Para um dia "doce" em felicidade, nada como polvilhá-lo com algum açúcar (não refinado). De preferência, em forma de arte saborosa e simbólica. Referimo-nos aos tão apreciados bolos e doces que, desenhados com estética e estilo, dão origem a verdadeiras obras-primas, perfeitas para compor o copo d'água do seu casamento. Claro que os noivos terão de contratar os serviços de quem sabe. E neste momento só nos ocorre a Bakewell.



Ana Ribeiro, a "faz tudo" desta loja (criadora, pasteleira e cake designer), como a própria se denomina, conta-nos como tudo aconteceu. "A Bakewell surgiu em 2015, naturalmente e sem intenção no dia em que inicia a minha estação preferida do ano – a primavera. Tinha até então o gosto de fazer bolos e já alguma formação, mas a partir daí comecei a fazê-lo de forma profissional e coesa". A ideia de Ana era fazer bolos para quem gosta realmente de comê-los, para quem se preocupa com o que está a comer, e com todo e qualquer sabor de cada fatia do seu bolo. Isto porque até então não era adepta de bolos. Começou a fazê-los precisamente por não gostar dos que comia nas festas. "Não estava nos meus planos fazer bolos de casamento, até porque me via apenas a fazer pequenos bolos. Mas isso surgiu naturalmente no início de 2017, no ano em que a Bakewell começou a ter mais visibilidade e notório crescimento". A partir daí, grande parte dos bolos que Ana faz são mesmo de casamento.



E o que podem esperar os noivos do seu trabalho? Total qualidade, rigor e empenho em todo o processo, seja na criação do conceito, nas provas realizadas ou no acompanhamento, no próprio dia do casamento. Talvez por isso o que diferencie a Bakewell da concorrência seja, em 1º lugar, a qualidade e sabores do bolo na sua totalidade e em cada ingrediente na sua individualidade. Em 2º lugar, a estética e design, que fogem da óbvia e saturada pasta de açúcar para algo completamente natural e orgânico. A mais-valia dos bolos desta pastelaria é assim a completa satisfação de noivos e convidados quando provam a sua fatia. "Já tive inúmeros pedidos de convidados que, após um casamento onde provaram um bolo da Bakewell, o quiseram também para os seus eventos e celebrações", confessa-nos Ana Ribeiro.


Agora a pergunta que se impõe. Que tipo de bolos confeciona? A nossa entrevistada é rápida na resposta: "bolos para todo o tipo de celebrações, gostos e restrições alimentares: sem glúten, sem açúcar refinado, sem ingredientes de origem animal". Era mesmo o que queria, certo? Então, quando lhe dissermos que os bolos desta pastelaria são personalizados, à medida e imagem de cada cliente, você começa logo a dirigir-se a Penafiel, onde se situa a Bakewell. Depois de se deliciar com o sabor e ficar presa ao design de cada peça, faça logo o agendamento dos serviços de Ana Ribeiro. Faça-o com bastante antecedência. "Já cheguei a ter pedidos com um ano, o que à partida parece demais, mas faz todo o sentido. É que cada vez mais as pessoas organizam-se mais depressa". Assim sendo, a agenda da Bakewell fica logo completa. Por exemplo, este ano, o mês de setembro foi o primeiro a ficar com os fins de semana preenchidos, ainda no início do ano.

Agora que já tomou a sua decisão, analise bem o menu da Bakewell. Neste apenas constam os sabores do bolo. "Cada um é completamente único e personalizado, feito inteiramente ao gosto, inspirações e expectativas do cliente, pelo que não existe um catálogo", explica Ana. E a chave para um bolo de casamento perfeito é precisamente seguir os gostos pessoais dos noivos e escolher o que querem e gostam. Não o que esperam que as pessoas vão achar. "Às vezes o menos óbvio e convencional é a aposta mais acertada", diz a "faz tudo".



Por fim, Ana Ribeiro faz questão de realçar que todas as histórias de casamento são especiais. "Gosto de me sentir envolvida, pois acho que resulta melhor no que damos e esperam de nós", justifica. E lembra que existem casais que, mesmo depois do casamento, mantém uma relação de amizade com a Bakewell e a contínua procura de bolos para outras ocasiões, como: nascimento do primeiro filho, seja para o baby shower ou batizado. Segundo Ana, essas são situações que emocionam, porque os (já) casados voltam a contactá-la por estes motivos tão bonitos e especiais.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião