A melhor época para casar dependerá de cada casal, nomeadamente do que querem que aconteça no seu grande dia e dos seus gostos e preferências particulares. Fatores como a probabilidade de ocorrência de chuva, se o casamento é de dia ou de noite, as flores da estação, a disponibilidade dos espaços e da igreja ou o próprio simbolismo da data… tudo conta. Por isso, na realidade, não há nenhuma fórmula mágica que nos diga sem sombra de dúvidas qual a melhor altura para dizer o “Sim”.
De qualquer forma, há alguns critérios que podem ser seguidos e que podem ajudar os noivos mais indecisos a chegar a uma data. Se é esse o seu caso, aqui ficam alguns argumentos para ter em consideração na escolha da melhor época para casar.
casamento ao ar livre é já um fator de exclusão para determinar a melhor época para casar, pois neste caso os meses mais frios e instáveis ficam imediatamente de fora. Restam a primavera e verão, com temperaturas bem mais agradáveis e maiores probabilidades de dias bonitos.
1. Casar no Inverno: ideal para casamentos íntimos
Apesar de continuarem a ser os menos procurados, os meses mais frios do ano já são considerados por muitos noivos como a melhor época para casar. Com efeito, apesar da instabilidade climatérica e as baixas temperaturas condicionarem a cerimónia, o local do casamento – que tem de ser coberto - e a festa, há inúmeras outras vantagens que podem ter maior peso: os preços mais baratos dos espaços, serviços ou até mesmo da viagem de lua-de-mel; a possibilidade de celebrações mais íntimas e acolhedoras, uma maior disponibilidade de datas para encontrar o local de sonho ou uma noite de núpcias à lareira. Os meses de janeiro e fevereiro têm inclusivamente a vantagem de serem época de saldos, o que constitui uma grande vantagem para quem quer oferecer um bom presente sem gastar muito dinheiro. Fevereiro tem ainda uma data muito especial para qualquer casal: o dia dos namorados. Mesmo que não seja possível casar nesse dia, faz sentido fazer um casamento temático no mês do amor. Já dezembro é um mês mágico, pois ninguém resiste ao Natal. Como em tudo, há vantagens e desvantagens em casar no Inverno, mas ninguém pode dizer que esta estação não pode ser a melhor época para casar! Foto: Nuno Belo2. Primavera e Verão: ideal para casamentos ao ar livre
Optar por um- Primavera (22 de março a 21 de junho): Na Primavera o tempo é geralmente agradável. Assim, salvo as habituais exceções, a partir mês de março os dias já são solarengos, as temperaturas são amenas e ainda não há demasiado calor, apesar dos dias curtos e frios de Inverno já terem terminado. Por seu turno, é Primavera (!), pelo que se pode aproveitar para apostar em flores naturais e cores doces para decorar o ambiente. As desvantagens? Apesar dos preços ainda serem atrativos, já são mais elevados do que no Inverno. Por seu turno, o clima continua instável.
- Verão (22 de junho a 21 de setembro): O Verão, em geral, é obviamente a melhor época para casar ao ar livre, pois a segurança é sempre maior e os dias são longos e cheios de sol.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião