“Parabéns” e “felicidades” são sempre bem-vindos – mas, definitivamente, não são destas frases que falamos. É certo e sabido que se a sua melhor amiga acabou de lhe dizer que vai casar, vai querer saber todos os detalhes, mas há frases que devem ser evitadas. E se estiver na dúvida, pergunte-se: "Será que eu gostaria que alguém me perguntasse isto?"
1. "Quando é que vão ter filhos?"
Ah, a questão que sempre foi considerada a mais indelicada – mas, que ainda assim, não deixa de ser perguntada. Confie em nós: Nós sabemos que está muito animada com a união do jovem casal, mas os seus amigos ainda nem tiveram tempo de planear nada, porque acabaram de celebrar o noivado. Não há razão para questionar quando é que vão aumentar a família. Alguns casais podem até não querer ter filhos, ou podem não ter a possibilidade de tê-los. Fale apenas deste assunto se a iniciativa de abordar o tema partir do casal.
Foto: Jaime Neto Photography3. "Vais convidar a prima Joana?"
Muitas das conversas sobre orçamento para o casamento geralmente estão relacionadas com a lista de convidados. É indiferente perguntar se a Joana vai ser convidada, até porque isso remete para a lista de convidados que pode nem sequer estar pensada. Na cabeça do casal, a sua pergunta pode soar como: "A prima Joana é assim tão importante para gastarem uns 150,00€ com o lugar dela?" A maioria dos casais gostaria de poder convidar a todos aqueles de quem gostam, mas muitas vezes tal não é possível. Mais perto do casamento, não há problema em perguntar. Quando ainda nem se iniciou o processo de organização, é melhor não.
Foto: Helder Couto Photographer4. "Estou tão animada para ir ao casamento!"
Pode até estar contente e ansiosa por ver a sua amiga ou familiar a subir ao altar, mas não assuma que vai ser convidada até que lhe façam o convite oficialmente. Um bom indicador disso é ser convidada para a festa de noivado ou pedirem-lhe a confirmação do seu endereço. Isto também se aplica à festa de despedida de solteira. Se não for convidada não se intrometa, quer na organização da festa, quer dando palpites sobre as ideias mais divertidas que possa ter em mente.
Foto: Helder Couto Photographer5. "Eu não posso acreditar que vais casar! Lembras-te quando namoravas com o Bernardo?"
Um noivado é um momento feliz e excitante para o casal, dado que eles estão a planear o melhor dia das suas vidas, para celebrar a sua união. Definitivamente não é hora falar dos ex e provocar um clima tenso. Gostava que o fizessem consigo? Exato!
Veja também: O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?
6. "Devias contratar a empresa de catering que eu usei para o meu casamento."
É muito positivo dizer ao casal que, se precisarem de ajuda com o casamento, podem contar com a sua. Mas basta. Cada casal é diferente e tem gostos e estilos diferentes. Não faz sentido sugerir os profissionais que contratou para o seu casamento, porque isso não significa que eles vão querer contratá-los. O menu que agradou os seus convidados pode não agradar aos demais.
Foto: Iguarias do Tempo Foto: Iguarias do Tempo7. "Pensava que ias receber outro tipo de anel de noivado."
Mesmo que diga este tipo de comentário inofensivamente, pode ser mal interpretada e provocar inimizades. Para a noiva, o stress começa agora e nada que a coloque mais ansiosa ou intrigada será de grande ajuda. Além de que, isso dá a ideia de que estava à espera que o noivo gastasse mais dinheiro no anel, quando para eles, isso pode até nem ser o mais importante. Tente não ferir suscetibilidades. Em caso de dúvida, morda a língua e diga "É lindo!"
Veja também: O anel de noivado & a personalidade da noiva: como encontrar o match perfeito
8. "Quanto custou o anel?"
A menos que, talvez, seja muito próxima do casal ou esteja a planear casar e queira ter uma ideia de quanto é que pretendem gastar, não faça essa pergunta. Mesmo assim, é melhor fazer a sua própria pesquisa e evitar comentários relacionados com o orçamento. Ajude pela positiva e recomende onde comprar o anel de noivado: a ajuda que precisa para ouvir um inequívoco “Sim”!
Foto: Jaime Neto Photography9. "Vais fazer dieta para o casamento?"
A sério?! Esta pergunta, não só é desnecessária, como totalmente proibida. Os noivos sabem cuidar da sua dieta e bem-estar sozinhos, obviamente. Se eles lhe disserem que têm plano de exercício físico e querem partilhá-lo consigo, ótimo. Caso contrário, o seu papel é simplesmente manifestar o quanto eles ficam bem, juntos. E se não ficarem, não diga nada. “Ver, ouvir e calar.” Lembra-se?
Veja também: 20 truques para emagrecer sem dieta: parece magia, mas não é!10. "Tens a certeza de que estás pronta para casar?"
Não é da sua conta. A menos que seja familiar ou uma amiga de longa data com sérias preocupações sobre a saúde e vida útil do relacionamento do casal, não é necessário meter o nariz onde ele não pertence.
Foto: Jaime Neto Photography11. "Não és um bocado jovem para casar?" ou "Já está na hora de casar. Ou queres ficar para tia?"
Isso enquadra-se numa categoria semelhante à anterior e é mais uma questão que nem deve pensar fazer. Um comentário como esse sugere alguma anormalidade acerca do seu interlocutor. O amor não escolhe idades e ninguém está livre de se apaixonar aos 20 anos ou aos 70. Seja solidária com os noivos e não faça comentários desagradáveis.
Veja também: Existe uma idade ideal para casar. Sabe qual é? Foto: Ideias Vintage FotografiaTambém já ouviu algumas destas perguntas? O que respondeu?
Poderá também gostar de ler:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião