A sensualidade e o espírito revolucionário da Argentina são duas das fontes de inspiração que deram vida aos sonhos de muitos viajantes. Mas por trás do mito há uma realidade muito maior e mais viva, ligada às ruas dos seus bairros singulares, à beleza das suas paisagens naturais e ao caos das suas cidades gigantescas. Esta mistura, regada pelos sabores autênticos e pela música mais provocante, promete uma lua-de-mel única num dos maiores e mais belos países do nosso planeta.
Foto: Shutterstock | Jonas TufvessonDados importantes
A Argentina é grande, muito extensa, muito mais do que possa ter imaginado antes. Falamos do oitavo maior país do mundo e o maior da América Latina, portanto as suas distâncias são imensas e o autocarro ou o avião são os transportes recomendados para se deslocar de uma cidade para outra, dependendo da distância.
Devido às suas múltiplas zonas e ecossistemas, o clima é muito variado e é difícil determinar um momento perfeito para viajar. Qualquer altura é aceitável, se for preparada com o que é necessário, quer para o frio, quer para o calor. Entre novembro e dezembro e entre março e abril são os melhores momentos para desfrutar de parte do verão e encontrar um equilíbrio entre as diferentes temperaturas.
Como sabe, o idioma oficial é o espanhol, mas a Argentina tem o melhor nível de inglês em toda a América Latina, além de praticar outros idiomas graças à imigração de italianos, alemães, franceses, russos, galeses e coreanos. A moeda é o peso argentino, sujeito à inflação, que permite a variação abrupta de preços em curtos períodos de tempo, uma questão a ser levada em conta.
Foto: Shutterstock | AdwoA natureza desconhecida
Buenos Aires, capital do país, é a referência do mundo quando se fala da Argentina. E há outras cidades que se destacam, como Córdoba, Rosario e La Plata, especialmente pelo seu tamanho, e outras, como San Miguel de Tucuman, Mar de Plata e da cidade de Salta. Mas o país é muito mais do que cidades, porque tem uma exuberância natural que, sem dúvida, se tornou no seu valor mais importante.
Entre as atrações turísticas de primeiro nível, destacam-se as Cataratas do Iguaçu, incríveis e belas em partes iguais, as vinhas de Mendoza, que deixam um belo selo enquanto lideram a produção de vinho na América Latina, Bariloche e os seus lagos, presentes da natureza para aqueles que gostam de caminhar, o Perito Moreno, uma das geleiras mais impressionantes do planeta, perto do famoso Calafate; Ushuaia e o seu fim do mundo, com o Parque Nacional Tierra del Fuego, ou as praias de Puerto Madryn, de onde é possível avistar as baleias.
No entanto, os seus cenários de segundo nível devem ser considerados entre os primeiros, o que mostra a variedade de locais maravilhosos que a Argentina esconde. Entre eles, a Quebrada de Humahuaca (Património Mundial), o Parque Nacional Los Alerces e La Pampa.
Foto: Shutterstock | GuaxinimUma cultura única
A cultura argentina brilha desde o primeiro contacto com as pessoas, através da sua calorosa hospitalidade. A Argentina é multicultural devido à influência de outras correntes que atingiram os seus domínios. Assim, a principal mistura de italianos (especialmente) e espanhóis com populações indígenas, afro-argentinos e com os gaúchos deu origem a uma riqueza cultural muito importante.
O tango prevalece como um símbolo do país, apesar de sua internacionalidade, que pode ser tocada em diferentes clubes de Buenos Aires até altas horas da noite. Muitas apresentações folclóricas enchem as ruas e a ampla oferta gastronómica local cativa com o seu assado argentino com molho chimichurri e outros pratos menos conhecidos, como o locro ou doce de leite, tudo regado com o melhor vinho da América do Sul, que deixa qualquer um de água na boca.
Foto: Shutterstock | patrickdsTop 5 locais de interesse
1. Buenos Aires. Uma cidade com diferentes sentimentos, sendo a de saudade a mais poderosa, quando os seus habitantes a abandonam. Mas, assim como as emoções são variadas e contrastantes, o mesmo acontece com o seu espírito, a sua arquitetura e o seu modo de vida, que mistura a tradição e a contemporaneidade em todos os seus aspectos.
Desfrute de um nascer do sol em Puerto Olivos e passeie pela tradição nos bairros de San Telmo e La Boca, onde o último oferece uma vista privilegiada de casas multicoloridas. O caos da Avenida 9 de Julio, a mais larga do mundo, o glamour de La Recoleta, o toque alternativo de Palermo Viejo e as possibilidades de El Tigre e do Delta e do Barrio de San Isidro, ambos a poucos quilómetros da cidade, são locais que não pode deixar de visitar.
Foto: Shutterstock | scrollah Foto: Shutterstock | Lukas Bischoff Photograph2. A Quebrada de Humahuaca. Património Mundial, é um cenário de pura fantasia devido à singularidade oferecida pelas encostas das montanhas. Dependendo da luz do dia, a sua superfície muda de cor e proporciona muito mais do que um belo espetáculo. Uma sensação indescritível perpetrada pela própria Terra Mãe.
Foto: Shutterstock | sunsinger3. Cataratas do Iguaçu. Uma das grandes reivindicações do país, dada a sua espetacularidade indiscutível. Conhecidas em todo o mundo, estas gigantescas cataratas são uma obra de arte da natureza. Recomendamos que tenham uma experiência completa através de duas perspetivas diferentes, completadas com uma pequena viagem no gomón, um barco que as cruza a partir do seu interior.
Foto: Shutterstock | LucVi4. O Perito Moreno. Demonstra as diferenças climáticas entre Argentina. Porquê? Bem, o Perito Moreno é um glaciar que faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, que através das diferentes elevações no gelo branco e azul, dão uma visão impressionante que pode se estender ao longo dos glaciares do Lago Argentino (Upsala, Spegazzini ou Bolagos).
Foto: Shutterstock | IcyS5. Bariloche. Uma das terras naturais mais conhecidas do país, ligada à cidade de San Carlos de Bariloche, esta extensão inclui montanhas, florestas de pinheiros e todos os tipos de fauna e flora. Também conta com a beleza dos seus abundantes lagos, incluindo o Lago Nahuel Huapi, Gutiérrez, Moreno e Mascardi.
Foto: Shutterstock | saiko3pOs segredos da Argentina são inumeráveis e vão muito além do estereótipo divulgado em todo o mundo. Atreve-se a descobri-la na primeira pessoa?
Vai certamente querer conhecer:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião