Esta época de fim de ano não é a mais fácil para quem quer ou gosta de ter uma alimentação saudável – Concordo! O clima é de festa: são os eventos da empresa, jantares de amigos, a ceia do natal, passagem do ano, muitas vezes aproveitamos para tirar férias e, se for o meu caso, ainda fazem aniversário por esses dias!
É normal que a rotina saia do lugar, exista menos espaço na agenda para encaixar o horário de treino, e há mais comida e mais bebida. O importante é tentar manter a rotina o máximo que podemos.
Se sabemos que temos um evento à noite, então o que aconselho é uma melhor gestão do que ingerimos ao longo do dia, optando sobretudo por alimentos ricos em proteína, leves e naturais (muitos vegetais) e cortar se possível os lanches, deixando mais calorias para serem consumidas na festa. Desvios ocasionais ao nosso plano são normais... são situações que devemos aproveitar para desfrutar, aliás, do que serve viver se não desfrutarmos de pequenos grandes momentos?!
O maior erro é pensarmos que “perdido por cem, perdido por mil”, aí perdemos o total controlo da situação. Não desista de tudo o que alcançou o resto do ano!
Créditos: João AlmeidaNestes dias deve:
- Começar o dia com uma infusão de gengibre – pois acelera o metabolismo;
- Fazer um bom pequeno almoço rico em proteína* – Ovos mexidos com espinafres e uma bolacha de arroz levemente torrada*, é uma dica Senasaudáveis e lá pode ver sugestões onde pode adquirir os ingredientes para este pequeno-almoço!
- Beber muita água durante o dia, até 3L – é drenante, melhora a circulação e é saciante;
- Não tem 1 hora para treinar, só tem 30 minutos? Que seja, o treino pode ser em casa; uma corrida matinal com o noivo ou até chamar as amigas para a corrida, na luta contra os excessos, elas vão agradecer!– tente manter-se activa;
- Reforçar o processo digestivo com a toma de enzimas digestivas é uma mais valia – elas responsáveis pela digestão de todos os alimentos ingeridos;
- Comer com calma, começar por mastigar tranquilamente os alimentos e pousar sempre os talheres entre garfadas;
- Esperar 20 minutos antes de repetir, este é o tempo mínimo que o sistema nervoso precisa para perceber que o estômago está cheio!
- Beber um sumo de ½ limão antes, e uma infusão de hortelã depois, de cada refeição, ajuda bastante na absorção dos alimentos e na digestão.
- Brinque com as crianças, com o cão ou com o gato, aproveite para deixar a cozinha impecável para o dia seguinte, e peça ajuda, o importante é não ficar demasiado tempo sentado – cada movimento que faz é uma caloria que gasta!
- Aproveitar o momento e as conversas com as pessoas com quem está e ser feliz!
*Pequeno Almoço Proteico:
- 2 ovos
- Mão cheia de espinafres
- Curcuma e pimenta preta
- Óleo de côco Bolacha de Arroz
Basta untar a frigideira com óleo de côco, abrir os ovos para a frigideira, juntar os espinafres lavados e mexer, com o lume baixo sem parar – dica para ficarem bem cremosos. Entretanto torre a bolacha de arroz numa torradeira (cuidado que queima com muita facilidade) e acompanhe com os ovos, temperados com cúrcuma e pimenta preta (anti-oxidante, anti-inflamatório..)!
Boas Festas e aproveitem, sem paranóias nem fundamentalismos!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião