A contagem regressiva para o seu casamento já começou: foi pedida em casamento ontem e já começou a sonhar com tudo: um look de princesa, uma festa de arromba, um catering delicioso e uma lua-de-mel paradisíaca... You name it!
De certeza que até já começou a pensar em algumas datas para o Grande Dia, mas apercebeu-se que todas têm os seus prós e contras. De facto, à primeira vista, a escolha da data pode parecer simples, mas tendo em conta a disponibilidade dos espaços e até a época do ano, acertar no dia pode ser um pesadelo. Como evitar isso? Siga estes cinco passos!
- 1. Tente escolher uma data especial
- 2. Estação do ano ou o tempo
- 3. Verifique a disponibilidade nas férias
- 4. Fator económico
- 5. Tenha em conta a organização do casamento
1. Tente escolher uma data especial
Dizemos "tente" porque não é fácil e se não estiver disposta a esperar talvez tenha que se contentar com as datas que restam livres ao padre ou celebrante, espaço de casamento ou qualquer outro fornecedor. Mas no início é uma boa ideia seguir a tendência natural da maioria dos casais e optar por uma data relevante no relacionamento: um primeiro encontro, um primeiro beijo, um primeiro "eu amo-te" ou um dia único, daqueles que, sem aparentar nada de especial, tornou-se numa data-chave. E neste caso existem muitos momentos, como é o caso das datas relacionadas com a família que quer honrar. Esta categoria também inclui números especiais ou ligados à sorte - aqueles que representam algo para o casal e que eles consideram simbólico. Em qualquer um dos casos, o importante é cumprir esta "tarefa" com antecedência. Um ano é o ideal. Assim, os noivos terão tempo para organizar tudo tintim por tintim. Acha bem? Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography2. Estação do ano ou o tempo
Embora as datas especiais sejam importantes, cada vez mais os noivos levam em consideração a estação do ano para escolher a data do seu casamento. A primavera e o verão são as estações preferidas, e não apenas pelo bom tempo, mas pelas possibilidades que existem em termos de espaços rodeados de natureza. No entanto, a profusão de locais encantadores que aproveitam os meses do outono e do inverno também têm tido sucesso, portanto, não é absurdo apostar neles. Mas como a primavera e o verão são as estações dos casamentos por excelência, esta temática torna-se mais complicada, devido à enorme procura que sufoca esta altura do ano. Por isso, o (tal) ano de antecedência para definir a data de casamento é obrigatório. Casar ao ar livre é uma das maiores exigências dos noivos. Nesse sentido, é natural que no outono e no inverno os fornecedores tenham mais disponibilidade e seja assim mais fácil marcar uma data.- O melhor dia da semana para celebrar um casamento é no sábado, já que pode estender a festa sem que os convidados fiquem preocupados com as horas. Mas como é o melhor dia para casar, é também o mais procurado. Mais uma razão para reservar o dia com antecedência.
- Sexta-feira é o segundo dia mais escolhido, mais do que domingo, imagine! Como muito menos gente trabalha ao sábado, os convidados podem deixar-se levar na festa, sem problemas. Essas celebrações geralmente começam à tarde ou à noite, embora também haja celebrações pela manhã. Afinal, "a exceção faz a regra".
- Domingo, muito menos procurado, também é uma data escolhida por vários noivos, talvez por causa da sua disponibilidade relativamente alta. E, embora no meio da semana, seja muito mais fácil encontrar uma data disponível, poucos noivos embarcam nessa aventura e risco, porque menos convidados conseguiriam ir. A menos que a data seja especial demais para si, desaconselhamos que case durante a semana.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião