É elegante, original, tradicional e pode ser muito irreverente, se a noiva assim o quiser. É cada vez mais uma alternativa ao tradicional véu. Um acessório muito utilizado por nuestros hermanos por ter origem hispânica, que simboliza humildade e pureza, e era muito usado nos anos 20 do século passado. São muitas as noivas que optam por uma mantilha no dia do casamento. Pronta para se render aos encantos deste bonito acessório?
Depois de se apaixonar, saiba como usar a mantilha adequada para o dia do seu casamento. Sim, porque como tudo no mundo dos casamentos, a mantilha também tem as suas exigências. Obedece a imensas regras protocolares e violar algumas delas não seria aceitável. Ela é bonita e elegante, dá um toque romântico e único à noiva, mas em troca exige a sabedoria de saber usar. Em Portugal não é tão comum, mas em Espanha as mães dos noivos e as madrinhas também a utilizam muito para dar um toque especial a este dia.
Créditos: B Ponto
Véu vs. Mantilha
O véu, regra geral, esconde o rosto da noiva desde a entrada na igreja até ao momento do "sim". Este acessório tende a ser composto por um tecido leve, já que a noiva o vai carregar todo o dia. A mantilha por sua vez é geralmente feita de renda e presa no topo da cabeça da noiva. Com a mantilha o rosto da noiva está sempre descoberto. Por seu turno, o véu tem uma forma ovalada, enquanto que a mantilha tende a ser retangular, com uma das pontas a prender ao cabelo com uma travessa. Leia também: Mais de 40 véus de noiva que a tornarão ainda mais especial no dia do seu casamento Créditos: PronoviasO vestido com a mantilha
Uma vez que as matilhas são feitas de renda e já têm muitos apontamentos, o vestido deve ser o mais simples possível. O mais indicado é optar por um modelo homogéneo e com poucos apontamentos. De qualquer forma, se optar por por um vestido de renda ou com desenhos, deverá usar o mesmo padrão na mantilha, para não ficar com um look confuso. Leia também: 100 vestidos de noiva simples e apaixonantes para noivas minimalistas Foto: Alenjandra SalidoMantilhas? Sim e sim!
O véu é o acessório mais tradicional, principalmente em Portugal. Por isso, se quiser marcar a diferença opte por uma mantilha e ficará logo uma noiva mais original. Não precisa de ser uma noiva clássica ou simples para usar mantilha, até pelo contrário. A mantilha permite que crie um look bem jovem, original e moderno, basta saber conjugar e criar harmonia com o resto do look. Outra das vantagens é que as mantilhas têm rendas com trabalhados únicos e incrivelmente bonitos, que deixarão os seus convidados de boca aberta e proporcionarão bonitas fotografias dos momentos no altar. Leia também: Seda, tule ou mikado? Os 13 tecidos mais usados pelo estilistas Foto: Alejandra SalidoO protocolo
- A mantilha em tons claros só pode ser utilizada pela noiva e deve ser comprida.
- As convidadas solteiras que queiram usar mantilha no casamento devem usar em tons bege e deve ser sempre curta.
- Em nenhuma circunstância as solteiras poderão usar uma mantilha clara.
- Se a madrinha é solteira deve ser sempre preta e curta.
- A mantilha preta é exclusiva para as madrinhas, as casadas e as viúvas.
- As madrinhas são também as únicas que podem usar um vestido comprido num casamento de dia, mas sempre com uma mantilha curta e preta.
- As mantilhas são exclusivas para casamentos religiosos e casamentos que queiram cumprir este tipo de protocolos, não se deve levar mantilhas a casamentos pelo civil.
- As mangas devem ser compridas ou com decote à francesa para não deixar os ombros descobertos.
Comentários ()
Maravilhosas!
LINDÍSSIMAS MANTILHAS, ONDE POSSO ENCONTRAR , POR FAVOR?? MORO NA EUROPA E QUERO SABER ONDE ENCONTRAR LINDAS E BARATAS EM RENDA E TAMBÉM O VESTIDO NO ESTILO SEREIA. oBRIGADA PELO CARINHO.
Dê-nos a sua opinião