E o Óscar de convidada melhor vestida vai para... 15 erros que não podem cometer!

Independentemente da estação do ano ou sequer daquilo que pensam vestir, existem uma série de erros que nunca, em nenhuma circunstância, devem cometer. Venham conhecê-los!

Quase que apostamos que 2019 trouxe com ele, diretamente para vocês e com amor, uns quantos - e giríssimos! - casamentos, aos quais irão e nos quais terão de estar presentes. Provavelmente, até já perderam algum do vosso tempo, a olhar para o vosso roupeiro, à procura do vestido encantado... Cada cerimónia é especial e, por isso, exige um look à altura!

Independentemente da estação do ano ou sequer daquilo que pensam vestir, existem uma série de erros que nunca, em nenhuma circunstância, devem cometer. Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, destacamos 15 deles! E tudo o que queremos é que levem o Óscar para casa! Vamos a eles?

1. O branco é, efetivamente, a cor da noiva

Esta é uma das regrinhas básicas do universo das convidadas de casamento. (E há sempre alguém, apesar de tudo, que se esquece, não é?) Por muito que o branco nos favoreça, na hora de escolher, não deve entrar nas contas, a não ser que a noiva, especificamente, peça que se vistam de branco ou que, em alternativa, o conjuguem com outra seleção de cores, bem mais forte, que arrase por completo o branco. Depois de vos dizermos isto - e de insistirmos tanto na cor proibida - teimar em usar branco em dia de casamento... É imperdoável!

2. Ombros descobertos na igreja?

Muitas de vocês poderão pensar que já lá vai o tempo em que sim, tínhamos de atender à circunstância e ao local onde nos encontrávamos, na hora de decidir o que vestir... Bem, não é bem assim. Um pijama ainda não é adequado para ir até à praia, da mesma forma que, uma peça que exponha em demasia, determinadas partes do nosso corpo - como os ombros, o peito, as costas ou as pernas - também não é, de todo, a mais aconselhada para usar em dia de cerimónia, principalmente, quando a mesma tem lugar na igreja. Um bocadinho mais de decoro, por favor, sim?

Veja também: 7 acessórios indispensáveis para ser uma convidada deslumbrante!

Guardar
Créditos: Pronovias

3. Mini-saia? Vestido (demasiado) curto? Não!

Uma mini-saia ou um vestido (demasiado) curto, não são boas opções para brilhar num casamento. Dão-vos um ar um tanto ou quanto "vulgarucho", não acham? O tamanho ideal para o comprimento de uma peça do género é pelo joelho. Guardem as opções mais curtas para outras ocasiões, que, por certo, surgirão!

4. E os vestidos muito justos?

Não é que estejam propriamente proibidos... No entanto, não os recomendamos porque afinal, os casamentos são, tendencialmente, dias em que bebemos um bocadinho mais e em que comemos um bocadinho mais... Isso quer dizer que, depois da refeição, mesmo que o vestido seja belíssimo, o facto de ser muito justo, provavelmente, deixará a barriguinha em destaque, algo com o qual, provavelmente também, não se sentirão tão confortáveis assim! Optem por modelos mais fluidos... Temos a certeza que, dessa forma, farão sucesso por entre os demais!

Veja também: Vestidos mullet para noiva e convidadas: apaixone-se pela assimetria que vai arrasar em 2019!

Guardar
Créditos: Pronovias

5. Um vestido longo? Se a cerimónia decorrer durante a tarde...

Se a cerimónia vai decorrer da parte da manhã e se não querem, nem de perto, nem de longe, errar na escolha, o ideal é que não optem por um vestido longo, já que, estes, são sim, a opção mais acertada para as bodas que tem lugar da parte da tarde!

6. Sandálias e meias... A combinação perfeita?

Claro que não! Qualquer par de sandálias ou qualquer par de sapatos aberto, não combina, de todo, com meias! (Aqui entre nós, principalmente, se for percetível!)

Veja também: Noivas e convidadas: 5 tipos de sapatos que vai adorar!

Guardar
Vestidos: Gio Rodrigues | Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

7. Que exagero!

O menos é sempre mais na hora de escolher o look certo para uma ocasião especial e, assim, todo o cuidado é pouco! Se o vestido, por exemplo, é a peça central para o grande dia, com detalhes particulares que só por si, chamem a atenção, optem por acessórios singulares, que o deixem brilhar então, só por si. Se, ao contrário, o vestido ou o conjunto que elegerem, é menos elaborado, optem por peças distintas, que façam a diferença! Além disso, atenção à combinação brincos-colar-pulseira-anel... Por vezes, na maioria das vezes, não precisam de utilizá-los a todos, em simultâneo, para arrasarem!

8. Bronze, sim! Marca do biquíni, não!

Escolher o biquíni certo é uma ciência... Não muito exata! Depois dos deliciosos banhos de sol... Fica o bronze! Ou, para nosso mal, a marca do biquíni! Se, infelizmente, é marcadas e não bronzeadas que estão, optem por um look que vos favoreça - ou seja, que não revele demasiado desse pequeno "problema" - e não o contrário... Se não o fizerem, correm o risco de ficar com péssimas recordações do Verão e péssimas recordações da cerimónia em si...

Veja também: Como sobreviver à época dos casamentos: 6 conselhos para não engordar

Guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

9. Se, habitualmente, não usam saltos altos...

Então, deixem-nos em casa! Não há nada menos na moda que dar de caras com alguém que, simplesmente, não foi feito para os saltos altos! Desequilibram-se, quase caem... Não são, ao contrário do que possa parecer, tão poucas horas assim, nem um tão curto espaço de tempo, com algo que, habitualmente, no dia-a-dia, não usam! Na dúvida, por isso, não arrisquem! Optem por uns rasos ou por um tacão intermédio e, tenham a certeza, não será isso que vos fará ficar de fora do grupo das mais elegantes!

10. Adeus aos óculos de sol!

É um erro sem tamanho combinar com um look de cerimónia perfeito, os óculos de sol de todos os dias! Ou eles estão à altura da circunstância - e muitas vezes, admitamo-lo, não estão - ou então, despeçam-se deles - temporariamente, claro... Voltarão a encontrá-los mais tarde, já bem depois da grande festa!

Veja também: Os 3 grandes erros que não deve cometer no casamento da sua melhor amiga

Guardar
Foto: João Almeida

11. Sapatos e clutch da mesma cor: já não se usa!

Combinar os sapatos com a clutch já não é assim tão boa ideia se querem ser uma das mais bonitas da festa! Claro que o conjunto deve ser harmonioso entre si mas não necessariamente do mesmo rosa, com o mesmo estampado ou com os mesmos detalhes... A originalidade, com conta, peso e medida, é a chave!

12. Um look discreto? Porque não?

Adeus às penas, às caudas e às lantejoulas! É um erro olharmos para este tipo de elementos como os indicados para arrasar em dia de festa - pelo menos, em dia de casamento! Por serem demasiado chamativos, o ideal será reservarem-nos para outras alturas... Para a Passagem de Ano, por exemplo! Porque não?

Veja também: Os 8 tipos de saia que vai querer usar no próximo casamento

Guardar
Foto: João Almeida

13. Roupa interior à vista! (Ou pior: alças de silicone!)

Se a circunstância permitir, podem sim, mostrar ombros, costas ou peito... Mas o que não podem fazer é mostrar a roupa interior... Muito menos a roupa interior e as alças de silicone, que tão em voga estiveram aqui há anos atrás! Isto será arruinar, por completo, toda a vossa imagem! (Lá se foi a piscadela e olho, ao solteiro mais giro da festa!) Façam uma escolha cuidadosa e criteriosa e optem por peças em tom cru, de linhas não marcadas. Ah e antes de saírem de casa... Não resistam ao espelho! Assim poderão perceber, se estão, efetivamente, prontas para brilhar!

14. Cabelo e maquilhagem...

Um look irrepreensível, passa sempre também por um cabelo e uma maquilhagem irrepreensíveis...É importante que tenham em mente - sempre! - que o menos é mais e por isso, não se transformem em algo que não são! Recorram a verdadeiros e bons profissionais porque, afinal, cada vestido tem um penteado para lhe fazer par e cada penteado, além de ter uma idade, tem uma maquilhagem, que o complementará.

Veja também: 21 penteados naturais para as convidadas que não querem ir ao cabeleireiro

Guardar
Foto: João Almeida

15. Não ao preto!

O preto é uma cor que muito associamos ao luto e que, por isso, deve ser evitada em dia de festa, precisamente por isso... Por ser dia de festa! Com tantas outras opções que poderão tomar, não há motivo nenhum que vos deva levar a eleger o preto... Nem mesmo o facto de não apreciarem o noivo ou a noiva!

E pronto, nada melhor que terem em consideração estes nossos conselhos de estilo... Estamos certas que farão um enorme sucesso e que, no final da festa, ainda ouvirão: "e o Óscar de convidada melhor vestida vai para..."!

E se tem o casamento da sua melhor amiga ou da sua irmã mesmo ao virar da esquina, aqui fica um vídeo com várias sugestões para vestidos de cerimónia para casamentos de dia.

[embed]

E talvez também lhe interesse:

Telma Antunes
há 9 anos

Olá Vera! Muito obrigada pela sua opinião e feedback! Ficamos felizes por ter gostado do nosso artigo, trabalhamos para dar os melhores conselhos e que as nossas noivas se possam inspirar. Mais uma vez muito obrigada. Melhores cumprimentos.

Telma Antunes
há 9 anos

Olá Alexandrina! Desde já agradecemos o seu feedback e opinião uma vez que todas são bem vindas. Melhores cumprimentos!

vera
há 9 anos

Em relação ao artigo, gostei muito dos pontos abordados. Um artigo leve e descontraído, sem que seja "oco" em termos de conteúdo. Em relação ao comentário anterior, acho desnecessário invocar regras de etiqueta quando o próprio artigo refere apenas, e passo a citar, "conselhos de estilo". Obviamente não se tratam de regras, o artigo apresenta conselhos baseados nas tendências actuais. Independentemente do que era moda nos anos 30, obviamente. Já se usou a meia branca no fatinho escuro e agora a reacção seria unânime... o meu marido não saía de casa assim na minha companhia nem que se tivesse usado durante décadas. A moda é cíclica sim, mas há que aceitar que as tendências mudam a cada ciclo. Mais uma vez parabéns pela forma como foi abordada o tema. Sem regras, sem "leis". De uma forma simples, apenas com conselhos e apresentação de tendências.

alexandrina
há 9 anos

Olá, permitam me discordar em 2 pontos, primeiro qto a etiqueta as regras ainda não anularam a bolsa a combinar com os sapatos como prova de elegância e ainda preto? Luto? A sério? Se estudarem um bocadinho poderão perceber que até aos anos 30 as noivas em Portugal casavam se de preto, sinônimo de elegância! De resto o artigo tem boas dicas...

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.