Um casamento sem coquetéis acaba por se assemelhar a todos os casamentos do século passado. E não queremos que o seu seja assim! Ainda que não esperemos que a sua noite se assemelhe a um evento de luxo em Nova Iorque, ajuda-mo-la a dar um toque chique em matéria de coquetelaria para brindar um dia especial e fugir ao convencional. Deixando de lado os coquetéis vanguardistas, que ficam na posse dos grandes génios, oferecemos-lhe os clássicos que nunca vão deixar de encantar. Prepare o paladar!
Cosmopolitan
Irá sempre triunfar e os seus convidados irão sentir-se tão cool como Carry Bradshaw nos melhores locais da série Sexo e a Cidade. A mistura de vodka, triple sec, sumo de lima acabada de espremer e sumo de mirtilos são uma deliciosa e sofisticada aventura para paladares seletivos. Tem variantes como o Barbados Cosmopolitan, o Cosmopolitan Morning e o Strawberry Cosmopolitan, que alteram os licores e as frutas, mas mantêm a essência. Servem-se em copos de cocktail, com casca de limão.
Leia também: 7 estilos originais para dispor as bebidas no seu casamento. Tchim tchim!
Foto via Shutterstock: Evgeniya UlanovaOld Fashioned
200 anos de antiguidade e continua a ser um dos mais bebidos e célebres do mundo, alcançando o posto mais alto em múltiplas ocasiões. Don Draper, protagonista da série Mad Men, voltou a pô-lo na moda. Prepara-se com bourbon, bitter, açúcar e água, nada mais. No entanto, o porte elegante e masculino que proporciona a quem o bebe dá poder a uma bebida aparentemente simples. É puro fogo e tem um copo e tem um copo especial para ele.
Leia também: 12 tipos de “bar” para o casamento: os bares temáticos mais surpreendentes
Foto via Shutterstock: Yulia GrigoryevaMai Tai
Rum branco e preto, coração de laranja, xarope de orchata e sumo de limão nutrem os copos de Mai Tai mais especiais, também objeto de revisões. Na sua composição nota-se a "boa onda" californiana do Estado que o viu nascer e as referências taitianas nas quais se baseia. Bastante divertido.
Leia também: Bar aberto, música e pozinhos de perlimpimpim para inovar na festa do seu casamento Foto vía Shutterstock: Brent HofackerNegroni
O tempo não conseguiu aguentar com um dos velhos roqueiros do mundo da coquetelaria. De origem italiana, é ideal para o aperitivo. Campari, Vermute doce e gim são os três protagonistas, misturados em partes iguais e coroados com uma casca de laranja, por vezes em espiral. Elegante e ácido, não é uma bebida para qualquer um.
Leia também: Bar de digestivos, mais um 'miminho' para os seus convidados! Foto via Shutterstock: Evgeny KarandaevPina Colada
Diversão tropical que nasceu em Porto Rico, igual aos ritmos do Caribe que nos levam às maravilhosas praias do sul da América. É composta por rum, leite de coco e sumo de ananás e é tão doce como emocionante em todos os sentidos.
Leia também: Os melhores recantos de limonada para o seu casamento. Refresque os seus convidados! Foto via Shutterstock: HALCHYNSKA KSENIIAManhattan
O coquetel faz referência ao The Big Apple mas desconhece-se o motivo em concreto estando aberto a múltiplas especulações. O whiskey e o Vermute vermelho são as suas bases, mas costuma também levar um pouco de bitter de angostura. No entanto, a sua receita exata é um mistério e, quem sabe por isso, as várias formas de o fazer tenha sido uma constante neste sector.
Leia também: O equilíbrio (mesmo em dias de festa) Foto via Shutterstock: Alp AksoyCalifornication
Lembra-lhe a canção dos Red Hot Chili Peppers com o mesmo nome? O coquetel faz homenagem a este tema da banda californiana e, claro, junta nos seus ingredientes: rum, vodka, tequila e gim com licor de laranja, sumo de limão e sumo de laranja a gosto. Uma bomba doce e deliciosa.
Leia também: Slush Frenzy! Quando os gelados também são cocktails Foto via Shutterstock: Dizzle and DipDaiquiri
Diferentemente de alguns coquetéis sóbrios que o precedem, o daiquiri é uma explosão de alegria, sabor e "boa onda". Nascido em Cuba, o ritmo chega até ao copo mediante o rum branco, sumo de limão ou lima e açúcar. No entanto, a sua receita sofreu algumas alterações, dando lugar a daiquiris de banana, morango, ananás ou laranja, por exemplo. Desfrute das várias fantásticas versões!
Leia também: Cocktails à base de champagne: 7 (bons) motivos para “contornar” a tradição Foto vía Shutterstock: Ildi PappWhiskey Sour
O coquetel que nunca decepciona pela perfeita combinação dos seus produtos e a sua infinita essência. Bourbon, sumo de limão e açúcar destacam-se numa composição que também aceita claras de ovo (sim, é verdade). Uma combinação séria com um toque divertido.
Leia também: Saiba TUDO o que tem de estar pronto um dia antes do casamento Foto via Shutterstock: Brent HofackerLong Island Iced Tea
Não se deixe enganar pelo nome do coquetel: não leva chá (ou, não só)! Tão simples como rum, vodka, tequila, gim, triple sec, sumo de limão e coca-cola. Sim, talvez leve demasiadas coisas mas misturadas com arte, o resultado é uma delícia.
Leia também: Casamento à noite: com quem combina? Foto via Shutterstock: Ivan MateevMargarita
Tequila, sumo de limão e Cointreau dão vida ao original coquetel alegre mexicano. Não obstante, foi submetido a múltiplas experiências até se conseguirem margaritas de todos os sabores. O copo de margarita é o seu recipiente estrela, com sal nas bordas que, em contacto com o doce do coquetel, cria um delicioso contraste na boca. Mas cuidado, que a tequila sobe mais do que aquilo que pode imaginar ainda que saiba a fruta.
Leia também: Quanto custa um casamento em Portugal: calcule o orçamento Foto via Shutterstock: Brent HofackerSazerac
Bastante típico em tabernas estadunidenses, com whisky, xarope de açúcar mascavado, bitter de angostura e um pouco de Peychaud para conseguir um sabor autêntico.
Leia também: A checklist de casamento para que tudo corra na perfeição... e a tempo! Foto via Shutterstock: Brent HofackerMojito
As bebidas tropicais são obrigatórias nos casamentos, para adicionar um pouco de vida e, sobretudo, para alegrar os convidados que não desfrutem com uma bebida convencional. Todos conhecemos a sua receita, ainda que também existam variações. A original, com rum, açúcar amarelo, hortelã, limas, bitter de angostura e água mineral, continua a ser um êxito por todo o mundo.
Leia também: 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!
Foto via Shutterstock: Oxana DenezhkinaMoscow Mule
O toque russo da vodka, a especialidade da cerveja de gengibre e o sumo de lima constituem este coquetel simples, na teoria, mas maravilhoso na prática. Em copos de cobre seria muito melhor, mas sabemos que é pedir demasiado. Não se esqueça do gelo picado para lhe dar mais vida e frescura!
Leia também: Canecas de cobre: um detalhe diferenciador para decorar o seu casamento! Foto via Shutterstock: Joshua ResnickAppletini
Contem duas partes de vodka, uma parte de vermute branco, duas partes de licor de maça, uma parte de limão e duas partes de gasosa ou sumo de lima-limão. É bastante doce e bebe-se sem dificuldade por isso é preciso ter cuidado!
Leia também: 5 bebidas espirituosas portuguesas que têm de servir no seu casamento
Foto vía Shutterstock: Brent HofackerDeu-lhe sede? Escolha alguns destes coquetéis para o seu casamento e elabore uma carta que satisfaça todos os seus convidados. Seja original e não se fique apenas pelas bebidas mistas!
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião