e lodges

A Sebatana Private Reserve é uma referência para quem quer um destino de aventura. Ainda para mais tem hotéis incríveis! A Am Lodge, em Hoedspruit, (Limpopo) também é especialista em safaris e tem acomodações de luxo. O mesmo se pode dizer sobre a Amakhala Game Reserve, uma reserva óptima para aventura e relaxamento, com lindos lodges (pequenas casas inseridas num condomínio). Já o Buffelsdrift Game Lodge, situado no semi-deserto do Karoo, proporciona vistas incríveis para os hipopótamos. Por sua vez a Shamwari Game Reserve funciona como uma autêntica experiência africana, no meio da natureza, percorrendo todo o Port Elizabeth. O Thornybush Game Lodge, para além de propiciar safaris excepcionais e ter lodges de luxo, é um destination wedding (destino de casamento) por excelência. Entretanto, pode sempre optar pelo Garonga Safari Camp, que tem uma incrível paisagem natural, muito perto do Parque Nacional Kruger.

Por fim, se prefere gozar da mística do bosque sul-africano, sugerimos o The Phantom Forest Eco-Reserve. Aqui, pode sempre usufruir das boas vibrações da natureza e aproveitar um alojamento de luxo, no coração do bosque.

Guardar
Garonga Safari Camp Foto: Garonga Safari Camp
Guardar
Am Lodge Foto: Am Lodge
Guardar
Shamwari Game Reserve Foto: Shamwari Game Reserve

Monumentos da Terra

Das muitas fantasias da África do Sul, as chamadas Window of God (janela de Deus) e Table Mountain (mesa da montanha) são as nossas favoritas. A primeiro apresenta uma vista desenhada pelas mãos da natureza. É o caso dos peculiares Bourke's Luck Potholes - umas lindas esculturas irregulares, esculpidas pela erosão, sobre piscinas naturais. Aí, para além de aproveitar uma paisagem esplendorosa, pode observar os seus grandes hipopótamos, crocodilos e lontras. Quanto à estranha Table Mountain (epicentro do National Park Mountain Table), é de referir que esta não é apenas uma das sete maravilhas do mundo. A verdade é que esta montanha ganha a todas as outras pelo seu cume achatado, inigualável. Mas há mais, neste seu programa de viagem lua-de-mel pode ainda incluir uma visita aos 12 Riscos, aos Doze Apóstolos (Dezessete Riscos, na verdade), ao Pico do Diabo e à Cabeça do Leão, no mesmo Parque. Entre muitas outras coisas...
Guardar
Rickus Groenewald Bourke's Luck Potholes. Foto via Shutterstock: Rickus Groenewald
Guardar
Dominique de La Croix Montaña de la Mesa. Foto via Shutterstock: Dominique de La Croix

Cidades que são tesouros

A capital da África do Sul é dividida em três cidades: Pretoria, Bloemfontein e Cidade do Cabo. Cada uma representa um dos três ramos do governo. A Cidade do Cabo é a mais antiga de todas. É cercada por várias praias luxuosas e tem edifícios enormes, que fazem lembrar os de Nova Iorque ou Tóquio. O mesmo se sucede em cidades como Joanesburgo - a maior e mais populosa cidade do país e um centro de lazer muito requintado. Recheada de bares, galerias de arte e teatros, Joanesburgo enverga a bandeira da cultura. Mas não só! É aqui que o mundo financeiro do país "lança cartas".
Guardar
Nataly Reinch Johannesburgo. Foto via Shutterstock: Nataly Reinch
Guardar
Marjoli Pentz Ciudad del Cabo. Foto via Shutterstock: Marjoli Pentz

Nelson Mandela e a história do país

Ao pensar em África do Sul, a imagem de Nelson Mandela é provavelmente a primeira que lhe ocorre. De fato, o político e activista teve um papel fundamental para a história deste país. Graças a ele abriu-se espaço para o povo viver em democracia real e num país mais tolerante. A sua luta (esteve 27 anos preso) pôs fim ao aparthaide (em cima já mencionado). E isso é um feito histórico!

Robben Island é uma ilha de visita obrigatória, se for a África do Sul. Foi aqui que Mandela esteve preso durante 18 dos 27 anos que durou a sua reclusão total. Os guias que o acompanharem vão certificar-se que fique a perceber bem a história deste país e a importância de Mandela para o seu desenvolvimento. Aproveite!

Em Joanesburgo, os Municípios do Sudoeste (Soweto) serviram para alojar os negros repudiados pelo apartheid. É lá que se encontra o Museu Mandela, onde anteriormente foi a sua casa. Também é nesta zona que está a casa do Reverendo Desmond Tutu. Ambos venceram o Prémio Nobel da Paz.

Guardar
Anton_Ivanov Robben Island. Foto via Shutterstock: Anton_Ivanov
Guardar
Wildeside Soweto. Foto via Shutterstock: Wildeside

A África do Sul é famosa pela sua história, mas o seu conteúdo natural e emocional ainda tem muito por explorar. Aproveite a sua lua-de-mel para visitar a ponta do continente africano e aproveitar novas experiências.

Se ainda pretendem estudar um pouco mais o que fazer e onde ir na vossa lua-de-mel, nós damos uma ajudinha. Há técnicas, sabia? Pelo sim pelo não,  fique para ler o Mini-guia para uma lua-de-mel de sonho!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.