Dois dias de casamento? Sim, sim, leu bem. De facto, não é muito usual, mas há sempre quem considere importante comemorar “até mais não” a passagem da sua vida para outra fase - a da maturidade. É a partir daqui que os noivos vão, finalmente, passar a partilhar tudo, sempre com o prazer da companhia um do outro. Prolongando os festejos, sempre aproveitam melhor todo o esforço que implicou a organização da boda, evitando aquele sabor amargo de “tanto esforço por tão pouco”.
Se você é daquelas que quer evitar aquele “amargo de boca”, aproveite bem a sua festa de casamento e prolongue-a por dois dias. Para isso, só terá de ter mais algum trabalho e coordenação. Já agora, contratar um wedding planner seria muito bem pensado. Seja como for, aqui ficam os cinco passos de como organizar um casamento de dois dias. Tome nota!
- Passo 1. Desfrutar um novo conceito
- Passo 2. Organizar os espaços
- Passo 3. Propor um catering variado
- Passo 4. Fazer sucesso com uma decoração contrastante
- Passo 5. E o vestido?
Passo 1. Desfrutar um novo conceito
A organização de um casamento de dois dias é diferente das outras, mas também não é para deixá-la louca. O importante é que você perceba o conceito e o usufrua na sua plenitude. O mais comum é que um dos dias tenha um maior grau de intimidade, com menos convidados e que seja mais informal. É mais descontraído e tranquilo, dedicado apenas a amigos e familiares chegados. O outro dia já é guardado para a grande celebração.Cabe a si escolher se prefere a loucura no primeiro dia de festejo ou a seguir ao dia de maior relax.
Alguns casais preferem que o dia diferente (mais íntimo) seja antes do casamento, talvez para aproveitarem mais a paz e enfrentarem o 'dia D' com mais energia. Noutros casos, os casais optam por organizá-lo logo após a grande festa e, precisamente, descansar com a família e os amigos depois de um dia tão louco. Em ambos os casos, este tipo de celebração é geralmente escolhido em casamentos no verão, porque o clima convida a isso.
Leia também: Organizar um casamento a dois perfeito: Elopement Wedding é já uma tendência entre casais no mundo inteiro!
Foto: It's all about...Passo 2. Organizar os espaços
O ideal é aproveitar o mesmo espaço para organizar os dois dias do casamento, porque facilita a organização e sai mais económico. Contudo, há muitos casais que preferem mudar de ambiente e acabam por se ver em bolandas de um lado para o outro. Não é tão prático, mas pronto... Cada um sabe de si... Mas se optar pelo mesmo local nos dois dias de celebração, certifique-se que este tenha todo o tipo de conforto necessário e serviços que propiciem uma longa estadia, especificamente jardins, piscina, spa, locais de lazer e alojamento. Desta forma, o dia mais informal será destinado à piscina, refeições em conjunto, jogos e bebidas, com um merecido descanso após todo o dia. A ideia é gerar uma comunhão entre as pessoas mais próximas e mais queridas, uma espécie de comunidade pontual que dê origem a um bom ambiente e permita que você desfrute do casamento a outros níveis.
Leia também: Ideias para uma despedida de solteira descontraída e jogos divertidos
Quinta Fonte da Aranha | Foto: MittOutros casais com orçamento mais elevado escolhem a costa para celebrar o casamento, designando um daqueles dias para sair de barco e passar o dia em enseadas, restaurantes de praia ou no próprio iate. Também há aqueles que preferem a montanha, excursões no meio da natureza e depois terminam o dia com refeições, jogos e festas com os círculos mais próximos. Se a zona for mesmo linda, você também pode oferecer visitas guiadas e prolongar o casamento até o final de semana, com momentos de cultura, turismo e lazer.
Leia também: Mais de 120 macacões perfeitos para usar num casamento. Descubra os designs mais estilosos!
Foto: Bruno Garcez PhotographyO segundo dia implica uma organização semelhante à de um casamento regular. No entanto, se você já passou a noite no local onde vai decorrer a festa, tudo será mais fácil, porque pode idealizar tudo ao pormenor e organizar a estrutura da cerimónia, o espaço do banquete e as outras zonas, desde o primeiro momento.
Também há casais que preferem não fazer distinções e organizar duas grandes celebrações, cada uma em cada um dos dias, organizadas de acordo com estilos diferentes, sem que nenhuma delas seja especialmente informal.
Mas o mais usual, tal como foi dito, é haver uma mais informal, tanto no modo de se vestir quanto no tipo de comida servida ou nos espaços escolhidos para a cerimónia, para os aperitivos, para o banquete ou para a festa em si. A outra já seria mais tradicional, como manda os cânones de casamentos que sempre vimos. Nas duas celebrações, os convidados seriam os mesmos, embora isso implique um gasto maior.
Leia também: Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos
Créditos: Quinta da QuintãPasso 3. Propor um catering variado
Na seção gastronómica, os convidados do seu casamento têm de experimentar uma autêntica montanha russa de sabores, cheiros e texturas. Dois dias percorrem um longo caminho e não devem ser exatamente iguais.
Assim, o dia informal deve ser dedicado à alimentação informal, pelo menos em termos de preparação, apresentação e consumo. Destacam-se os cocktails em cantinhos ou postos de comida (sushis, carnes grelhadas, fast food, doces …), buffets e food trucks, perfeitos para desfrutar de pé ou em longas mesas, dispostas do lado de fora da quinta. E abusando ainda mais da informalidade, faça churrascos e piqueniques de temas específicos, no verão e na primavera. O conceito da natureza nos casamentos está a tornar-se cada vez mais obrigatório e é perfeito para este tipo de festa. E porque não carrinhos de pipocas e algodão doce?
Quanto ao dia formal, o banquete é semelhante ao de um casamento tradicional, talvez menos pesado, com cocktails longos ou exclusivos (com elementos semelhantes ao do primeiro dia) ou banquetes de três cursos (entrada, prato principal e sobremesa), muito mais leves. Em casamentos de outros estilos, a celebração é usada para continuar com a informalidade e servir refeições mais autênticas, como pratos de arroz ou pratos típicos da região, sem usar o protocolo tradicional.
Leia também: Como escolher o serviço de Catering para o meu casamento
Foto: João AlmeidaPasso 4. Fazer sucesso com uma decoração contrastante
Uma das vantagens de um casamento de dois dias é a combinação de estilos e contrastes que podem ser criados. O dia informal merece uma decoração menos ornamentada, mais casual, moderna e em pequena quantidade. Em geral, aqueles que optam por dias tranquilos optam por um tema específico, mas não recriam a decoração, aproveitando apenas a que já vem no espaço escolhido. Assim, o dia poderoso, o grande dia, será diferente para obedecer a um estilo muito específico e usar todos os tipos de detalhes, incluindo flores.
As flores dizem muito sobre um casamento, o seu estilo e sobre o próprio casal. Para as bodas clássicas, usam-se muito rosas, lírios, gardénias ou tuberosas, em geral, em tons pastel. Nas bodas românticas, recorre-se aos lírios e orquídeas brancas combinadas com folhas verdes, assim como flores silvestres que alongam aquela sensação bucólica. Para as bodas modernas, as orquídeas brancas misturadas com samambaias ficam a matar. Nos casamentos campestres, o melhor é optar por margaridas, anémona, dálias, crisântemos, sinos, violetas e rosas do jardim.
Em alguns destes eventos de dois dias, ambos os dias são celebrados em todo o seu esplendor, alterando temas, estilos e formalidades. Assim, o uso de algumas flores ou outros elementos decorativos, dependendo do estilo do casamento, será vital para diferenciar e criar os contrastes esperados.
Leia também: 54 tipos de decoração de mesas do seu casamento: qual o seu favorito?
Créditos: Quinta da QuintãPasso 5. E o vestido?
O vestido também faz toda a diferença, neste conceito de celebração duplo. Como um dos dias é mais dedicado à informalidade, nesse dia a noiva deve ir precisamente mais leve e descontraída, mas não menos elegante. Neste caso, a noiva pode optar por um vestido de corte simples, com tecidos finos e leves, em branco cru.
No entanto, se os noivos, em vez de passarem um dia relaxante, preferirem dar destaque à noite, num ambiente mais formal e elegante, a indumentária- clássica e sóbria é mais indicada, já que sugere uma maior sofisticação.
O outro dia é diferente (o grande), porque o vestido é um dos protagonistas e é pensado para fazer a diferença. Neste caso, o protocolo habitual para um casamento diz que a noiva deve escolher o vestido que melhor se adapte à sua figura e personalidade. Este pode ser mais ou menos elegante ou casual, mas o importante é que faça a noiva sentir-se única entre os outros convidados.
O melhor é ficar já com uma ideia de como escolher o vestido de noiva em 5 passos.
Foto: MittComo vê, não é assim tão complicado organizar um casamento de dois dias. Basta cumprir estes passos, que tudo será mais fácil.
Lembre-se é que tem de esquematizar bem como quer a festa e onde a celebrar. O resto são detalhes... Mas de extrema importância... Até o preço, já que este deverá subir um pouco. Por falar em preço, se pretende uma boda low cost, fique com estes cinco passos.
E já pensou se quer casar pelo civil ou pelo religioso? Ah, é católica? Então, saiba como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos. Caso contrário, veja o nosso vídeo com as melhores dicas para organizar um casamento civil.
E para ajudá-la na organização do seu casamento
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião