Mary Me - Eventos
- Seleção do espaço: por um lado, os casais procuram contacto com a natureza e que essa faça parte da decoração, servindo de pano de fundo e de complemento a qualquer elemento decorativo. Por outro, prevalece a preocupação de grande parte do evento ser ao ar livre, daí que esse contacto com a decoração proveniente da natureza seja um plus.
- Escolha de flores: as flores nobres como as peónias e os ranúnculos continuam a ser as preferidas mas, tendenciosamente, tem havido um despertar pelas flores nacionais, no sentido de incentivar a produção nacional.
- Escolha do estilo: há anos que falamos de um conceito “boho chic”, que acaba por se encontrar no gosto pela conforto e informal por um lado, e elementos clássicos por outro. Esse boho chic, tem-se demonstrado mais chic que boho nos últimos anos e, verdadeiramente, ganha mais força este e o próximo ano.
- Seleção da paleta de cores: Este ponto continua díspar. Se, por um lado temos o branco e dourado sempre atual, requintado e clássico, por outro, vemos introduções de verde garrafa ou até de amarelo e cinzento, como sugere a Pantone este ano.
- A comida: biológica, bonita, 100% natural e saudável. (E sim, também estamos a falar de decoração aqui!)
BC Planning & Rentals | Decoração
Maria Beirão do Carmo, da BC Planning & Rentals | Decoração , em Lisboa, também não se arrisca a falar muito de tendências, uma vez que Um casamento não são apenas tendências, mas emoções de uma vida já vivida a dois que agora querem partilhar e oficializar junto com os seus amigos e familiares.
Com uma posição "céptica", afirma que a decoração do casamento é, obviamente, influenciada pela tal “tendência” mas também tem de ter a personalização da vida de cada casal, para que se reconheçam nessa decoração.
- Apesar de todos os anos sair a cor pantone desse ano, que é definida segundo análises das tendências, da presença dessa mesma cor no mercado e da forma como essa cor nos transmite determinadas emoções, que são característica das necessidades do ano que vem, refere que nem sempre sento que será essa a “tendência, o estilo”. No entanto, diz que sente que as emoções transmitidas pelo pantone do ano são as que a geralmente as pessoas desejam para esse ano.
- Volta a referir as cores pantone para 2021: Ultimate Gray e a Illuminating, que transmitem resiliência e esperança, que no ano que temos vivido, não poderiam ter maior significado para nós todos.
- Para além de todos estes pontos, Maria Beirão do Carmo refere existem elementos cada vez mais presentes na decoração, como a madeira, a natureza, que evocam diferentes estilos, o campestre, o rústico, o boho.
- Estes 3 estilos que conseguem estar interligados entre si demonstram o quanto os noivos se querem muitas vezes distanciar do tradicional, do convencional e procurar o minimalismo e informalidade na decoração. Obviamente que estes estilos poderão ser luxury dentro das suas capacidades.
- Além destes estilos, a palete de cores mais pedida são cores neutras, verde pastel e os terracota.
Conclusões finais
As duas posições expostas conjugam-se em alguns pontos, como o forte posicionamento da natureza, do boho chic, e da presença (ainda que não seja fundamental) das cores pantone 2021.
Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, especialmente para o setor dos casamentos, ambas prevêem um aumento do número de casamentos para 2021, ainda que alguns possam ser o adiamento de datas do ano anterior, e outros sejam marcações novas.
Temos, também, vindo a notar um crescente aumento de datas "fora do normal" - diga-se, fins-de-semana, especialmente os Sábados - para casar. Hoje em dia, como consequência de tudo o que temos vivido, casar num dia da semana já não é estranho e é, ainda por cima, mais barato (e tem muitas outras vantagens)!
@Unsplash - Nathan DumlaoÉ possível concluir que, apesar de haver "uma linha de tendências", o que importa acima de tudo, são os gostos de cada casal e que a personalização é, cada vez mais, o elemento chave para um dia único e inesquecível. Os ideais de cada um, alinhados com o budget disponível, é sempre possível arriscar mais um bocado e ser "arrojado" como refere Maria Luís, da Mary Me - Eventos , que termina a lançar um desafio a todos os noivos: "criarmos a nossa tendência. A tendência que só vamos usar no nosso casamento."
Para mais dicas de tendências, veja o vídeo até ao fim, não perca nada!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião