A indústria dos casamentos está de parabéns: há mais pessoas a casar em Portugal! Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram uma subida do número de casamentos no ano passado, pela primeira vez em 15 anos.
It’s All AboutO ano de 2015 contrariou a tendência imparável de queda das últimas décadas, registando 32.393 casamentos contra os 31.478 de 2014.
Desde 1999 que não havia uma curva ascendente, altura em que os números passaram de 66 mil casamentos para 68 mil. O recorde de matrimónios aconteceu após o 25 de Abril, quando atingiram a casa de centenas de milhares: 101 125 em 1975 e 101 885 no ano seguinte.
Há dez anos, o número de casamentos aproximava-se dos 49 mil, tendo desde então diminuído 33%. Se compararmos com as últimas duas décadas, a descida é ainda maior, rondando os 50%.
AhHA!PhotosAssim, depois de tempos de austeridade severa, com os casamentos a caírem a pique na última década, parece agora haver uma sensação de alívio com o aumento do número de casamentos a dar sinais positivos na economia e no mercado dos casamentos.
Clickon StudioEstes sinais de contraciclo estarão relacionados com factores de estabilidade, bem como – segundo salientou à imprensa Maria Filomena Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Demografia - «com a expectativa de que estamos a recuperar de uma crise tão severa que afectava esta tomada de decisão».
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião