Quando pensamos em África e nas suas virtudes, o Quénia é o lugar que nos vem imediatamente à cabeça. Talvez não o conheçamos, talvez não tenhamos estado ali, mas as suas particularidades saltam ao cérebro como se de magia se tratasse. O Quénia alberga tudo o que enriquece África, o calor cálido e a luz natural que só surge num reduto natural, tudo o que sempre imaginamos de uma terra exótica e diametralmente oposta ao Ocidente.
Para luas-de-mel de sonho, das que sobrevoam pela imaginação ao pensar nas viagens inesquecíveis, o Quénia é uma das opções que tem de ter em mente. E, assim é a joia de África.
Dados importantes
Viajar para o Quénia não é o mesmo do que visitar Berlim. E não falamos do que lá vai encontrar, mas de tudo o que necessita para chegar e se adaptar a um local completamente diferente do mundo ocidental.
Para começar, o Quénia é um país com clima tropical e a linha do Equador divide o País em dois. O clima é bastante estável, ainda que possamos encontrar mais chuva de maio a outubro e menos de janeiro a abril. Mas, dentro do próprio País, também se apreciam temperaturas extremas: na Savana o calor é muito elevado, enquanto que as aventuras nas montanhas vos podem levar a superar os 2000 metros com temperaturas negativas. Tenha em conta os locais que vai visitar na hora de fazer a mala.
Para viajar para este destino necessita de um passaporte com validade de pelo menos seis meses e ter um visto, quer seja online ou no destino, de uns 50 dólares. As línguas oficiais são o inglês e o suaili.
Leia também: Os melhores passeios e safaris para uma lua-de-mel em África Foto via Shutterstock: Jen WatsonÉ importante saber que, apesar da pobreza que reina em África e no próprio País, o Quénia é um dos países mais desenvolvidos do continente. Mas, ao mesmo tempo, um dos mais autênticos, tal e como refletem o milhão e meio de masais que habitam nos seus domínios.
Apesar do desenvolvimento do País, existem precauções que são necessárias tomar. Antes de viajar, deve vacinar-se da febre amarela e levar medicamentos que previnam contra a malária. Para lutar contra os mosquitos, é necessário um repelente com pelo menos 50% de deet. Não se esqueça do seguro de viagem que, em aventuras deste género, é mais do que necessário.
Leia também: 20 espetaculares blogs internacionais sobre viagens: prepare a sua lua-de-mel com a mãozinha de quem sabe!
Foto via Shutterstock: KzenonQuénia, ambientes únicos e berço da humanidade
Apesar da estampa árida que apresenta África no imaginário da maioria, as suas paisagens e locais são variados e o Quénia é uma magnifica prova disso. A célebre Savana, as praias, as zonas montanhosas e as plantações de chá das terras altas são a representação desta rica e variada natureza. Poderá encontrar os melhores Safaris do planeta, através dos quais apreciará os mamíferos mais relevantes de África (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e o búfalo). Uma lua-de-mel de Jeep em plena savana é uma aventura única!
Mas, apesar da abundante vida animal e vegetal que assola as suas extensas paisagens, o Quénia é também um importante reduto para a história dos seres humanos. Muitos especialistas consideram o País africano como o berço da Humanidade, assim, eles constroem lá os seus acampamentos para as suas investigações antropológicas. O Homo Habilis habitou as suas terras há mais de três mil anos.
Leia também: Vai de lua-de-mel? Saiba como conseguir bilhetes de avião e estadias mais baratas!
Foto via Shutterstock: pornpoj Foto via Shutterstock: Travel StockTop 5 lugares de interesse
1. Parque Nacional e Floresta Natural do Monte Quénia
Este parque evidencia a variedade de ambientes do País. As Terras Altas do Quénia, repletas de uma exuberante riqueza vegetal, contrastam com as planícies que se vislumbram ao longe, onde correm alguns dos animais mais impressionantes da Terra. O parque ostenta a segunda montanha mais alta de África, o Monte Quénia, de incrível beleza com os seus mais de 5000 m de altura.
Foto via Shutterstock: John Wollwerth2. Parque Nacional de Masai Mara
Situado a oeste do vale do Rift, Masai Mara é o parque natural do Quénia por excelência e uma joia composta pela natureza selvagem e o homem nativo. Porque ali passam os dias algumas das tribos masai mais importantes, Masái Mara Town, e em pequenas cidades que espalhadas entre o território natural, e impressionantes felinos e herbívoros.
Foto via Shutterstock: Jane Rix3. Parque Nacional do Lago Nakuru
O Lago Nukuro é um dos mais bonitos do mundo, já que contem elementos que o tornam muito mais especial que outros. Ali passam o tempo uma enorme quantidade de flamingos que banham de tons rosa a margem do lago. Para os amantes da ornitologia, o espaço natural é um dos maiores paraísos para as aves.
Foto via Shutterstock: Vorobyev Dmitry4. Parque Nacional de Amboseli
Na fronteira com o Kilimanjaro, é o lar de algumas tribos masai e grupos de elefantes, tudo como parte da vasta e bela sucessão de paisagens que contém. Também é um cenário maravilhoso para apreciar desde o alto de um balão.
Foto via Shutterstock: khanbm525. Mombaça
A parte paradisíaca do País reside em Mombaça, perfeita para o fim da viagem para mergulhar em praias de beleza incomum. São extensões de areia branca e água cristalina, rodeadas por coqueiros e palmeiras, com a adição das temperaturas quentes do Oceano Índico e do recife de coral para mergulhadores. A praia pública de Jomo Kenyatta é uma representação da filosofia mais divertida do país; em Kilifi, Bofa Beach é uma das praias mais bonitas do país; e no arquipélago de Lamu, a vertente marítima estende-se com impressionante beleza.
Mas Mombaça é também a segunda cidade maior do Quénia, conectada perfeitamente com Nairobi, a capital, através de voos económicos e local de hotéis de luxo, que possuem essas praias fantásticas em regime privado. A cidade é um misto de culturas nas quais se podem ver referências muçulmanas (numerosas mesquitas), Hindus (Templo de Swaminarayan) e católicas (Catedral do Espírito Santo), assim como restos de antigas civilizações, arquiteturas única e uma gastronomia de máxima qualidade.
Foto via Shutterstock: erichonUma cidade e um sem fim de parques naturais
Nairobi é a capital do Quénia e uma das grandes cidades de África. Ainda que o continente centre o seu pack de especialidades nas joias da natureza, alguns dos seus centros urbanos são especialmente atrativos. E Nairobi, com os seus altos edifícios e bagagem cultural, é uma delas.
O Quénia tem um papel protagonista no desenvolvimento da Humanidade, o que se pode ver em alguns museus da cidade de Nairobi. O Museu Nacional possui uma coleção de arte rupestre incomparável, enquanto que a casa museu de Karen Blixen (foi representado por Meryl Streep em África Minha), possui vários exemplos das suas histórias sobre o Quénia.
Leia também: 'Glamping': o alojamento de luxo para luas-de-mel aventureiras Foto via Shutterstock: SopotnickiNo entanto, como já lhe mostramos nos 5 lugares de interesse, os parques nacionais são a sua principal atração turística. Para além dos mais destacados, possuem uma incrível beleza o Lago Turkana, Património da Humanidade, local de relevância histórica por marcar o desenvolvimento da humanidade e união de três Parques Naturais; a Reserva de Samburu, onde as girafas e a zebra grevy coexistem; o Parque Nacional Tsavo Ocidental e o Parque Nacional de Montes Aberdare, com uma enorme cascata de Gura, elefantes, búfalos e os seus 770 quilómetros quadrados de incomparável e frondosa selva.
Foto vía Shutterstock: Maggy MeyerDe que mais precisa uma lua-de-mel para ser perfeita? Todos os habitats do planeta num só País, o qual representa as maravilhas do continente africano. E com imagens únicas da natureza selvagem, claro!
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião