Nos últimos anos, os
drones têm revolucionado a forma como os fotografamos e como filmamos. Mas será que essa tendência vai chegar à
fotografia de casamentos? É um facto que a forma como olhamos e abordamos este estilo de fotografia mudou significativamente na última década. Lembra-se do artigo que escrevemos sobre as
6 novas tendências que surgiram para os profissionais desta área? Em suma, as fotos estão mais (e melhor) trabalhadas (efeito filtro), passaram a dar mais importância ao contexto e enquadramento bem como aos pormenores. São, de um modo geral, fotografias menos ensaiadas, ao estilo da fotorreportagem jornalística e têm um cuidado maior em reproduzir a ideia de movimento e fluidez.
Conheça os
melhores fotógrafos de Braga!
Foto José Raposo
Mas será que estamos já preparados para ter pequenas aeronaves telecomandadas, equipadas com
câmaras Go Pro, a clicar fotos e a filmar o dia do nosso casamento? A Zankyou quer ajudar nessa decisão e por isso dá-lhe hoje uma lista de
prós e contras de ter drones a filmar ou a fotografar o seu casamento.
[embed]
Foto NJ Mattos Fotógrafos
Os prós
Live Streaming
Uma das grandes vantagens de ter drones com capacidade de
live-streaming é que poderá ter um ecrã a mostrar tudo o que se está a passar no seu casamento em tempo real.
Foto José Raposo
Oferecem fotografias mais completas de planos gerais
Os drones oferecem toda uma nova perspectiva do seu casamento.
As fotografias de planos gerais são muito mais fiéis quando tiradas num ângulo picado. E é precisamente isso que um drone oferece, algo que logisticamente é muito mais difícil para um fotógrafo oferecer.
Foto Hélder Couto
Foto Hélder Couto
Conseguem um registo de um Flash Mob
Para casamentos temáticos com
flash mob pensados e outras ações coordenadas dentro deste género,
o plano de visão oferecido por um drone é diferente do plano que um fotógrafo consegue por terra. O registo será mais fiel ao efeito esperado.
Foto Mikaela Ruth
Oferecem algum distanciamento
Para quem procura filmagens e
fotos menos invasivas do espaço dos noivos e convidados, os drones são uma boa opção, especialmente quando equipados com câmaras capazes de HD e com uma boa capacidade de
zoom. Um fotógrafo e um videografo podem ser relativamente fáceis de identificar numa multidão de convidados, mas nem sempre é possível ver onde anda o drone ou o que está a fotografar ou filmar.
Foto Its all about
Os contras
O barulho das hélices
Apesar dos muitos avanços tecnológicos,
ainda não foi possível tornar os drones mais silenciosos. As hélices destes pequenos helicópteros são significativamente ruidosas, o que pode interferir com a dinâmica da sua festa de casamento, se o drone estiver a sobrevoar o espaço demasiado perto do chão.
A dificuldade de encontrar fornecedores
Não são muitos os fotógrafos de casamento a trabalhar com este tipo de equipamento. Mas muitos já têm parcerias com empresas que se especializam na fotografia e filmagens aéreas. Damos-lhe três exemplos de empresas com drones em Portugal:
SkyEye,
PlayDrone e
We Fly.
Foto Blush Wedding Photography
Os preços mais caros
A manutenção destes drones tem um preço e esse preço tende a reflectir-se nos orçamentos. Não são a opção mais barata do mercado, especialmente porque terá de funcionar como um extra no seu orçamento, já que mesmo apostando em fotografias e filmagens com drones não deve abdicar de ter também um fotógrafo e um videografo presentes no seu casamento.
Foto João Almeida
Estão sujeitos a condições metereológicas
Se houver demasiada chuva ou demasiado vento no dia do seu casamento, os drones não serão a melhor opção. Estes equipamentos são sensíveis e precisam que as condições metereológicas lhes sejam favoráveis.
Foto João Santos
A ideia pode parecer demasiado
high-tech para um casamento mas já há noivos a querer apostar nestas novas tecnologias. Certos ou não, o melhor é não recorrer unicamente a drones, em detrimento da presença física de um fotógrafo e videografo na sua festa de casamento. Porque não ter o melhor dos dois mundos?
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião