Uma bonita maquilhagem favorece qualquer rosto! Mas muitas vezes não sabemos como melhor acentuar a nossa beleza. A Zankyou foi falar com a talentosa makeup artist Leonor Silva, do Maquilh’Arte, e ficou a saber alguns segredos de como melhor valorizar os vários tipos de pele e de rosto. E hoje partilhamos consigo estas pérolas de sabedoria.
Sabe qual o seu tipo de rosto? Oval? Quadrado? Coração? Redondo? Qual a característica no seu rosto que quer aprender a disfarçar e qual a que acha que é melhor realçar?
Maquilhagem para um rosto oval
"O rosto oval é conhecido como o rosto do 'equilíbrio'. No fundo, o que isto significa em termos de maquilhagem, é que se trata de um rosto sem grandes pontos de destaque que devam ser especialmente enfatizados ou disfarçados", diz-nos a Leonor.
Truques de maquilhagem: Aqui as regras (se é que elas existem!) são as standard: base adequada ao tipo de pele, corretor na zona da olheira e numa ou outra borbulha que exista, bronzer na zona entre o maxilar e a maçã do rosto, blush na maçã do rosto e iluminador nas zonas ósseas mais proeminentes.
Jessica Alba tem um rosto ovalMaquilhagem para um rosto quadrado
"Um rosto quadrado caracteriza-se fundamentalmente por uma zona de queixo mais proeminente e num ângulo quase reto com a zona das bochechas e testa", lembra-nos a makeup artist. "As pessoas com este tipo de rosto têm geralmente uma estrutura óssea muito marcada, pelo que ao enfatizá-la com o uso do bronzer e do iluminador devemos ter bastante cautela", acrescenta.
Truques de maquilhagem: Convém chamar a atenção para as bochechas e todas as zonas mais carnudas da face. O uso comedido de blush é ideal, assim como a marcação das zonas mais cheias: se os lábios forem carnudos, batons fortes; se os olhos forem grandes, um bom esfumado que reclame a atenção para essa zona.
Angelina Jolie tem um rosto quadradoMaquilhagem para um rosto "coração"
Como saber se tem um rosto deste género? A Leonor ajuda: "este tipo de rosto tem duas características à vista: o queixo pontiagudo e uma testa larga quando comparada com o queixo".
Truques de maquilhagem: convém não iluminarmos a zona do queixo e trabalharmos o bronzer nas laterais do maxilar e nas laterais e da testa. Reclamar atenções para os olhos em vez de a boca.
Reese Whiterspoon tem um rosto coração.Maquilhagem para um rosto redondo
Chamam-lhe rosto gordinho, mas a Leonor lembra-nos que este tipo de formato de rosto é o que envelhece mais graciosamente, mantendo o aspeto jovem até mais tarde. E "para o 'aligeirar' basta seguirmos as regras gerais do contorno da face", revela.
Truques de maquilhagem: Bronzer entre a bochecha e o maxilar para emagrecer; iluminador no osso para destacar e um pouco (bem menos) blush na zona na bochecha. Como geralmente a testa e o queixo são arredondados, podemos colocar um pouco (e naturalmente!) de bronzer na zona superior externa da testa e nas zonas inferiores exteriores do queixo.
Kirsten Dunst tem um rosto redondoSiga também também as dicas Zankyou sobre as 3 zonas do seu rosto que deve sempre realçar quando se maquilha.
Outras dicas fundamentais
Mas as dicas não se ficam por aqui. Anote mais duas grandes lições que a Leonor nos deu:
Para um rosto com uma testa demasiado alta, "disfarçar com bronzer as extremidades da testa para dar a ilusão de menor tamanho", regras que se aplicam aos rostos mais triangulares e com formato coração.
Para um rosto com um queixo muito saliente, "nunca iluminar o centro nem escurecer as extremidades".
Maquilh'Arte. Fotografia: Daniela Rodrigues by João AlmeidaMaquilhagem para os diferentes tipos de pele
Antes de nos despedirmos, a Leonor ainda nos oferece mais umas sugestões para lidar com dois tipos de pele mais complicadas:
Para uma pele demasiado oleosa, "privilegiar as bases oil free e os pós controladores de brilho. Primers adequados a este tipo de pele também ajudam. Blushs, bronzers e iluminadores, quase sempre em pó". Se ainda assim, a produção de sebo for muito elevada, a Leonor não hesita: "convém procurar um endocrinologista e ter uma rotina de limpeza adstringente, sem exceções!"
Para uma pele demasiado seca, "bases e corretores bem fluídos", sugere, mas lembra: "o que não significa sem cobertura". Os blushs, bronzers e iluminadores podem ser em creme (são ótimos!). E para olhos secos usar sempre sombras em creme, já que as sombras em pó podem ser catastróficas!
Maquilh'Arte. Fotografia: Daniela Rodrigues by João AlmeidaTenha o tipo de pele e rosto que tiver, há regras que valem para toda a gente: "Não cair no erro de não fazer uma limpeza correta e profunda da pele! Todos os dias retirar maquilhagem e hidratar muito bem, de manhã e à noite com um creme próprio".
E uma vez por semana fazer uma esfoliação para retirar as células mortas (que tantas vezes impedem que as propriedades hidratantes e nutrientes dos cremes entrem na pele), seguida de uma máscara. No caso das peles secas, uma máscara bem gorda. Porque quem ama, cuida! E você tem de cuidar da sua pele!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião