Temos de admitir que falar sobre dinheiro nem sempre é agradável. Sobretudo quando na discussão estão envolvidas famílias com ideias, perspetivas e carteiras diferentes, para falar de um assunto que muito provavelmente sempre foi tão ansiado por todos e que gera grande entusiasmo: o casamento.
Foto: SLcasamentosCada situação familiar é diferente e pode ser bastante variável:
- Há famílias capazes de suportar um casamento exuberante, sem olhar a gastos, e outras que apenas conseguem oferecer uma pequena quantia como prenda de casamento, deixando as despesas do casamento a encargo dos próprios noivos.
- Também há noivos que têm pais divorciados que não podem contribuir equitativamente (ou mesmo estar na mesma sala juntos!) enquanto outros acham que a tradição de repartir gastos é a melhor solução.
- Um lado pode querer um casamento super chique, enquanto o outro sentir-se-ia bem mais confortável com um casamento mais caseiro ao ar livre, com um belo churrasco.
- Etc., etc., etc.
A verdade é que quando se juntam duas famílias financeiramente distintas podem ocorrer tensões em ambos os lados. Apesar de estarmos já longe da tradição que ditava que era a família da noiva a pagar a maioria do casamento e de estarmos todos de acordo que o desejável é que sejam os noivos a decidir o que querem para o casamento e, a partir daí, se faça uma discussão saudável sobre o que cada um pode contribuir, não são raras as situações que se revelam difíceis. Sendo assim qual a melhor forma para as resolver? Simples: com comunicação!
Foto: SLcasamentosFalem abertamente e com toda a honestidade
Caso haja diferenças de rendimento entre famílias, o melhor a fazer é definitivamente abrir as portas do armário e tirar o assunto tabu sobre o dinheiro de lá de dentro. Falar abertamente sobre ele. Se ambos os lados não tiverem consciência plena sobre o que os noivos querem e o que as famílias podem suportar, nunca se irá conseguir ter uma conversa honesta e produtiva. Comunicar é sempre o mais importante, sobretudo em períodos de grande stress. Ponham-se no lugar do outro e tudo será mais fácil. Até porque um dos assuntos que gera maiores discussões entre casais é precisamente o dinheiro, pelo que podem desde logo começar a por em prática a gestão destas situações!
Foto: Estúdios Santa CruzAceitem as ofertas que vos dão
Apesar de deverem ser honestos e dizer o que sentem sobre todos os assuntos que estejam relacionados com a organização do vosso casamento, antes de tomarem alguma decisão ou agirem de forma precipitada tenham consciência de que as vossas famílias certamente só querem o vosso bem e felicidade. Por isso, se eles afinal querem (e podem) contribuir com mais do que vocês haviam planeado ou até combinado, aceitem a oferta, pois será de certeza bem-intencionada. Tentem criar um compromisso, em que consigam criar uma verdadeira ponte entre vocês.
Foto: It's all about...Não sobrecarreguem ninguém
Tenham uma conversa aberta e realista com as vossas famílias sobre o orçamento do vosso casamento. Discutam tudo ao detalhe, tentando que não seja de forma alguma uma discussão acusatória e, sobretudo, que não coloque ninguém numa situação vulnerável em que se vejam quase que obrigados a aceitar dívidas que não possam suportar.
Foto: Arte Magna FotografiaO importante é evitar guerras desnecessárias numa altura da vossa vida que deve ser repleta de entusiasmo e felicidade. A chave para isso está numa comunicação honesta e aberta, sem medos ou tabus, em que todos percebam que o objetivo que têm é comum: um dia perfeito e inesquecível!
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião