Ao auto-retrato do século XXI chamamos selfie. E basta deambular 5 minutos por qualquer rede social para concluir que o hashtag #selfie é possivelmente o mais popular dos últimos 3 a 5 anos. Mas parece que em 2018, as tendências apontam para outro sentido: as jelfies. O que é então uma jelfie? Uma selfie (auto-retrato) que capta o momento em que os seus protagonistas estão 'no ar', após saltarem. As fotografias eternizam o salto em si e, por isso, tornam-se divertidas, descontraídas e carregadas de espontaneidade. E prometem 'tomar de assalto' a fotografia de casamento em 2018.
Miller Studio Breakfast Wedding Club | Foto: 1Love4ever PhotographyMas desengane-se quem acha que o jelfie é uma tendência moderna sem precedentes. Pelo contrário. A tendência foi inspirada na técnica 'jampology', criada, desenvolvida e imortalizada por um dos maiores fotógrafos dos anos 50, Philippe Halsman. Pelas lentes de Philippe Halsman passaram algumas das celebridades mais icónicas da época de ouro do cinema norte-americano, Maryline Monroe , Grace Kelly, Audrey Hepburn. E todas estas divas foram fotografadas 'suspensas no ar', depois de saltarem.
Foto Philippe Halsam/Magnum Photos Foto Philippe Halsam/Magnum Photos Foto Philippe Halsam/Magnum Photos Foto Philippe Halsam/Magnum PhotosActualmente, as celebridades também se divertem com a tendência. Nomes como Beyoncé e Lady Gaga exploram as jelfies nas suas contas de Instagram. E bloggers e fashionistas seguem-lhes o exemplo, conquistando audiências e trazendo a hashtag #jelfie para o top 10 das mais usadas nas redes sociais.
Foto 2fashionscience Foto 2fashionscienceEste ano, são poucos os fotógrafos de casamento a 'experimentar' com esta tendência. Mas para 2018 prevê-se um cenário diferente. Os casamentos descontraídos e informais estão cada vez mais populares. Porque não há-de o estilo de fotografia acompanhar a tendência?
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião