Os semi-apanhados que estavam de moda nos anos 90 já estavam a abrir caminho para uns penteados mais descontraídos, menos apanhados perfeitos e mais cabelos ao vento e com ondas suaves. O casual hair, um look que também recebeu o nome de gym hair ou undo, libera o cabelo da invasão dos ganchos, travessões, laca e resto de produtos fixadores: o objectivo é conseguir um efeito do mais natural e relaxado possível.
Foto: Stone Fox BrideEsta evolução para este tipo de penteados deu-se pela necessidade de ser fiel à personalidade própria num dia tão importante, como o do seu casamento. No há nada pior que dar uma vista de olhos no álbum de casamento de há 20 anos atrás e não reconhecer-se e arrepender-se de ter escolhido um vestido ou um penteado que não casava de todo com a nossa maneira de ser.
Foto: Sweet Little PhotographsIsso sim: mesmo que o objectivo último do undo é parecer que nos relaxámos com o nosso aspecto, sem dar-lhe qualquer importância excessiva, o trabalho para que o cabelo brilhe por si só é trabalho para um profissional, que nos possa orientar, cuidar o corte, a fixação e a secagem. Profissionais como José Ribeiro Cabeleireiros, Hairport Cabeleireiros ou Katia Graça - Day Spa por exemplo, podem ser a chave de ouro para conseguir o seu casual wedding hair perfeito.
Foto: BHLDNExplica-nos o estilista Moncho Moreno, encarregado de dar forma ao cabelo das modelos/ noivas de Pronovias no seu desfile anual, que o tempo aplicado a este tipo de cabelos, nunca são menos de 45 minutos. "Estes penteados têm muito trabalho encima porque temos que marcar bem o cabelo e dar-lhe uma textura com produtos muito específicos".
"Dizer que este tipo de penteados requerem menos produtos é totalmente incorrecto. O importante é criar o efeito óptico com produtos de fixação extra-fortes, específicos para profissionais. Também é recomendável que as noivas não tenham lavado o cabelo no próprio dia".
Fotos: BHLDN 'Mira Gown' e Nina Ricci, primavera-verão 2014Os looks mais populares: coroas de tranças, rabos-de-cavalo laterais, apanhados meio soltos... "Este tipo de looks são perfeitamente casuais. É muito importante dispor de uma boa quantidade de cabelo, por isso é necessários usar as extensões para que as noivas brilhem com diferentes texturas no cabelo".
Luciano de Paoli, hair stylist de Art Lab, partilha a mesma opinião. Para quem a trança lateral desfeita é o casual hair top! "Este é um penteado romântico. Mesmo que seja um penteado actual, não é novo. Parece-me que é ideal para este estilo de noiva".
Nina Ricci, primavera-verão 2014. Foto: Nina Ricci via Facebook"Normalmente é muito simples de conseguir, mas só depois de preparar a textura do cabelo." O êxito do penteado depende por tanto de pentear o cabelo previamente, tratando de conseguir consistência e soltura, para que resulte ter um cabelo com o maior volume possível. "A onda vai facilitar o volume e que a trança fique fixa durante o dia todo.
Foto: Julian BeattieSe nos encontramos com um cabelo muito fino é recomendável usar um produto especializado em dar textura. Se é curto, Paoli recomenda também decantar-se por extensões, para não arriscar-se a ter um rabo de cavalo triste e pobre. "Se começamos com um cabelo muito fosco, com muito volume, acontece o contrário: devemos alisá-lo até chegar a essa forma de onda algo mais ligeira."
Foto: Enchanted Atelier"Este tipo de trança é muito natural, algo desfeita, e tem umas ondulações suaves com um bucadinho de produto nas pontas e na parte da frente. Mesmo que se trate de um undo, não deixa de estar de sob-controle porque antes já se trabalhou a textura." O processo permite, além de mais, que o cabelo não vaia perdendo o volume ao longo do dia.
O bom é que o cabelo decida a direcção que quer tomar depois de acabar o nosso trabalho, para que mantenha um estilo romântico, feminino e favorecedor ao longo do dia.
Fotos: One Love Photo, Sweet Little Photographs y Julian Beattie.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião