Entre sorrisos, abraços e emoções, está alguém muito especial. Aquele que os regista, com mestria, paixão e arte. Falamos, com certeza, do fotógrafo. Só que desta vez referimo-nos a uma equipa liderada por alguém, cujo destino não poderia ser outro. Lourenço começou desde cedo a interessar-se pela arte de registar momentos. Daí a criar a Lourenço Wedding Photography foi apenas uma questão de tempo. Hoje, sabe que escolheu a carreira certa. Num estilo fotojornalístico, faz questão de passar despercebido no meio dos noivos e convidados. Depois, de forma natural e espontânea, recria o Grande Dia com o talento e empenho. O resultado só poderia ser um: genuinidade.
Pare neste texto e respire fundo. Você está prestes a encontrar o estúdio certo para fotografar o seu casamento. Comece a ler cada uma das palavras desta entrevista e deixe-se contagiar pelo entusiasmo com que Lourenço fala da sua arte. Imagine, a seguir, a qualidade das imagens que ilustrarão este dia, o mais importante da sua vida até então. Sim, depois é só marcar reunião.
Quando e como surgiu o seu projeto?
Tenho um fascínio por fotografia desde que me lembro. O meu pai tinha uma reflex manual que me despertou algum interesse. Depois, na adolescência, fiz um curso de fotografia durante o verão. Embora tenha sempre tido uma queda para as artes, na universidade tirei o curso de engenharia civil, tendo em seguida trabalhado vários anos nessa área. Durante esse tempo o meu interesse pela fotografia foi crescendo. E todos os meus amigos sabiam desse meu gosto. Um dia, uns amigos pediram-me para fotografar o casamento deles. Fi-lo por curiosidade e achei piada. Foi aí que comecei a olhar para a fotografia como uma possibilidade de carreira. Passado pouco tempo, comecei a trabalhar na fotografia em part-time. Quando cheguei ao ponto em que não tinha tempo suficiente para a engenharia e fotografia em conjunto, tive que optar por uma das atividades. Escolhi a fotografia!
O que os noivos podem esperar do seu estúdio?
Hoje, a palavra-chave é diferenciação, porque acredito sinceramente que há um fotógrafo ideal para cada casal. A abordagem que eu pratico é basicamente de fotojornalismo, porque é, a meu ver, a forma mais genuína de registar o dia. Esforço-me principalmente por capturar os pequenos momentos à medida que acontecem, sem encenações, e tentando passar despercebido tanto quanto possível. Tento que o meu trabalho seja intemporal, sem fotografias “da moda”. Quero que daqui a muitos anos os filhos e netos dos meus casais olhem para as fotografias e vivenciem o dia. O que não quero é que eles olhem para essas fotografias e comentem “olha esta fotografia tão anos 2000!”
Como recebe os noivos e trabalha com eles na organização do Grande Dia?
Tudo começa na reunião. O casal chega até mim tendo visto o portefólio mas eu quero mostrar um exemplo completo daquilo que entrego, incluindo a reportagem e o álbum. Também ofereço uma sessão de solteiros para que nos fiquemos a conhecer todos melhor. Dessa forma, no dia do casamento, já não serei um estranho a fotografar no espaço íntimo das pessoas.
O que vos distingue da concorrência? O que acham que está por detrás do vosso sucesso?
Para além do estilo fotojornalístico com uma atenção especial para a captura das emoções, o mais importante para mim é a satisfação do cliente. Sei que isto pode ser um cliché, mas cada vez mais tenho clientes que optam por mim, porque conhecem casais que tiveram desilusões com os fornecedores. Eu trabalho acima de tudo para a satisfação do casal e não para o meu portefólio nem para ganhar o máximo dinheiro possível.
Tem alguma parceria?
Não exclusiva. Trabalhamos com alguns wedding planners e temos alguns videógrafos que recomendamos vivamente, tentamos sempre perceber qual a visão do casal para podermos recomendar os fornecedores certos.
Com que antecedência é que os noivos devem contactar o Lourenço Wedding Photography?
No caso dos sábados de maio a outubro, tão cedo quanto possível. Há sábados que são reservados com 2 anos de antecedência, depois há um ou outro que não chega a ser fechado. Para outros dias da semana, a probabilidade de estar disponível é maior.
Que conselhos pode dar aos noivos que começaram agora a organização do seu casamento?
Poderia dar 1001 conselhos válidos. Aliás, mostro-me sempre disponível para ajudar os noivos com dicas e sugestões acerca do seu casamento. No entanto, se há um conselho que eu daria acima de todos os outros, seria considerarem contratar um wedding planner. Bem sei que a maior dificuldade dos casais é tipicamente o valor, no entanto o casamento não fica obrigatoriamente mais caro quando planeado por um wedding planner pois este consegue descontos com os fornecedores, que quase pagam o trabalho que cobram pelos seus serviços. Em relação a conselhos virados para a fotografia, há dois: - Não optem por fotógrafos amadores (incluindo amigos) pois o potencial para a desilusão é enorme. - A fotografia (e o vídeo) são os únicos registos que ficam do casamento. Por vezes, por uma diferença de menos de 1% do valor total do casamento (que é um investimento muito significativo), os casais optam por um fotógrafo mais barato e não por aquele que de facto gostavam e que iria contar a história na sua linguagem emocional.
Contacte o Lourenço Wedding Photography e garanta registos intemporais num casamento único e memorável.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião