Que os alimentos influenciam o nosso estado de espírito não é nenhuma novidade. E se lhe dissermos que
há alimentos que nos dão maior felicidade do que outros? Sim, há inúmeros estudos e pesquisas que indicam que
a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina, noradrenalina e acetilcolina, substâncias responsáveis por transmitir impulsos nervosos para o cérebro,
que causam sensações de prazer e bem-estar. A verdade é que nós somos o que comemos e que tudo o que ingerimos desencadeia reações químicas no organismo.
Imagine que teve um péssimo dia de trabalho ou uma terrível discussão com o namorado, tem o coração apertado e chove torrencialmente lá fora... o que é que lhe apetece comer:
uma peça de fruta ou uma fatia de bolo de chocolate?
Quando estamos mais desanimados, a vontade normalmente é comer algo cheio de calorias e nada saudável. Mas a sensação de prazer ao comer doces nem sempre é o melhor remédio para apagar seja o que for. Pelo contrário, nestas alturas deveria
ingerir algo saudável com muitas vitaminas de alegria!
Vai surpreender-se com a lista dos alimentos que nos podem fazer felizes! Claro que isto não significa que vai cortar para sempre os
sundaes de caramelo da sua vida, mas sim consumi-los com moderação. A ideia é fazer uma
lista de compras orientada para a felicidade: temos de
comer COM cabeça e PARA a cabeça!
Foto: Deambulando
Alimentos da Felicidade:
Leguminosas
É um grupo de alimentos que deve consumir diariamente. As lentilhas, grão, feijão, etc. são alimentos
ricos em magnésio, um mineral essencial para a produção de energia. Em quantidades equilibradas e aliados ao exercício físico, ajudam a estimular a produção de serotonina, a substância que nos dá a sensação de prazer.
Mel
O mel é um excelente substituto do açúcar, pois contém quercitrina, um nutriente que reduz a inflamação do cérebro e ajuda a prevenir a depressão. Para além disso é
fonte de triptofano, com uma
ação calmante que induz a sensação de bem estar, melhorando a função da serotonina no cérebro. É uma excelente opção para ser consumido quando estamos desanimados e com vontade de comer algo doce, pois tem pouquíssima gordura. Uma guloseima saudável!
Chocolate Meio Amargo
A versão mais pura do chocolate.
A partir de 50% de cacau, o chocolate contribui para manter o sistema cardiovascular em forma. Um pedaço de 30 gramas de chocolate meio amargo por dia pode ajudá-lo a ser mais feliz e satisfeito.
Oleaginosas
Se consumidas com moderação,
as castanhas e as nozes ou amêndoas são excelentes para a libertação de serotonina e são ricas em magnésio, cobre e selénio, que
ajuda a diminuir o stress e melhora a memória. Três castanhas ao pequeno-almoço e já está: esta dose já vai ajudar a ter um dia feliz!
Coco
O coco fresco e natural contém triglicéridos que
beneficiam a saúde cerebral. Água de coco é excelente para a dieta da felicidade!
Frutas vermelhas
Morangos, framboesas, amoras, mirtilos… frutos deliciosos e
cheios de antioxidantes que ajudam a prevenir o mau funcionamento do cérebro. Esses antioxidantes bloqueiam outras enzimas que tornam lenta a comunicação entre as células cerebrais.
Ovos
A gema do ovo contém “colina”, um nutriente que ajuda a reforçar as conexões neuronais no cérebro. Ou seja,
contribui para melhorar a nossa memória. Ovo sim!
Azeite
Sempre! O azeite é um dos ingredientes básicos mais famosos da dieta mediterrânea e não é à toa: os seus benefícios são inumeráveis.
É um potente antioxidante graças ao enorme conteúdo de vitamina E e polifenóis. Segundo especialistas,
também melhora a memória!
Sardinhas
Ricas em Ômega 3 e um dos petiscos mais apreciados e tradicionais de Portugal, este peixinho pequenino possui muitos nutrientes que favorecem o nosso humor.
Contém vitamina B12, que ajuda a produzir serotonina
Alimentos que não ajudam à Felicidade
Alimentos low fat
Os que dizem 0%,
low fat, baixos em calorias. Estes alimentos
não contêm gordura, mas em contrapartida têm grandes quantidades de sódio e, muitas vezes,
açúcar, que consumido em excesso retarda o nosso sistema neurológico, podendo levar-nos à depressão. Além disso, o açúcar dá-nos uma sensação de inchaço e pode reter muitos líquidos.
Adoçantes
Sejam líquidos ou em pó, mantenha-se afastado dos adoçantes, pois provocam uma diminuição dos índices de serotonina e despertam a nossa vontade de ingerir carboidratos! Já sabe… mel!
Açúcar refinado
Inimigo público número 1! Ao ser consumido, converte-se em gordura e reage negativamente em relação à serotonina,
diminuindo os níveis de energia do corpo e dando a sensação de cansaço. Ou seja, se comer alguma coisa com açúcar refinado com a intenção de recuperar energia, vai conseguir exatamente o contrário!
Cafeína
Uma e até duas doses de cafeína por dia não é prejudicial, porém ultrapassar esta quantidade influencia diretamente o nosso humor, provocando nervosismo, agitação, irritação e agressividade. Fuja também dos refrigerantes que contêm cafeína!
Álcool
Mesmo que possa relaxar a nossa mente,
o álcool em excesso pode aumentar a depressão e a tristeza. O álcool rouba a água do nosso corpo e se somos 70% água, imagine o que ele faz com o nosso metabolismo. Um copo de vinho tinto ao dia está permitido, pois ajudará a fortalecer o coração sem prejudicar o seu corpo, mas
nada de “beber para esquecer”!
Dieta sem hidratos de carbono
Eliminar totalmente os hidratos de carbono de sua dieta para perder peso e sentir-se melhor é um grande erro se quiser continuar a sentir-se animado e com bom humor.
A falta de hidratos de carbono faz com que o cérebro deixe de produzir serotonina com regularidade, deixando-nos tristes e irritados. Procure comer os chamados hidratos de carbono de digestão lenta e naturais - como
cereais integrais, leguminosas, frutas, legumes - e evite os os hidratos de carbono facilmente digeridos, provenientes, por exemplo, do pão branco, arroz branco, doces, refrigerantes e outros alimentos processados.
Gordura Hidrogenada
Todas os fritos provenientes da
Fast Food – como as batatas fritas, os
nuggets, etc. - são geralmente feitos com hidrogenados rico em gordura
trans de origem animal e vegetal. O problema? Além de bloquearem as artérias e impedir o correto fluxo sanguíneo em direcção ao cérebro,
deixam-nos desanimados e sem energia.
Estes são alguns dos muitos alimentos que nos favorecem e nos prejudicam! Faça um teste! Comece aos poucos a mudar os seus hábitos alimentares e perceba a diferença no seu dia-a-dia.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião