Os casamentos eco friendly estiveram em voga nos anos de 2010 e 2011, actualmente deixaram de ser tendência e passaram a ser um ideal de casais com consciência ecológica.
E como acredito neste conceito, pretendo reacender essa chama, pois penso que nunca vai sair de moda tentarmos diminuir ao máximo o impacto sobre a natureza. Dá para se realizar um casamento sustentável, sem perder a elegância e o charme de uma cerimónia tradicional.
AhHA! PhotosEntão vamos as dicas:
Local da cerimónia e copo-d´água
O primeiro passo a ser dado é procurar espaços que fazem reutilização da água, separação do lixo para reciclagem ou usam fontes renováveis de energia. Já em termos de logística, realizar a cerimónia e a recepção no mesmo sítio ou próximos um do outro vai evitar o deslocamento dos convidados e reduz as emissões de CO2.
Flores
O que acham da ideia de oferecer depois do enlace as flores usadas na decoração da cerimónia e festa para um lar de idosos? O reaproveitamento das flores para uma causa nobre é ter um 2 em 1, ou seja, vão estar colocando em prática um aspecto social aliado a sustentabilidade.
Lili CherryMaterial gráfico
Se fizerem questão de um estacionário completo, então sugiro papéis reciclados, papel-semente ou pardos.
E o que acham de enviar os convites por correio electrónico? São tão giros quanto os impressos e causam menos impactos ambientais, além de serem mais económicos. Criar um site ou blogue com as informações sobre o evento como: mapa para chegar no local da festa, lista de presentes e dicas de como ser no dia-a-dia mais sustentável também é uma boa ideia. E tudo isso pode ser feito na plataforma Zankyou, veja exemplos.
ZankyouVestido da noiva
A escolha do vestido sempre foi um desafio e muita das vezes até causa uma certa insegurança na noiva, uma forma simples de resolver esse problema é reformar o vestido usado por sua mãe ou avó em seus casamentos, além de ser sustentável é uma forma de homenagear pessoas especiais. O aluguer de vestidos também é uma óptima opção, porque após o casamento não terás o vestido encalhado no roupeiro.
Nando Duarte EstúdioLembrança verde
As plantinhas são as minhas favoritas, quem não gosta de receber? Envelopes com sementes de flores também é mega ecológico! Outra alternativa é a ecobag, que consiste em sacos ecológicos que ajudam a preservar o meio ambiente. São feitos com materiais que não agridem a natureza.
Catering
Também é possível ser sustentável nos comes e bebes, para a ementa prefira alimentos mais orgânicos e saudáveis, que não usem agro-tóxicos. Para isso, procure empresas que priorizem a sustentabilidade, visto que, existem chefes de cozinha preocupados com essas questões.
Quinta do Frade Quinta do FradeDecoração
Sempre fui a favor do reaproveitamento de mobílias vintages, e adoro usar esse tipo de inspiração na página do Facebook Do Pedido ao Altar. Além disso, reciclar materiais usados como caixas de frutas e legumes e outros objectos como livros, quadros, jarras transforma a atmosfera em mais acolhedora.
Usem muitas velas, ficam lindas na decoração do casamento e representam uma boa poupança com energia eléctrica.
Quinta da TorreEm tempos de aquecimento do planeta, devemos pensar nos recursos naturais em todos os momentos, até mesmo na hora de se casar. Uma festa de casamento ecológica não só mostra que os noivos têm uma consciência ambiental, como pode ficar muito criativa e diferente. Pensem nisso!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião