Português que é português casa à portuguesa. E o que os portugueses têm de melhor? A comida, claro! Sim, o clima também... E a hospitalidade... E a beleza natural... Sim, já sabemos. Mas hoje, viemos falar das “nossas” qualidades gastronómicas e de quais incluir nos menus dos casamentos dos “nossos” noivos.
A gastronomia portuguesa é rica e variada, por isso há muitas opções deliciosas para enriquecer o cardápio da sua boda. Se a variedade a deixa baralhada, foque-se nestes pratos que lhe vamos sugerir. Prepare-se que vai ficar já com água na boca... Comece por pensar nos ingredientes mais típicos da sua zona e depois converse com o chef responsável pelo catering. Diga-lhe o que pretende e explique-lhe que gostava de algo mesmo típico português, nomeadamente de Lisboa, Porto ou Algarve. De onde você é, mesmo?
Foto: João AlmeidaSe o seu casamento for clássico e à noite, não se esqueça de dar aos pratos o tal toque de sofisticação que a ocasião pede. Se for mais para o casual, respire mais calmamente. Preocupe-se apenas com o sabor! Seja como for, aqui vão algumas sugestões para as diferentes fases do dia.
Cocktail
Não, não nos referimos àquelas bebidas que só os bartenders sabem preparar, mas sim à receção - um momento pré copo d'água propriamente dito, perfeito para repor as energias, depois do "sim, aceito". É nesta fase que os convidados começam a falar mais entre si e entregarem-se à animação. Para além de querem saborear a tal bebida, começam a sentir vontade de petiscar algo. Sim, referimo-nos ao bom do croquete e do rissol. Mas não só. Tome nota:
Iguarias do Tempo. Foto: Pedro Sifredo- Pastéis de bacalhau
- Pataniscas
- Pão saloio ou broa de milho com enchidos regionais (pode ser o tal da sua zona)
- Tábua de queijos portugueses (ninguém diz não)
- Melão enrolado em presunto
- Tapas de requeijão com mel ou doce de abóbora
- Salada de polvo ou orelha
- Bifanas ou pregos em dose pequena
- Hambúrgueres (sim, é mais americano, mas os portugueses adoram!)
Você até já está a pensar o mesmo que nós, somos capazes de apostar. Que com tanta variedade, já ninguém terá apetite para a refeição principal. Talvez não tanto, mas em dia de festa, arranja-se sempre mais um espacinho, inclusive para as entradas. Sim, não é sentar e comer logo o prato de peixe e carne. Antes disso, há que "abrir caminho" com mais alguns petiscos, desta vez um pouco mais sofisticados. Alguns ficam tão bem no cocktail como nas entradas. É o caso da salada de polvo e do preparado de chouriço com coentros e outras ervas. Seja como for, tome nota destas sugestões de entradas frias e quentes. Lembre-se que, dependendo do chef, estas podem ser alvo de alguma criatividade do mesmo. Então, comece já a deliciar-se com a perspetiva destas iguarias.
Foto: Aguiam Wedding PhotographyEntradas frias
- Pão
- Pão com chouriço às rodelas
- Saladas de ovas e de bacalhau
- Salada simples
- Sapateira recheada
- Camarão
- Lagosta
- Ovos verdes
- Vieiras
Entradas quentes
- Sopa (faz sempre parte)
- Choquinhos à algarvia
- Pastéis de bacalhau, rissóis e croquetes
- Pataniscas
- Peixinhos da horta
- Amêijoas à Bulhão Pato
- Ovos mexidos com farinheira
- Batatinhas salteadas com farinheira
- Cogumelos recheados
Esperemos que ainda tenha espaço para o prato principal. Primeiro vem o de peixe (um pouco mais leve) e depois o de carne. Aconselhamos que nunca insista em comer mais e mais, até não poder mais, porque há tantas delicias nos casamentos tipicamente portugueses, que até seria um desperdício não aguentar mais. Aqui vão umas sugestões para si que adora peixe e não passa sem carne.
Prato de Peixe
- Bacalhau com natas
- Bacalhau à Gomes de Sá
- Bacalhau à Zé do Pipo
- Polvo à Lagareiro
- Arroz de tamboril ou de marisco
- Arroz de polvo
- Lulas recheadas
- Filetes de peixe-gato com alcaparras e molho de limão
Prato de Carne
- Carne de porco à alentejana
- Lombo de porco recheado com ameixa e batata a murro
- Arroz de pato
- Vitela estufada à Lafões
- Bifinhos de novilho com pimenta
- Lombo de porco assado com castanhas
- Cabrito assado no forno
- Leitão da Bairrada
- Coelho assado com coentros e alho, acompanhado com batata e couves de bruxelas
- Rolo de carne com cebolada e batata frita
Tudo uma delícia, mas os gulosos não ficam para trás. A cozinha portuguesa é perita em doçaria. Imagine só os doces conventuais... Barrigas de freira, papos de anjo, toucinho do céu, etc... a encherem as mesas do seu casamento. Isto foi só um cheirinho, porque há muito mais para a deixar a doida.
Sobremesas
- Encharcadas
- Pudim de ovos
- Mousse de chocolate
- Arroz-doce
- Leite creme
- Bolo de bolacha
- Maçã assada ou peras bêbedas
- Pudim Abade de Priscos
- Trouxas-de-ovos
- Serradura
- Molotov
- Doce da avó
- Natas do céu
- Farófias
... E isto é só uma gota no oceano do que é a comida típica portuguesa. Se a esta ainda adicionar o toque de um chef cheio de talento, o menu da sua boda será um verdadeiro sucesso. Há formas de escolher com êxito o serviço de catering para o seu casamento, sabia?
Depois, para continuar essa viagem de sabores, nada como uma lua-de-mel gourmet: 5 destinos "deliciosos" para casais que adoram aguçar o palato. Mas, depois, o melhor é terminar nalguns destinos detox.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião