Os grandes casamentos não têm que ser os que saem mais caros. Talvez tenham um budget consideravelmente elevado, no entanto não é necessário investir excessivamente para que consigam conquistar os vossos convidados com todos os detalhes que caracterizarão o grande dia. Um aspeto a ter em conta é que no final do dia o que realmente importa e o que os seus amigos e familiares irão recordar para sempre são os momentos de pura diversão que experienciaram com o decorrer da celebração. Por sua vez, a animação e entretenimento também não pressupõe um gasto exageradamente grande. Assim, se são um dos casais que estão a viver, atualmente, todo o processo de planificação e organização do casamento, recordem estes conselhos que vos vão ajudar a conseguir opções e ideias frescas.
Convidar apenas as pessoas que quer realmente presentes
Este é um tema de que já falámos várias vezes, mas nunca tendo razões económicas como perspetiva. Ao ser fiel a si próprio neste âmbito, não irá apenas ganhar mais conforto, como evitará também problemas. Tente dizer "não" aos convidados por compromisso ou conveniência, que pode incluir a vizinha da sua tia avó que não vê desde 1994 e os amigos da universidade com quem estabelece amizade apenas via Facebook.
Leia também: Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos
Foto: Nuno Lima FotografiaAntecedência é um dos segredos
Mesmo que a máxima improvisação e espontaneidade com que os grandes romances de Hollywood nos têm habituado nos encante, não deveriam corresponder às condições nas quais organizamos o nosso casamento, pois a realidade é bastante diferente da ficção. De facto, as cerimónias que são organizadas em tempo recorde trazem imensos gastos acrescidos aos noivos, uma vez que existem menos opções à sua disposição e, consequentemente, têm de se conformar com as mais caras.
Assim, ao organizar o seu casamento com a devida antecedência não só poupará dinheiro, como poderá encontrar aquilo que exatamente procura por ter um leque de opções mais vasto.
Leia também: Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Fuja das temporadas altas
A grande maioria dos casamentos concentra-se entre maio e setembro, pelo que os preços de todos os aspetos nupciais sobem, nesta época. Consequentemente, muitos casais vêem-se obrigados a renunciar alguns pormenores. Desta forma, aconselhamos os casais a tentarem a sua sorte nas outras alturas do ano, como o Outono, Inverno ou princípio de Primavera que certamente vão conferir um toque e uma magia especial ao seu grande dia.
Leia também: As 5 vantagens em ter um casamento de Outono Foto: Nuno Lima FotografiaAlugue em vez de comprar
Mesmo que existam coisas que jamais deveria alugar, muitas outras podiam seguramente entrar nesta categoria. Por exemplo, os detalhes decorativos e até mesmo o vestido da noiva e fato de noivo. Neste último caso, existem opções excelentes que podem reduzir consideravelmente os gastos do casamento. No entanto, tudo depende da sua situação emocional perante o vestido de noiva com que deseja experienciar este grande dia. Ou seja, se deseja ter uma recordação para toda a sua vida, opte por alugar alguns dos pequenos pormenores decorativos não personalizados que, à primeira vista, não a afetariam se não as tivesse para sempre.
Assim, o mais importante é analisar a situação antes de gastar dinheiro. Para tal, recomendamos que consulte os profissionais que a ajudarão a tomar boas decisões.
Leia também: Comprar, alugar ou fazer à medida o vestido de noiva: qual a melhor solução para si?
Foto via CRACHÁ - Wedding AgencyDiga "não" à decoração em demasia
Sempre ouvimos dizer que "mais é menos". Na realidade, a simplicidade pode dar origem a resultados muito mais elegantes e sofisticados. Assim, aposte numa decoração que faça sentido e evite os detalhes excessivos. Neste aspecto, consulte wedding planners, que desempenham um papel fundamental ao longo de toda a organização, do casamento para que não se deixe guiar pelo excesso de emoção.
Leia também: Como organizar um casamento minimalista em cinco passos
Foto: Arte Magna via CRACHÁ - Wedding AgencyMuito mais do que bolos de casamento
Hoje em dia, confecionam-se bolos de casamento que são autênticas obras de arte, tanto pelo seu delicioso sabor como pela sua aparência. No entanto, sabe que não são a única opção de que dispõe? As empresas pasteleiras confeccionam, igualmente, maravilhosos bolos como cupcakes, que estão tão na moda, ultimamente. Assim, para além de reduzir os custos do seu casamento, poderá, ainda, conferir um toque de originalidade e irreverência ao momento por escolher algo diferente.
Leia também: Bolos de casamento: 160 sugestões para adoçar o seu grande dia!
Créditos: Açúcar À La CarteLembranças originais para os seus convidados
Há presentes para convidados que emanam originalidade, ao mesmo tempo que servem como uma recordação especial do casamento que jamais quererão esquecer. Contudo, existem outras lembranças que ficam a um canto ou dentro de uma caixa esquecidas, desde o momento em que os convidados regressam às suas casas. Assim, deixe de lado os presentes mais tradicionais e siga algumas das novidades que têm invadido o mundo nupcial. Pode por exemplo fazer uma doação, instalar uma photobooth e oferecer as pequenas fotos super divertidas ou então oferecer algo que represente uma grande utilidade.
Leia também: 61 lembranças de casamento para os convidados: uma recordação diferente e original!
Foto: Mitt Photography via Quinta Fonte da AranhaPor vezes, o barato não é sinónimo de poupar
Muitos noivos tentam reduzir os seus gastos, acabando por colocar de parte alguns serviços que são imprescindíveis. Há extras que mais tarde vai ter de considerar e incluir. Assim, estabeleça um budget mesmo que lhe pareça caro, uma vez que estará isento de extras e fará com evite gastos de última hora. Desta forma, os extras deixam de existir.
Leia também: Quanto custa um casamento em Portugal: calcule o orçamento Foto: Nuno Lima Fotografia Volte a ler esta lista e faça uma revisão atual da organização e planificação do seu casamento!Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião