Sempre perfumados a alfazema, os míticos campos lilás da Provença são uma das imagens mais emblemáticas da famosa região francesa e uma inspiração poderosa para as noivas mais românticas. Bucólicos e etéreos, serviram de cenário a dezenas de histórias de amor. E a sua pode ser a próxima. Se não puder investir num destination wedding e rumar até ao sul de França, traga a Provença até si. Como? É simples: espreite as 6 dicas para conseguir um casamento de inspiração "provençal".
Foto Emm and Clau1. Aposte em convites rústicos
O seu convite de casamento é o primeiro contacto que os seus familiares e amigos terão com a sua festa. O seu estilo deve representar o estilo de casamento que imaginou. Para incorporar o estilo provençal, a melhor aposta são os convites rústicos. Inspire-se na ideia de convites artesanais, como os criados pela fotógrafa Diana Nobre. Concentre-se menos no estilo de letra e mais em acrescentar pequenos detalhes personalizados ao seu convite: acrescente um ramo de alfazema a cada convite, troque o envelope da praxe por algo menos formal, amarrado com um pequeno cordão.
Foto Diana Nobre Foto Diana Nobre2. Escolha a alfazema para protagonista
Um casamento provençal é necessariamente um casamento ao ar livre. Mas não basta que saiba escolher o espaço perfeito. É preciso que que saiba também criar o altar perfeito e decorá-lo como manda a tradição provençal: com flores. E entre elas, muitos ramos de alfazema. A cor e aroma desta famosa planta vão transportar os seus sentidos e os dos seus convidados para a região francesa que a inspirou.
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo Foto French Antique Wedding3. Crie pequenos recantos românticos
Use a organização e decoração do espaço a seu favor. Exemplos? Tire partido das árvores e traga-as para a decoração do seu casamento, colocando gaiolas ou molduras rústicas sobre ou sob os seus ramos, por exemplo. Coloque alguns cestos de vime com flores pequenas, singelas e até selvagens em alguns pontos estratégicos. Use mobiliário antigo em madeira natural, recuperado e pintado de branco, em lugares improváveis do jardim. Lembre-se de privilegiar sempre os tons pastel e, claro, o lilás!
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo4. A decoração das mesas deverá ser uma extensão do estilo de toda a festa
Sobre as mesas, mantenha o mesmo estilo que usou para criar os diferentes espaços da festa. Toalhas brancas com detalhes rendados ou bordados são a opção perfeita para as mesas. Ao contrário da simplicidade que se exige da toalha, tente ser um pouco ousada com a escolha de louça diferenciada. Inspire-se na ideia de um bistrô francês. Os centros de mesa devem ser o mais criativos possíveis: caixas metalizadas (latas vintage) a servir de jarras para flores campestres, por exemplo.
Foto 135 milímetros Foto 135 milímetros5. Os naked cakes são obrigatórios (e a sua decoração tem de ser especial)
Nenhum estilo de bolo está tão de acordo com o espírito provençal do que os naked caked. Rústicos mas cheios de sabor, simples mas deslumbrantes, encaixam perfeitamente na paisagem bucólica que será o centro de toda a sua decoração. Para os aproximar ainda mais de todo este cenário, dispense os cake toppers clássicos ou decorações megalómanas. Um simples ramo de alfazema ou algumas olhas de oliveira farão toda a diferença.
Foto Naiomi Kenton via La Mariee aux Pieds Nus Foto Naiomi Kenton via Style Me Pretty6. O souvenir perfeito? Personalize. Personalize. Personalize!
Pense que pequenas recordações traria consigo se visitasse a Provença francesa: sabonetes artesanais, cremes L'Occitane, macarrons ou éclairs? Crie um pequeno kit (um cesto de vime seria perfeito) e inclua pequenas amostras de todos estes mimos para oferecer aos seus amigos e familiares.
Foto Momento CativoSingelo e despretensioso, é o estilo de casamento perfeito para noivas com um perfil menos tradicional e mais "avant-garde"!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião