Abaixo de Zero: Como organizar um casamento quando está frio?

Constipações, vento e temperaturas a descer não faltam no Inverno. Mas isso não é razão para adiar o seu casamento! Com organização e boa vontade as temperaturas até começam a subir... graças a tanto calor humano!

O Verão já passou, o Outono está a acabar e o Inverno prepara-se para nos bater à porta. Apesar de este ano ainda não ter feito um frio de rachar, temos de nos preparar para o que aí vem. Os dias estão a encolher, a chuva a encharcar os passeios e as temperaturas já vão pedindo luvas e cachecóis, em especial de manhã cedo. À primeira vista pode parecer mais fácil organizar um casamento no Verão, já que tudo é mais prático. Mas não tem de ser assim. Os wedding planners existem precisamente para ajudá-la a concretizar o sonho da sua vida, de forma aconchegada e confortável, mesmo que vá para a serra da Estrela ou para o norte do país (por norma mais frio).

Se a primeira preocupação que lhe vem à cabeça é o que vestir, aconselhamos a que leia o artigo 6 tipos de mangas compridas para o seu vestido de noiva: que o frio não seja um inconveniente.

Guardar
Solicite Informações sobre Rui Carvalho Photography
Rui Cardoso Photography

Local do copo d'água

Talvez o local seja o mais fácil de todos os itens a considerar. Se escolher um restaurante ou quinta com lareira, é só ver os convidados a acomodarem-se perto dela, até ficarem com as faces rosadas. Já se imaginou numa sala quente a confraternizar com os seus amigos, enquanto olha para fora da janela e vê a chuva ou a neve a cair lentamente? Se não houver lareira, não se preocupe, de certeza que o aquecimento central estará ligado. 

Se casar no norte, sugerimos a Quinta do Outeiro Ponte de Lima. Tem capacidade para 250 pessoas sentadas, uma sala de estar com bar de traça italiana, uma fonte, uma cascata e também uns jardins verdejantes que envolvem a sala de eventos com o encanto natural do Minho.

Guardar
Solicite informações sobre Quinta do Outeiro Ponte de Lima
Créditos: Quinta do Outeiro Ponte de Lima

Mas se deseja realizar a cerimónia ao ar livre, pode optar por mansão ou um clube de campo. Nestas opções há uma vasta área para usufruir sem limites. Se deseja um casamento abençoado pelos ares da Covilhã, num espaço envolvente tranquilo, rodeado de muita natureza e com certificados vários, o Clube de Campo é o espaço ideal para a concretização dos seus sonhos.

Guardar
Solicite informações sobre Clube de campo da Covilhã Foto: Clube de campo da Covilhã

A imagem da noiva

Em contraste com o ponto anterior, este é muito mais complexo e difícil. A noiva há-de querer parecer irresistível no dia mais importante da sua vida, mas é importante que se sinta confortável também. Apesar de precisar de mais pano a tapá-la, não vai ficar atrás de uma noiva de Verão. Há cada vez mais opções que se adaptam a todas as estações. Para o Inverno, é natural que escolha um vestido de tecido grosso, para que se possa proteger do vento e das baixas temperaturas. Os vestidos com saia completa e várias camadas são os ideais, já que servirão de barreira ao ar gélido. Seja qual for o vestido que escolher, o mais indicado é levar uma capa. Contudo, se optar por um vestido com corte recto, até pode usar um casaco. Como uma noiva não se faz só do vestido que leva, sugerimos que tenha em consideração os acessórios. Assista a esta galeria e enfeite o seu penteado, sempre com um toque invernal.

Guardar
Solicite informações sobre Papper moons with Diana Nobre
Foto: Papper moons with Diana Nobre

A maquilhagem também deve ser tida em conta. Como tal, deve ter um cuidado diário com a pele, hidratando-a correctamente e de acordo com o seu tipo. Não se esqueça que com o frio a pele é exposta a um stress extra. A Zankyou pediu a especialistas para darem alguns conselhos sobre como proteger o make-up de sedimentos, e uma das dicas mais importantes foi a de se usar uma maquilhagem bloqueio, que forma uma película invisível no rosto. 

Para mais informação, leia As melhores dicas de Makeups para noivas de Inverno!

Guardar
Solicite informações sobre Maquilh'arte Atelier
Créditos: Maquilh'arte Atelier

O toque final na imagem da noiva é o bouquet. O frio dita as condições, portanto você precisa pensar nas flores que melhor resistem às temperaturas baixas.  Tradicionalmente, as melhores opções são as rosas e os lírios. Do ponto de vista de design, deve ter em conta as cores escolhidas para o casamento; a tonalidade do seu vestido, os acessórios e o ambiente (ou seja, a época do ano).

Guardar
Solicite informações sobre Berço das Noivas
Créditos: Berço das Noivas

Decoração

Que plantas estão associados à estação fria? As coníferas, que podem ser uma excelente base para a decoração, flores de algodão e frutas com pequenos pedaços de neve. Se tiver dúvidas, peça ajuda a decoradores profissionais e floristas.

Como a época festiva está à porta, sugerimos que leia Decoração de mesas de casamento inspiradas no Natal

Guardar
Solicite informações sobre Cereja Weddings
Créditos: Cereja Weddings

O tema da decoração fica ao seu critério. Não há restrições - apenas a sua imaginação. No entanto, se o seu casamento acontecer no Inverno, ficará bem colocar a neve artificial sobre as luzes, as cadeiras, o altar e em outras partes do espaço. Naturalmente, este é o momento ideal para deixar todo o tipo de cobertores e xailes à disposição dos convidados.

Entretanto, assista à galeria Veludo no seu casamento: Inspire-se no tecido que vai ser a estrela de Inverno.

Guardar
Solicite informações sobre Rui Cardoso Photography
Créditos: Rui Cardoso Photography

Um casamento na época fria até pode ser bastante caloroso. O mais importante é combinar três elementos: amigos, amor e diversão. Se a tudo isto juntar a ajuda de um profissional, a sua festa será mesmo o must do ano!

Fique para ler Porque devo contratar um Wedding Planner?

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.