Um dos grandes problemas que encontramos quando queremos ter uma alimentação equilibrada e saudável é conseguir largar o açúcar. O açúcar é sinónimo de prazer e sensação de bem-estar, mas rouba-nos anos de vida e envelhece-nos. Por isso, LIBERTE-SE desse vício o quanto antes!
Photo by Courtney Prather on UnsplashEssa foi a minha maior batalha, mas hoje sei que existem várias formas de adoçar sem ter de recorrer ao açúcar branco e, sim, as opções que encontrei para substituir continuam a ser sinónimo de prazer e a dar-me sensação de bem-estar.
Tive que, em primeiro lugar, educar o meu cérebro e agora quando como um snack ou sobremesa funcional, saudável que traz benefícios ao meu corpo sem açúcar refinado ou adoçantes artificiais, sinto-me melhor ainda!!
Já se imaginou a comer um doce com prazer e sem sensação de culpa? Foi essa a promessa que eu fiz a mim mesma, que ia criar várias receitas de sobremesas e snacks que me iriam satisfazer igualmente e sem malefícios! Se ajuda quando estamos em fase de perda de peso? Não propriamente, mas de vez em quando faz bem até à alma e mantem-nos focados no caminho que queremos seguir, mais saudáveis dia para dia.
Photo by Sebastián León Prado on UnsplashLista dos meus adoçantes naturais preferidos:
Canela: para além de ser altamente termogénico, acelera o metabolismo, ainda diminui os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade do organismo à insulina. Polvilhe no café, nas panquecas ao pequeno almoço ou no iogurte natural.
Tâmara: obviamente que contém açúcares naturais, mas é uma alternativa saudável para ser adicionado a bolos e batidos. É rica em fibras, potássio e vitaminas e ainda tem propriedades altamente energéticas – ótimo para pré treino. Adoro comer com pasta de amêndoas (sem açúcar).
Açúcar de Coco: consegue adoçar de forma semelhante ao açúcar mascavado (até a cor é semelhante), mas tem um índice glicémico inferior, o que faz com que seja absorvido de forma mais lenta, provocando menos picos de insulina no organismo. Para além de ser rico em vitaminas, magnésio, ferro, potássio e zinco.
Stevia: planta que possui compostos naturais 300 vezes mais doces do que o açúcar, com zero calorias, que ajuda a controlar o colestrol e os níveis de açúcar no sangue – ideal para diabéticos.
Photo by Tim Chow on UnsplashÉ importante relembrar que, mesmo sendo melhores opções, o seu consumo excessivo não é benéfico. O consumo de açúcares de qualquer tipo deve ser sempre moderado.
Deixo aqui uma receita publicada recentemente no Senasaudáveis de chocolate negro com açúcar de coco:
ULTIMATE healthy chocolate cake
Secos:
- 1 chávena de farinha de arroz
- 1/2 chávena de farinha de aveia
- 1 c.sobremesa de bicarbonato de sódio
- 3 c.sopa de tapioca
- 1/2 chávena de amêndoas com pele trituradas (farinha)
- 3 c.sopa de cacau cru em pó (sem adição de açúcar)
- 1 chávena de açúcar de côco
- Pitada de canela e sal rosa
- Pepitas de cacau KAOKA (Opcional)
Líquidos:
- 2 ovos
- 1 chávena e 1/2 de leite vegetal
- 75g de chocolate negro derretido >70% (temperatura ambiente)
- 60g de óleo de côco derretido (temperatura ambiente)
- 1 c.chá de essência de baunilha
Bater os ovos juntamente com o óleo de coco e o açúcar de coco. Depois, juntar o leite vegetal, o chocolate derretido e a essência de baunilha e voltar a bater bem. De seguida juntar os restantes ingredientes secos numa tigela, misturar todos e no fim juntar a mistura líquida, sem deixar que forme grumos.
Levar a massa a cozer numa forma anti-aderente (eu uso as de silicone disponíveis no site www.sweetselection.pt, podem comprar também com desconto do código SENAS10). Leve ao forno pré-aquecido, por 40 minutos a 175 graus (ficar atento e fazer o teste do palito para confirmar se está bem cozido no centro)
O futuro marido ou noiva vai adorar se no próximo fim-de-semana este bolo aparecer à mesa como sobremesa, APOSTO!
Enjoy #senasaudaveis
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião