Os Casamentos de Santo António estão já, já ao virar da esquina. São dezasseis histórias de amor que vão tornar Lisboa ainda mais bonita. E há muitas (e boas) lojas alfacinhas a contribuir para a felicidade daqueles que vão dizer “O” sim já no próximo dia 12.
Dezasseis noivas, dezasseis lojas e ateliers, dezasseis vestidos de noiva. A Zankyou esteve à conversa com alguns dos designers e algumas das equipas envolvidas nesta grande produção e hoje levanta um pouco o véu sobre o trabalho destas fadas madrinhas do século XXI. Quer saber quem são? São as mais talentosas e criativas estilistas, modistas, costureiras e wedding planners de Lisboa e arredores. Algumas estão com o projecto das noivas de Santo António há muitos e felizes anos. Outras são estreantes. Mas todas estão de coração e alma na iniciativa.

Cada noiva vestirá um modelo especial, desenhado em exclusivo para ela. E você pode inspirar-se com estas criações. São vestidos assinados por alguns dos designers mais cobiçados do nosso país e todos fazem justiça às reputações. Há vestidos para todos os gostos e estilos, dos clássicos corte princesa com decote ombro a ombro aos mais modernos corte de sereia com decotes profundos nas costas e cinturas muito marcadas, sem esquecer até os mais irreverentes, com cortes assimétricos e tecidos rendados de inspiração vintage. Seda, cetim, linho, algodão, os materiais e tecidos são muitos e todos nos transportam para um universo de beleza. Simplesmente brancos, simplesmente lindos!


Como nascem? O que inspira estas pessoas? A Sara Silva, da Vestidus Atelier, explica-nos um pouco do seu processo: «encontramos inspiração nas viagens que fazemos, nos desfiles a que assistimos e até participamos, nas revistas que lemos, mas a nossa maior fonte de inspiração são as noivas que nos visitam todos os dias». E a Sara Gaspar das Modistas de Lisboa concorda: «A nossa principal inspiração vem com a cliente. Com quem é, com o que pretende e, muitas vezes, com o tecido que nos traz».

Pronta para conhecer quem faz a magia nos bastidores?
Agacri
38 anos de historia e de histórias de amor, é isso que nos conta a Agacri. E fá-lo com o charme e a classe de quem trabalha por amor. A loja de noivas da marca, que lhe merece uma visita, fica em Arroios, mesmo no centro multicultural de Lisboa.



Estilo “discreto mas irreverente”, assim se descreveria Cristina Dias Lopes. Está à frente do seu atelier desde a década 80 e desde então já conquistou a visibilidade merecida junto das noivas mais exigentes. Os seus vestidos são exclusivos, personalizados e… viajados. A marca da Cristina está frequentemente representada em feiras internacionais, Madrid, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Estocolmo... Em Portugal, encontra-a no seu atelier em Oeiras ou no seu show room em Lisboa, na Rua Filipe Folque.
Atelier Mil Anjos
Sempre atentos às tendências internacionais, no Atelier Mil Anjos encontra o vestido feito à medida dos seus sonhos. Cetim, seda, tafetá, chiffon, branco pérola, branco puro, branco creme, o talento das modistas desta casa está ao seu serviço. E ao serviço da sua criatividade.
Na loja da Gri Gri Noivas, em Agualva-Cacém, encontra o melhor das melhores marcas nacionais e o melhor das melhores marcas internacionais. Pleonasmo? Nem por isso! Os modelos são exclusivos, mas o que conta mesmo é o serviço e o aconselhamento, que nunca falha, nunca desilude, nunca fica aquém. Que o digam as dezenas de noivas que por aqui passaram.


Maria Karin
Maria Karin é a Carina Patrícia Ferreira Costa. A designer portuguesa dá nome a uma das mais cobiçadas marcas de vestidos de noiva portuguesas. Com ateliers em Lisboa, Madrid e Nova Iorque, descreve-se como uma mulher (e profissional) «intuitiva, confiante e ambiciosa». São assim os seus vestidos também, o que lhes garante (merecidamente) toda a visibilidade que já angariou.


Talvez reconheça loja. É uma das bonita pérolas da nossa baixa lisboeta, na Rua da Prata. A montra seduz com os galanteadores vestidos brancos de marcas nacionais e internacionais e promessas de um dia de sonho feliz. Ora passe pelo número 230 e veja por si.

KCF
A sigla remete para o nome da grande mulher à frente desta marca, a Kelles Costa Ferraz. Mais do que designer, é wedding planner. Por isso, o seu serviço garante um acompanhamento personalizado em todos os bonitos momentos de um casamento.
Maria Verdi Exclusivos
«Nasceu para esculpir o tecido até ele ser o reflexo do seu sonho». Assim se apresenta a Maria Verdi Exclusivos. É esta a sua missão. Porque os seus vestidos são obras de arte. A noiva escolhe o tecido, o estilo e os apontamentos até ao mais ínfimo pormenor. Nem a cor fica esquecida, e é ela quem escolhe os tons que vão «da penumbra do branco pérola ao nobre fogo do vermelho».
O atendimento personalizado na Máxima Bridal é o seu grande trunfo. Conte com as modistas que aqui trabalham para estilizar o seu vestido de sonho e transformá-lo na expressão perfeita da sua personalidade.


«O projecto surgiu em 2012, com o objectivo de revitalizar o ofício da modista e de voltar a colocar a confecção por medida na moda e como primeira opção de consumo quando o que se procura é algo especial e personalizado», conta-nos a Sara Gaspar. Crepe satin, chiffon, mousseline, tafetá? Você escolhe! E o projecto do vestido é criado de raiz e à sua medida. A casa é recente (três anos e a contar) mas está tão bem entregue à Sara, à Susana e à Antoniya que podemos antecipar-lhe uma longa e bonita vida. «Somos modistas e não criadoras de moda», defendem! E assim, com humildade e talento, garantem que as peças que desenham são feitas em função das noivas. Visite-as na Rua Luz Soriano, em pleno Bairro Alto.



O nome esclarece. Tudo o que precisa para se vestir a rigor, encontra aqui. E junto com o vestido, os acessórios, os sapatos, encontra também um sorriso amigo e um acompanhamento à sua medida.
O nome quase dispensa apresentações. A Penhalta tem cerca de quinze lojas espalhadas entre Portugal e Espanha. Em Lisboa, a marca lançou raízes em plena Avenida da Liberdade. É com vestidos dos mais conceituados designers (nacionais e internacionais) que seduz transeuntes, curiosos e apaixonados que se passeiam pela bonita calçada portuguesa.

Vestida para Casar
No atelier e loja da Vestida para Casar, sabem que a verdadeira beleza está na simplicidade dos detalhes. Essa sabedoria traduz-se em vestidos bonitos, elegantes, exclusivos. Delicados e ultrafemininos, estes modelos esperam por si em Almada.

A Vestidus é parceira da iniciativa casamentos de Santo António pela primeira vez este ano, mas a Sara está desejosa de “renovar os votos” para o ano. Estão no mercado desde 2008 e estão para ficar. E com os vestidos que assinam, vai ser tão fácil conquistar as noivas de Portugal.




Veste Couture
Acentuar a beleza da silhueta feminina com um vestido que a estilize e homenageie. É este o seu objectivo? Conheça então a Veste Couture e a estilista Carla Gomes. Pode visitar o atelier da Carla em Almada ou passar pela loja de Lisboa, na Rua Castilho. Lado a lado com as suas harmoniosas criações e branco, encontra também modelos assinados por Jenny Packham, Gemy Maalouf, Ugo Zaldi, Gattinolli, Aruna Seth Shoes, Bourne Shoes, Carlo Pignatelli e Elisabetta Franchi.


No vestido se materializa o sonho de menina das noivas de Santo António. Mas nele começa também o sonho de mulher. Ele é o ponto de partida para uma viagem que passa pelos acessórios, pelos sapatos, pelo bouquet e que acaba num felizes para sempre!
Dias de sonho merecem vestidos assim, inspiradores!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião