Considerada a “estrela da mesa dos doces”, o bolo de noiva e o seu respetivo corte é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes e marcantes de um casamento. Tomando em consideração as dificuldades que os noivos poderão ter, a Zankyou Magazine preparou este artigo onde revelamos vários aspetos a ter em consideração na escolha do bolo de casamento, com base na cobertura, decoração, e sabor do bolo.
Lado C Cake ShopPara o efeito, a cake designer convidada, Carla Silva, do Lado C Cake Shop, explica-nos que “atualmente, é comum observarem-se bolos de casamento mais criativos, de dois ou três andares, dispostos numa mesa temática e acompanhados de doces complementares, como cupcakes e cake pops, ou, em alternativa, a substituição do próprio bolo pelos referidos doces”.
Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake ShopQuando questionada sobre a escolha da melhor cobertura, Carla Silva refere que “embora exista uma grande variedade de coberturas, os bolos com pasta de açúcar e os naked cakes são os mais procurados. Cada cobertura apresenta as suas vantagens e desvantagens, pelo que a escolha deve ser realizada consoante o evento e o resultado pretendido”, explica a Carla.
Nesse sentido, a organizadora e designer de eventos Joana António, da Doce Lavanda, salienta a importância de uma boa planificação do evento, através do estudo pormenorizado de todos os fatores, condicionantes e opções disponíveis, com o intuito de garantir um bom resultado. "Em certos eventos, a escolha de um bolo com pasta de açúcar pode revelar-se como sendo a melhor opção para atingir um determinado resultado, quer por questões temáticas e decorativas, quer por outros fatores, como o clima, a exposição do bolo, entre outros. Já noutros casos, poderá ser viável a escolha de outro tipo de bolo, como os naked cakes, pelo que o diálogo com um profissional sobre esta matéria é sempre recomendável".
“Por exemplo, a cobertura de pasta de açúcar tem uma consistência mais sólida e lisa, proporcionando ao bolo um melhor acabamento estético, ideal quando se pretende um resultado mais artístico”, explica a Carla, acrescentado que “com esta cobertura, é possível conservar o bolo durante todo o casamento, sem necessidade de refrigeração”. Por outro lado, salienta que “devido ao seu peso, o bolo é mais dispendioso e, normalmente, é uma cobertura acaba por ser retirada pelos convidados”.
Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake ShopPor outro lado, com os naked cakes “dá-se uma maior ênfase ao sabor. Não é um estilo perfeito, nem tradicional, mas é precisamente nisso que recai a sua beleza. São bolos muito elegantes, delicados e frescos, onde é possível apreciar o recheio através das diversas camadas. Uma boa conjugação de cores e de cremes podem garantir um resultado excecional”, explica a Carla. Como vantagem, a Carla assinala que este bolo “é mais leve sendo, consequentemente, mais económico, além de oferecer frescura e sabor”. Como desvantagem, a Carla salienta que “além de ser preciso um maior cuidado no seu transporte, uma vez que a massa fica exposta, a mesma pode secar”.
Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake ShopEm relação à decoração, a Carla assinala que se observam várias tendências consoante o tema e contexto decorativo, sendo os mais procurados os bolos plissado, os bolos pintados à mão, com detalhes de renda, com flores de açúcar, com padrões, motivos geométricos e os já mencionados naked cakes.
Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop Lado C Cake Shop“É importante ainda salientar que, em alternativa ao bolo real, os noivos também podem optar pelos bolos cenográficos” explica a Carla. “Os bolos cenográficos são bolos feitos de esferovite e cobertos com pasta de açúcar utilizados apenas para fins decorativos. Estes bolos, além de se manterem impecáveis o tempo todo, não precisam de refrigeração e evitam desperdiço, pois como explicado anteriormente, nem todos os convidados gostam do sabor da pasta de açúcar. Nalguns casos, e para fins de corte do bolo, a camada superior é verdadeira”. E acrescenta “quando se opta por um bolo cenográfico, o bolo real fica guardado e protegido na cozinha do buffet, onde será cortado e servido aos convidados”.
Lado C Cake ShopNo que se refere ao sabor, a Carla Silva assinala que “além dos sabores tradicionais, observa-se uma maior procura por combinações de textura, cor e sabor que possam despertar o interesse e a curiosidade dos convidados”.
“De facto, defendo que o interior do bolo deve acompanhar o seu exterior, ou seja, deve ser igualmente bom e agradável”, acrescenta a Carla. “Mas para isso, recomendo que os noivos experimentem a massa e as respetivas combinações antes do fabrico do mesmo, de forma a conferir o resultado”, conclui a Carla.
Portanto, não esqueça! No momento de idealizar o seu bolo, verifique todos os aspetos que mencionámos e garanta o casamento dos seus sonhos. Bons preparativos!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião