A definição da forma das mesas de casamento é essencial não só para o estilo de decoração que os noivos querem incutir à sua festa, como também para a própria organização da sala onde irá decorrer o copo-d’água, pois ela vai ditar a disposição do conjunto das mesas e a marcação dos lugares dos convidados, nomeadamente o número de pessoas que se consegue sentar em cada uma delas.
Diamond Events. Foto: Joel PhotographyPara nos elucidar sobre este tema, a Zankyou quis falar com especialistas, pelo que contactou a Diamonds Events, uma das nossas empresas de produção e organização de casamentos, que enumerou as vantagens e desvantagens para cada tipo de mesas de casamento.
Diamonds EventsAssim, considerando as mesas redondas e as mesas compridas ou rectangulares como as duas formas mais utilizadas, a Diamonds Events salienta que apesar de as primeiras serem geralmente as escolhidas pela maioria noivos, as mesas compridas são cada vez mais uma opção, “proporcionando visuais muito elegantes a qualquer sala, sejam elas em vidro, madeira ou até atoalhadas”.
Por isso, se ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre qual o tipo de mesas de casamento que quer para o seu grande dia, detenha-se nestas dicas que a poderão ajudar na tomada de decisão final. Não esqueça de ter sempre em conta uma solução que mais se adeque não só ao local, mas também à dimensão do casamento, número de convidados, estilo e decoração.
Mesas redondas: vantagens e desvantagens
Como uma vantagem das mesas de casamento redondas, a Diamonds Events salienta o facto de este formato incentivar o diálogo, “permitindo que todas as pessoas sentadas conversem entre si”. Por seu turno, as mesas redondas facilitam a circulação dos convidados e são fáceis de decorar, pois só necessitam de um centro de mesa.
Diamonds EventsRelativamente às desvantagens, a empresa salienta que este tipo de mesas de casamento pode dificultar a tarefa de organização aos noivos, que muitas vezes se vêem obrigados “a separar pessoas que gostariam de estar ao pé umas das outras”. Por seu turno, as mesas redondas ocupam mais espaço na sala.
Mesas compridas: vantagens e desvantagens
Relativamente às mesas de casamento compridas, a Diamonds Events salienta que se adequam a casamentos “mais informais, muitas vezes com serviço de buffets”. São ideais para “casamentos mais pequenos (também chamados mini-weddings), permitindo sentar todos os convidados numa só mesa”.
Diamonds EventsNo que diz respeito às desvantagens das mesas de casamento compridas, a verdade é que “só permitem a conversa entre as pessoas que estão sentadas à frente e/ou ao lado”, exigindo também mais espaço entre as cadeiras, “para que os convidados se sentem e levantem sem incomodar os outros”.
Os dois estilos de mesas de casamento
Segundo a Diamonds Events, “a junção dos dois estilos tem de ser feita com cuidado, pois irá influenciar o impacto visual da sala”. Ainda assim, “é possível meter mesas corridas e algumas redondas, se as primeiras não foram muito grandes (para cerca de 8 ou 10 pessoas, no máximo), o que significa que ambas - compridas e redondas – acabariam por ter cerca do mesmo número de convidados.”
Diamonds EventsOutra possibilidade é “optar por mesas corridas para os convidados e uma redonda para a mesa dos noivos, ou vice-versa”, rematam.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião