A maquilhagem só precisa de ter uma função: evidenciar a sua beleza natural. Não a use para mudar a pessoa que você é, nem para se transformar, use-a para tirar o melhor partido de si. Sublinhe as coisas que mais gosta em si. Hoje, ensinamos-lhe a fazer isso com os seus olhos, por exemplo. E, para isso, contamos com a ajuda da makeup artist Leonor Silva (Maquilh’arte).


1. Não use apenas um, use dois (ou mais) tons de sombra
A ideia é chamar a atenção para os seus olhos. O uso de duas tonalidades diferentes de sombra (uma mais clara e outra mais escura) vai fazer isso mesmo. Use a cor mais clara para toda a zona das pálpebras, em especial junto às sobrancelhas e confina o uso da mais escura à zona da pálpebra mais próxima das pestanas. E, claro, esfume-a!

2. Escolha um tom que sublinhe a cor dos seus olhos
Não estandardize. O que resulta para umas mulheres não resulta tão bem para outras. Na hora de escolher a sua sombra, tenha em conta a cor dos seus olhos. Dizem as nossas makeup artists preferidas que olhos azuis tendem a combinar com cores ‘luminosas’ – amarelos, dourados – ou com cores mais frias – preto ou cinzento. Para olhos verdes, experimente a palete de tons pastel, com ênfase nos castanhos e no roxo. Já com olhos castanhos, prefira os azuis ou as tonalidades castanhos com um ligeiro acabamento de bronze (um toque de brilho). Olhos mais escuros pedem cores mais claras mas neutras, como o cinzento prata ou o bege. Até mesmo os nudes. Para os raros (mas deslumbrantes) olhos cinzentos, explore o efeito de cores poderosas como o azul petróleo.

3. Use lápis de contorne (branco ou bege) na linha das pestanas!
Não se deixe ficar pelo lápis de contorne preto, especialmente se está a pensar aplica-lo na linha inferior das pestanas. Dê mais profundidade ao seu olhar, preferindo usar lápis mais claros.

4. E não só nas pestanas!
Quem é o diz é a Leonor: «Este sim, um truque que uso muito! Para dar mais profundidade, dimensão e contraste à maquilhagem dos olhos, passe um lápis branco ou sombra branca bem pigmentada (sem brilhos) junto e ao longo do arco inferior da sobrancelha. Se sentir que se nota em excesso, esbata ligeiramente com um cotonete limpo.

5. Nunca negligencie o eyeliner
Primeiro truque? Escolha sempre o melhor. E aplique-o de uma forma que deixe pouca margem para erro: « Coloque um pincel ao lado de uma narina, com as cerdas viradas para cima. Leve a zona das cerdas (sem retirar a ponta do pincel do cantinho da narina) até ao canto exterior do olho. Onde tocarem as cerdas é o local onde o eyeliner deverá começar a ser puxado! Coloque sombra preta ou eyeliner em gel no pincel antes de o fazer! Vai facilitar o trabalho porque marca automaticamente o traço».

«Qualquer makeup artist tem o poder de, com técnicas de cor e de luz, enfatizar o que de melhor tem um rosto, esconder os pontos menos favoráveis e até mudar por completo feições», lembra a Leonor. Mas o truque que nunca falha mesmo (diz-nos ela também) é escolher sempre o look mais fiel a si mesma. Porque se não gostar de si…
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião