Como planificar o dia do casamento: 5 truques infalíveis

A planificação do dia do casamento é vital para que os noivos possam desfrutar ao máximo desta grande aventura que dará início a uma nova etapa das suas vidas

Planificar o dia do casamento pode não ser a primeira tarefa que vem à ideia quando os noivos começam a preparar o grande evento. Tudo o resto parece mais importante: contratar um espaço idílico para um casamento de sonho, encontrar o vestido de noiva perfeito, fazer a lista dos convidados, etc., etc., etc. Mas acredite que a planificação do dia do casamento é vital, para que possam desfrutar ao máximo desta grande aventura que dará início a uma nova etapa das vossas vidas.

A verdade é que há mesmo muita coisa a considerar para que o dia do casamento flua da melhor forma, desde o momento em que acordam para o primeiro dia do resto das vossas vidas, até à altura em que finalmente descalçam os sapatos, cansados, mas felizes na vossa noite de núpcias.

Se ainda não tinham pensado neste assunto, não precisa de se alarmar, pois é evidente que tem aqui a Zankyou para lhe dar todas as dicas necessárias para planificar o dia do casamento da melhor forma e assim, aproveitar cada minuto desta grande celebração do vosso amor.

1. Planear o dia do casamento é fundamental

Um plano bem feito do dia do casamento deve ser uma das vossas principais preocupações, pois vai ter influência direta em praticamente todas as fases do evento, que irá ser melhor para vocês, para os convidados e até para os próprios fornecedores, que assim poderão fazer o trabalho deles com a máxima eficiência. Se precisarem de ajuda, pode sempre contratar Wedding Planners que sabem perfeitamente do que estamos a falar. Veja aqui porque deve contratar um Wedding Planner.

2. Use a hora de cerimónia como ponto de referência

Quando começar a “desenhar” o calendário do dia do seu casamento, fixe-se na hora da cerimónia e depois volte atrás. Crie uma “linha” simples dos acontecimentos e só depois vá acrescentando detalhes.

Quando tiver os horários definidos para o início do dia do casamento – nomeadamente a que horas devem acordar para estarem preparados a tempo de receber os convidados na receção em casa ou já no local do casamento, etc. – volte à hora da cerimónia e trabalhe com base no resto do dia, até ao final da festa.

Neste caso, comece também por anotar os principais momentos do dia do casamento - a grande entrada, os brindes, a dança, o corte do bolo, etc. - e depois regresse de novo à “linha temporal” para acrescentar os detalhes.

Leia também: Quando se deve fazer o corte do bolo de casamento?

Guardar
Foto: Efeito Espontâneo

3. Tenha em conta os diferentes tempos

Certifique-se de que tem em consideração os tempos de transporte e o papel dos fornecedores nos diferentes momentos do dia do casamento.

Por exemplo, se combinaram com os fotógrafos tirarem fotografias da sala onde irá decorrer o Copo-d’água antes da vossa chegada e dos convidados, é preciso garantir que já estará tudo pronto à hora combinada. Da mesma forma, se contrataram animação infantil, têm de garantir que tudo estará pronto a horas para que os convidados não tenham de assistir à “montagem” do local.

Ao construir a vossa “linha” do tempo vai ver que começa a ver muitos buracos ou “tempos apertados” que terão de ser corrigidos.

4. Conte sempre com tempo extra

Um grande conselho: conte sempre com tempo extra para a planificação do dia do casamento. E acredite que vão acabar por usar cada minuto que considerarem a mais.

Assim por exemplo: se estão à espera que a cerimónia demore 20 minutos, contem pelo menos com 30 minutos; se o Google Maps vos diz que a deslocação da Igreja ao local do copo-d’água demora 15 minutos, contem pelo menos com 10 minutos a mais; e assim sucessivamente. Não imagina, por exemplo, o tempo que demora até que todos os convidados estejam dentro dos carros para sair, assim como o próprio percurso, sobretudo se for longo.

Da mesma forma, marque tudo com tempo. Por exemplo, se quiserem tirar fotos antes da cerimónia, planeiem para que sejam feitas pelo menos até 30 minutos antes da hora marcada. Isso irá permitir que vocês consigam respirar fundo e vivenciar em plenitude o tempo que têm antes de dizer o “Sim”, para além de poderem prever eventuais atrasos nos horários. Não se esqueça que já não é moda a cerimónia começar muito mais tarde do que o previsto (e a noiva chegar atrasada), por isso um atraso superior a 15 minutos já começa a não ser aceitável.

Leia também: Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos

5. Não deixe o plano do dia de casamento para o fim

Por último, o nosso conselho é que comece o mais cedo possível a delinear os horários e não espere para o fazer no final.

Esboce um primeiro plano para o dia do casamento e à medida que vai tendo mais informação e contratando os fornecedores vá acrescentando os detalhes. Se começarem a ver o dia do vosso casamento a tomar forma no papel, à medida que avançarem na organização do casamento irão ficar muito mais tranquilos. Até porque, desta forma, também vão poder prever percalços e terão tempo para fazer ajustes com os fornecedores.

Leia também: 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo

Concluindo: é extremamente importante contar com tempo extra nos vossos “cálculos” em termos de horários para que tudo flua o mais naturalmente possível no grande dia. E não se esqueça de deixar muito tempo para os fotógrafos!

O dia do casamento passa rápido – é mesmo verdade! – e um planeamento cuidado irá permitir que aproveitem ao máximo cada um dos momentos deste dia feliz.

Talvez também lhe interesse:  

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.