Casamento é sinónimo de felicidade, amor e muita alegria. Seja com o for, existem certas regras que devemos ter em consideração. É importante que noivos e convidados saibam seguir o protocolo para que corra tudo como manda o figurino! Por exemplo, de nada serve gastar imenso dinheiro num fato, se depois não está à altura das circunstâncias. Como tal, vamos apresentar-lhe as diferenças entre fato, smoking e fraque. Tome nota!
No que diz respeito à moda nupcial, as mulheres têm mais opção do que os homens. No entanto, com um pouco de imaginação dos estilistas, é possível criarem-se outfits muito elegantes e originais para os noivos e seus convidados.
Primeiro, tem de se certificar que o modelo que mais gosta lhe serve na perfeição. Não deve estar nem muito largo, nem muito apertado. O ideal é que se sinta confortável e elegante!
1. Fato
2. Smoking
3. Fraque
1. Fato
É o modelo ideal para as cerimónias que acontecem de manhã ou ao início da tarde. É inspirado nas roupas que os cavalheiros ingleses usavam para andar a cavalo. A parte de trás do casaco está aberta, precisamente para que estes pudessem levantar os braços confortavelmente. O fato é composto por:- Jaqueta: esta peça funciona como uma espécie de revestimento. A parte de trás tem umas abas semicirculares, com uma pequena abertura. A jaqueta só vem com um botão, geralmente preto ou cinza.
- Colete: tem dois modelos: reto ou cruzado. Seja qual for o que escolher, deve abotoá-lo todo.
- Camisa: deve ser branca, clássica e sem botões na gola. Os punhos devem vir preparados para receber botões de punho.
- Laço: escolha o que preferir, mas atenção que o nó Windsord é o mais apropriado.
- Calças: podem ser pretas, cinzentas ou com uma risca vertical.
- Sapatos: os mais apropriados são os pretos, lisos e de couro.
- Chapéu: deve ser preto ou cinzento.
- Luvas: só para os mais atrevidos!
2. Smoking
É o modelo de festa, por excelência! É a peça ideal para usar nas cerimónias que ocorrem ao final da tarde ou à noite. Chama-se smoking (fumando), porque era o estilo de roupa que se começou a associar aos homens que fumavam. é composto por:- Jaqueta: a diferença em relação ao fato está na ausência de abas abertas atrás. O smoking tem um corte reto. A cor mais usada é o preto ou o azul escuro.
- Camisa: deve ser branca e ter colarinho.
- Colete: tem de ser negro.
- Laço: a cor mais indicada é o preto. Também pode optar por levar gravata, mas é menos habitual.
- Calças: de preferência, pretas, mas já há modelos alternativos em azul, por exemplo.
- Faixa: é a peça distintiva do smoking. Não faz sentido ser usada noutros modelos. Deve ser negra ou clara, mas sempre com um brilho subtil.
- Luvas: são opcionais. Se quiser usá-las, saiba que devem ser brancas ou cinzentas.
- Sapatos: pretos.
3. Fraque
É o traje para as grandes galas. Pode mesmo dizer-se que é a indumentária masculina com mais etiqueta. É o ideal para os eventos formais à noite, jantares de Estado ou bailes, realizados em espaços fechados. Quando for obrigatório o homem vestir fraque, isso deve vir no dress code do evento. O fraque é composto por:- Jaqueta: a gola é de seda e o seu é corte horizontal. Ao contrário de outros fatos, é muito curto à frente. A parte de trás é em forma de bico e aberta. Este tipo de vestuário é apropriado para colocar condecorações ou medalhas.
- Colete: Não só é obrigatório, como deve respeitar uma cor clara, tipo marfim ou azul pálido.
- Flor de lapela: este complemento dá um toque especial e deve ser sempre branco.
- Calças: pretas e lisas ou cinzentas às riscas. Contudo, podem vir com uma franja de seda na lateral.
- Sapatos: neste caso, já se aceitam sapatos com brilho. Têm é de ser pretos e com atacadores.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião