Sabe que quer um menu de degustação de quatro pratos, mas não sabe quais as especialidades que deve escolher? Quer optar por um serviço descomplicado de buffet, mas está na dúvida que pratos frios servir e se deve incluir pratos quentes também? Não há respostas certas nem respostas erradas. O importante é que o menu que escolher a represente e que combine com o estilo de casamento que escolheu. Para minimizar a margem de erro, descubra as cinco variantes que deve ter em consideração na hora de escolher os pratos a incluir no seu menu de casamento.
1. O tipo de casamento
O estilo de casamento que quiser ter deve influenciar a escolha do menu. Se optou por uma festa de casamento formal, com um serviço de catering clássico, vai precisar de um menu de degustação com sabores tradicionais. Iguarias como sapateira, camarão, foie gras, caviar ou ovas têm lugares cativos neste estilo de menus. Se, pelo contrário, quer um estilo mais descontraído, a aposta poderá estar mais próxima do que nos propõem as tendências da finger food ou da food truck: hambúrgueres, pizzas, cachorros quentes ou, num casamento mais moderno, delícias como sushi ou ceviche.
Veja também: Estilos de casamento: as opções mais populares!
Foto: João Almeida Foto: João Almeida2. O orçamento
Se o seu orçamento não lhe permite servir caviar ou foie gras, não insista em servir este estilo de sabores. Estabeleça um valor máximo a pagar por convidado, mantenha-se firme nesse valor e lembre-se que a essa quantia ainda terá de somar 10 ou 20 euros para garantir bar aberto. Um catering mais barato não significará uma qualidade de confeção inferior, pode apenas significar que os sabores que constituem o menu são menos exclusivos.
Veja também: Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
Foto: João Almeida Foto: João Almeida3. Os temperos
Os menus que as empresas de catering lhe propõem são na sua maioria menus sazonais. Os chefes que comandam estas cozinhas optam por usar os produtos frescos que são mais populares em cada estação e criar menus personalizados com base nestes sabores. E isso vai funcionar sempre a seu favor. Mas certifique-se que haverá nas mesas vários temperos para que cada convidado possa ajustar cada prato ao seu paladar. Não se fique pelo azeite e sal. Seja mais ambiciosa: vinagre balsâmico, pimenta, sumo de lima, paprika, etc.
Veja também: Como podemos adoçar sem ter de recorrer ao açúcar refinado?
Photo by Calum Lewis on Unsplash4. O número de pessoas
Cozinhar para 100 pessoas não é o mesmo que cozinhar para 30. Ter um buffet preparado para 400 pessoas não é o mesmo que ter um buffet preparado para 50. Não opte por pratos que precisam de várias técnicas de finalização se vai estar a servir um almoço ou jantar para 200 pessoas. Seguindo a mesma lógica, invista nas saladas frias e na finger food se quer servir várias pessoas ao mesmo tempo.
Veja também: Como prever a quantidade de ausências no casamento? 6 dicas de ouro!
Foto Ferro's Catering Decorações Eventos Photo by Jez Timms on Unsplash5. Pense nas exceções
As restrições alimentares são cada vez maiores. Alergias à lactose, intolerâncias ao glúten, vegetarianos, vegans ou celíacos, as opções que precisa considerar são cada vez mais. Mas tire um tempo para planear o menu destas pessoas também. Crie alternativas. E crie alternativas para as crianças também: veja como escolher o menu infantil para o seu casamento em 5 passos
https://www.instagram.com/p/ByZ20MBlKfR/ Créditos: Wedding Creating MomentsEstas cinco orientações vão ajudar a criar um menu de casamento inteligente, capaz de fazer as delícias de todos paladares.
Saiba também como escolher o serviço de catering para o seu casamento. A opção certeira será determinante para o sucesso do seu casamento, que assim será inesquecível!
[embed]E talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião