3 dicas para fazer um 'upgrade' à sua fotogenia

Porque a fotogenia também se trabalha...partilhamos hoje consigo os três grandes conselhos que os nossos talentosos artistas dão a cada uma das suas noivas

É um dado adquirido: todas as noivas investem tempo e dinheiro a encontrar o fotógrafo perfeito para imortalizar o dia do casamento. Fazem-no porque reconhecem a importância de registar cada momento único e porque sabem que é um conjunto de fotografias que as acompanhará para sempre. Mais tarde, muitas destas noivas mostrarão as fotos aos filhos para partilhar com eles a história de amor dos pais, outras quererão reviver o dia em momentos de maior nostalgia e haverá até quem queira partilhar a narrativa desse dia com familiares e amigos que estão longe. Mas há outra grande preocupação que assola a grande maioria das noivas: a sua própria fotogenia. Nem todas as pessoas têm o magnetismo que celebridades mostram foto após foto e nem todas as pessoas são capazes de fazer sobressair a sua beleza natural perante uma câmara.

Felizmente, a Zankyou aprendeu com os melhores profissionais de fotografia a trabalhar em Portugal que a fotogenia também se trabalha. E partilhamos hoje consigo os três grandes conselhos que estes talentosos artistas dão a cada uma das suas noivas.

Guardar
Diana Nobre
Foto Diana Nobre
Guardar
Diana Nobre
Foto Diana Nobre
Guardar
Diana Nobre
Foto Diana Nobre
Guardar
Diana Nobre
Foto Diana Nobre
Guardar
Diana Nobre
Foto Diana Nobre

1. Prepare-se!

Uma forma eficaz de retirar poder às coisas que nos assustam é expormos-nos a elas e preparmo-nos para elas. Por isso, a maioria destes fotógrafos incentiva as suas noivas a prepararem-se psicológica e fisicamente para serem o centro das atenções, independentemente dos complexos que têm acerca da sua própria imagem. Aprender a sentirem-se confortáveis na sua própria pele não é, para a maioria das mulheres, um exercício que se conquista instantaneamente. É, sim, um trabalho em constante progresso. Mas há pequenas coisas que pode ir fazendo para se preparar para ser fotografada incansavelmente. Aceite a sua beleza natural. Aprenda a sublinhar as características físicas que mais gosta em si. Acha-se mais bonita no Verão? Casa-se nessa altura e tire proveito da pele bronzeada natural e dos cabelos clareados. Aconselhe-se com a sua makeup artist e com o designer do seu vestido para que ambos a ajudem a sublinhar o que mais gosta em si. Experimente o seu visual da noiva antes do grande dia. E combine também com o seu fotógrafo algumas sessões pré-casamento. Faça um engagement session, por exemplo. Se quiser mesmo testar a sua compatibilidade com o seu fotógrafo e o seu à vontade com a câmara, experimente ainda uma boudoir session.

Guardar
Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo
Guardar
Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo
Guardar
Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo

2. Procure um fotógrafo com quem sinta empatia

O talento de um profissional não é necessariamente proporcional à sua simpatia ou à sua capacidade para estabelecer empatia. E pode acontecer-lhe apaixonar-se pelo portefólio de um fotógrafo e não se sentir confortável com ele ou ela quando o/a conhecer. Isso não invalida a qualidade das fotografias que ele/ela tirarão, mas pode pôr em causa o seu à vontade perante as câmaras. No dia do seu casamento, procure eliminar qualquer motivo para desconforto. Prefira trabalhar com alguém que a deixe descontraída, alguém que tenha cuidado consigo e com aquilo que lhe importa e que tenha paciência para todas as perguntas que quiser colocar. Reúna com o/a profissional que escolher várias vezes se precisar, mas garanta que se sente importante para ele/ela. A maioria dos fotógrafos de casamentos está preparado para esse nível de exigência e precisa inclusive dessa ligação para assinar o seu melhor trabalho.

Guardar
Segundo Plano
Foto Segundo Plano
Guardar
Segundo Plano
Foto Segundo Plano

A vasta experiência na área da fotografia e vídeo da Segundo Plano permite-lhes oferecer um serviço adaptado a cada casal, considerando o seu estilo, opinião e forma de estar. "Quer seja um registo descontraído e espontâneo ou sob orientação, colocamos sempre muito de nós", dizem, acrescentando que "amamos o que fazemos, por isso, dedicamo-nos ao máximo em cada novo trabalho!"

3. No dia do casamento, descomplique!

É mais fácil dizer do que fazer, claro, mas procure organizar o seu grande dia para que tudo com a maior naturalidade possível e para que os vários momentos do seu dia não se pareçam com tarefas que tem de ir acumulando. Confie nos profissionais que escolheu para garantir que tudo se passará como sonhou. Procure ser o menos controladora possível e deixe que o que sente - a felicidade que sente - se apodere de tudo. As melhores fotografias são sublimes porque captam um momento único, intenso, irrepetível. São sublimes porque são autênticas e espontâneas.

Guardar
Aguiam Wedding Photography
Foto Aguiam Wedding Photography
Guardar
Aguiam Wedding Photography
Foto Aguiam Wedding Photography
Guardar
Aguiam Wedding Photography
Foto Aguiam Wedding Photography

Se mesmo depois destas pequenas preparações, ainda se sentir ligeiramente tensa com a ideia de ser constantemente fotografada no seu grande dia, lembre-se que quando tudo falha há sempre técnicas às quais os profissionais mais talentosos sabem também recorrer. Muitas vezes, não estará sequer consciente da presença da objectiva já que a maioria destes fotógrafos/as são exímios na arte da camuflagem na esperança de conseguir a melhor foto. E, claro, há sempre o photoshop!

Leia também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.