Acha que o Street Food tem a ver com o fast food? Se pensa que este conceito é para quem quer comer "a correr", que os alimentos são muito gordurosos e pouco sofisticados, pense duas vezes. Esta cozinha de rua, preparada principalmente em foodtrucks (camiões, roulottes, motos ou outras viaturas que comercializam refeições), reinventou-se no espaço de uma década, graças a novos operadores que inovaram com pratos saborosos que, rapidamente, começaram a ser bastante procurados. Desafiamo-lo a experimentar os petiscos destas trucks no seu casamento 2017. Vai deixar os seus convidados agradavelmente surpreendidos. Se, por acaso, o veículo não puder estar presente, experimente encomendar as suas especialidades...
Foodtruck, um conceito inovador
A ideia de que a o seu copo d'água seja preparado e servido por uma equipa de foodtrucks pode parecer absurda, mas a verdade é que as pessoas procuram mudança, gostam de desafios e já não ligam tanto a tradições. Podem mostrar-se relutantes, até porque o preconceito ainda é muito forte, mas depois de experimentarem, mudam de ideias.
De acordo com a Associação de Street Food em Portugal, existem mais de 100 vendedores ambulantes que comercializam comida rápida na rua, em Lisboa. A questão é que em Portugal ainda “não há muitas empresas especializadas em transformar os veículos para este tipo de negócio e isso atrasa o processo”, explicou à revista Saldo Positivo Bernardo Frazão, dono de a Despensa, uma loja ambulante com vinho de qualidade a copo e tábuas de queijo da ilha, de azeitão e de presunto. O empresário gastou cerca de 16 mil euros na viatura e no lançamento da marca. "Se o veículo for comprado em segunda mão, os custos caem para metade", reconforta. Seja como for, já há oferta suficiente para dar um boost de criatividade à sua boda. Até porque nem só de hambúrgueres e cachorros quentes vivem estes negócios, tal como pode constatar pela loja de Frazão e pelas sugestões seguintes.
A DespensaDoces bons, nacionais, estrangeiros e caseiros
Não há casamento sem doces. E a nossa doçaria é considerada a melhor do mundo! Já experimentou o verdadeiro brigadeiro português? Pois é, este vende-se no A BrigaDoce - uma marca pioneira em Portugal, que nasceu em Lisboa do sonho de duas irmãs. A ideia das empresárias foi transformar o típico brigadeiro brasileiro noutro produto com outros sabores que não só o cacau ou o côco. Aqui, pode experimentar um brigadeiro de doce de leite condensado, de alta qualidade, sem corantes nem conservantes e com um toque típico português, como o vinho do porto, licor de ginja, café, doce de gila e amêndoa, amendoim crocante, noz e figos, hortelã e chocolate, ameixa preta, cenoura, abóbora, batata doce, morango, pastel de nata, baba de camelo e bolacha, suspiro. Mas há mais. Pesquise aqui.
Os amantes de Waffles também não foram esquecidos. No On The Wayffle pode apreciar os melhores waffles leves e estaladiços com deliciosos cremes caseiros. O prefixo way na palavra wayffle transmite a ideia de andamento, já que em inglês quer dizer caminho. On the Way (a caminho) dos gofres. Ou seja, a caminho do trabalho, de casa, de um passeio de domingo em família, de uma saída com amigos, de uma volta pela cidade... You name it!
BrigaDoce On The WayffleShake, shake
Quem disse que só de comida sólida vivem as foodtrucks? As bebidas espirituosas também circulam por aí. Desde 2009 que o Caipijoca´s anima as hostes de Salvaterra de Magos. Circula numa famosa “pão de forma”, imagem de marca do street food. A CAIPIJOCAS comercializa bebidas espirituosas. Para muitos, a sua caipirinha é a melhor do mundo. Experimente!
Caipijoca´sRequinte italiano itinerante
A Focaccia in giro é um projecto gastronómico que representa a fusão entre realidade urbana - com seus ritmos e necessidades cada vez mais urgentes - e a volta às raízes e tradições da venda ambulante. Seguindo a tradição do streetfood, este projecto gastronómico faz uma viagem no tempo de volta à simplicidade e à verdadeira essência das coisas. Preocupa-se com o ambiente, de tal forma que a sua palavra de ordem é reciclar. Tem uma uma carrinha original e "uma forma autêntica de vender", segundo os seus donos. Está em Portugal com o melhor da cozinha italiana.
Focaccia in giroA fruta nunca soube tão bem
Tudo começou numa viagem a Londres. Depois foi só ir ao Algarve buscar as laranjas e adquirir uma Piaggio Ape 50. A seguir, vieram outras frutas e agora até já há bolinhos. Apresentamos a Fresh on Wheels - Food Truck.
Fresh on Wheels - Food Truck.Produtos naturais num bagel
The Skinny Bagel chegou a Portugal numa Food Truck de 1974 e já anda a percorrer vários eventos em Lisboa e de norte a sul do país. Os bagels (de origem polaca) são feitos de produtos biológicos e o recheio é só feito com produtos nacionais e frescos. O que acha deste pitéu?
The Skinny BagelTasca sobre rodas, bem ao estilo português
Tal como foi dito no início deste artigo, as refeições vendidas nestas viaturas, apesar de serem conotadas como "fastfood" (comida rápida), não têm de ser de má qualidade, pouco saudáveis e gordurosas. A Tasca Itinerante pretende cruzar o conceito de street food com o melhor da gastronomia portuguesa. Nela estão presentes três valores principais: sabores portugueses, música portuguesa e qualidade. Encontre-a no coração de Lisboa, mesmo no Marquês de Pombal.
Tasca ItineranteQuer vá fazer um casamento do tipo campestre, citadino, num castelo ou num hotel, pode contratar sempre um a foodtruck. Esta adapta-se a todos os tipos de casamentos.
Estes camiões... e não só... vão fazer-se de convidados nos casamentos de 2017. Abra-lhes a porta! Vai ver que vai correr tudo sobre rodas.
Já agora, escolha petiscos apetitosos para uma festa de arromba!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião