Paragem obrigatória em qualquer casamento, a mesa de sobremesas é possivelmente a mais concorrida de todas. Pudera…

A moda tem ditado que os cupcakes, macarrons e outros doces que tais ocupem um lugar de destaque nesta cobiçada mesa, mas hoje o que lhe propomos é um regresso às origens. Em vez dos doces da moda, porque não apostar nos doces regionais? Dos Ovos-moles de Aveiro à Sericaia alentejana, não vão faltar aos seus amigos e familiares razões para sorrir.

Leve o paladar dos seus convidados a viajar pelos sabores mais tentadores de Portugal.

Ovos-moles
Esta iguaria de Aveiro está no top das sobremesas preferidas de muito boa gente. E não é de estranhar. O creme de ovos é sublime e a película que o envolve perfeita para o efeito. Difícil é parar de comê-los. Certifique-se que tem 5 ou 6 destes meninos por convidado. Ovos-moles é sucesso garantido.

Sericaia
Compacta, rústica, intensa e sublime. Eis a descrição ideal para a sericaia alentejana que combina com gosto o sabor da canela, dos lacticínios e dos ovos. A servir com uma ameixa de Elvas com calda de açúcar. Amén!

Celestes de Santa Clara
Uma preciosa herança que as monjas Clarissas do Convento de Santa Clara nos deixaram, os celestes combinam o melhor da gema do ovo, com o melhor do sabor da amêndoa. Irresistíveis!

Pampilho
Este doce de Santarém foi concebido como homenagem aos campinos. Daí a sua forma rectangular e comprida. Mas melhor que a sua forma é o seu sabor. Canela e doce de ovos, envolvidos numa massa fofa que se desfaz na boca suavemente. Chamá-los de delícia é dizer pouco…

Queques da Ericeira
Em vez dos cupcakes, simplifique: aposta nos queques. Mas se quiser mesmo abrilhantar a sua mesa de sobremesas, não basta ir à pastelaria mais próxima e pedir várias dúzias dos queques da casa. Nada disso! Encomende da pastelaria do centro da Ericeira (Pão da Vila) que se tornou bastante famosa graças à sua especialidade: queques salgados. Estaladiços como poucos…

Pastéis de Belém
Se pastéis de nata já são bons (e bons é favor), pastéis de Belém então… A receita está no segredo dos deuses há quase um século. E há quase um século que os Pastéis de Belém convencem gregos e troianos. Pela massa folhada crocante e pelo creme que combina na perfeição com essa massa. Por algum motivo estes pequenos são famosos em todo o país e arredores.

Viriatos
Homenagem a Viriato, é uma especialidade de Viseu que convence não só viseenses mas o resto do país. Este pequeno triângulo de massa folhada e com recheio de ovos e com coco ralado merece um lugar na sua festa de casamento, não acha?

Já sabe em que doces vai apostar para a sua mesa de sobremesas? Vá por nós, tenha todos! Quantos mais, melhor…
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião