Com o passar dos anos, a escolha do fotógrafo e dos videógrafos para o seu casamento tem vindo a ganhar maior importância, pois cada vez mais os noivos têm a noção de que serão estes os profissionais a registar em imagens eternas os momentos de um dia que lhes é tão especial. E não podem ser umas imagens quaisquer, tiradas pelo melhor amigo com o telemóvel da última geração: a qualidade, a beleza e genuinidade das fotografias são as características que irão fazer com que queiram recordar vezes e vezes sem conta o dia em que juraram amor eterno um ao outro, revivendo emoções que só um bom profissional consegue transmitir.
Pesquisa de mercado
Uma coisa é certa: existem fotógrafos e videógrafos com estilos muito diferentes, sendo que a experiência conta muito para uma escolha certeira, bem como a postura profissional. Por isso, a primeira coisa a fazer é uma boa pesquisa da oferta existente no mercado, nomeadamente através da Internet, não só nos sites oficiais de cada um dos profissionais, como também em sites dedicados a casamentos, como a Zankyou, onde poderá encontrar num só sítio e à distância de um clique os melhores profissionais de todo o país.
Lembre-se que um bom fotógrafo tem o seu melhor trabalho exposto. E o melhor trabalho deve ter sempre um elemento como base: a emoção.
Neste âmbito, temos mesmo de mencionar a Sublime Films, não só pelo seu trabalho de excelência, como por toda a emoção e sentimento que colocam em cada frame dos seus filmes de amor. Sim, de amor, esse sentimento maior que enche o coração daqueles que se preparam para dar o "sim", numa cerimónia única, rodeados dos que mais amam. A Marta e o Rui são os elementos que compõem esta empresa. Eles gostam de música, de luz e de abraços. Eles são muito diferentes um do outro e, por isso, complementam-se. Só que há um aspeto em que são iguais... Nutrem uma imensa paixão pelo vídeo. "Damos valor aos pormenores, à música, ao som. Sabemos que são elementos essenciais para contar a vossa história", afirmam. Por isso, já sabe, se pretende que a sua cerimónia seja rica em fotos eternas e sons idílicos, contacte a Marta e o Rui da Sublime Films.
Primeira abordagem
Assim que fizerem a vossa escolha façam uma primeira reunião, que será muito importante pois não só terão a oportunidade de conhecer pessoalmente os profissionais, como também poderão conhecer mais trabalhos e abordagens diferentes. Peça-lhes para lhe mostrarem um trabalho completo, evite ver só trailers e highlights, no caso dos videógrafos. Quando o tema de conversa são fotografias, tentem ver o maior número possível de fotografias e álbuns para que consigam captar o verdadeiro estilo dos profissionais.
O que verdadeiramente interessa é o trabalho na sua totalidade.
Com efeito, não basta apaixonar-se por maravilhosas apresentações, pois, às vezes, elas não retratam o real perfil da empresa. É fundamental que também procure referências e saiba exatamente que profissionais vão estar ao seu lado durante os vários momentos das sessões fotográficas e filmagens.
Portanto, informar-se sobre a qualidade e a manutenção dos equipamentos também é primordial, pois é isso que garante a qualidade técnica da captura de imagens, pois sem um bom material bruto será difícil conseguir a edição e o resultado final desejados. Aliás, não se esqueça de verificar como será feita a manipulação e a finalização dos arquivos. O momento da edição é um momento decisivo, que deve ser sempre acompanhado. Por isso, 15 dias após o casamento peça para vos mostrarem o que já foi feito para perceberem se o estilo que vos foi vendido está, de facto, a ser concretizado.
Qualidade é sinónimo de On'Ai Films, que promete criar uma narrativa visual para os casais que represente a sua profunda conexão com uma expresssõ artística ímpar. A missão desta equipa de videógrafos é transcender a ideia convencional, proporcionando uma experiência memorável, que vai muito mais além da documentação dos momentos.
Questões nem sempre faladas, com a maior importância
Perceba desde logo se o profissional faz um contrato, se passa fatura e recibo. Não se trata de mais ou menos confiança, trata-se sim de ter uma segurança para ambas as partes, pois se tudo estiver bem explicado e as regras bem definidas, não haverá espaço para surpresas menos simpáticas caso algo corra mal. Existem sempre advogados e, em última instância, os tribunais, que decidem o que houve para decidir, mas o principal tem de estar feito.
Atenção também aos direitos de imagem. Todos os noivos têm direito à sua imagem. É verdade que os profissionais também querem ter trabalhos para o seu portefólio e promoção, mas tem de haver consenso. Certifique-se que fica descrito no contrato a vossa decisão em ceder ou não os direitos.
Por fim, é preciso saber que alguns profissionais cobram horas extra, por isso coordenem tudo isto com eles na vossa reunião. Um bom operador de câmara saberá qual a quantidade de imagens necessária para uma boa edição e construção da história, organizando-se de forma a não gravar horas de imagens repetidas.
Preparação para o grande dia
Toda a preparação do evento deve ser feita com antecedência. Não é no dia do seu casamento que os profissionais vão adivinhar o que vai acontecer. É claro que, no momento, eles vão procurar adaptar-se, mas se já estiver tudo previsto é bem mais fácil. Assim, parte importante do trabalho de um profissional de vídeo e de fotografia é conhecer o casal. Para saber quais são as suas preferências, referências e expectativas, já que são estes tipos de informações que permitem a criação do filme perfeito.
Esta conexão criada com os noivos é extremamente importante para a Detail Wedding Photography, que acaba por se revelar muito mais do que os fotógrafos de casamento. Esta equipa de profissionais dedicada e extremamente amigável encontra-se também disponível para auxiliar os noivos no que necessitarem, ao longo de uma das etapas mais importantes das suas vidas.
"Gostamos, acima de tudo, de vos deixar à vontade para que possam desfrutar de cada segundo, na companhia de quem vos é especial". Assim, Detail Wedding Photography alia a conexão que cria com o casal com o seu olhar atento, com a sua liberdade criativa e talento que vão dar origem às fotografias de casamento mais espontâneas e autênticas.
Tamanho da equipa
Outro aspeto muito importante a considerar é o tamanho da equipa: quantos profissionais serão necessários para fazer a correta reportagem do seu casamento? Idealmente, serão dois profissionais, pois para uma boa edição serão necessários planos diferentes. No entanto, tudo dependerá do local e do número de convidados, já que demasiadas câmaras podem atrapalhar, caso não exista uma direção bem definida. E ninguém vai querer que um profissional apareça na imagem do outro, por exemplo.
Mais uma vez, é essencial a confiança. A confiança em profissionais como os que encontra na equipa da Foto Carneiro, para quem o objetivo é surpreender e captar de forma sóbria os momentos que passam despercebidos à grande maioria das pessoas.
Para o efeito, Foto Carneiro aposta na tecnologia mais recente que existe no mercado, um factor diferenciador e que distingue esta equipa de fotógrafos dos demais. Com um registo muito próprio de fotojornalismo, os noivos vão ter, como resultado final, um álbum de fotografias que reflete a verdadeira essência do seu casamento.
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião