Agora que já decidiram que vão dar o grande passo nas vossas vidas, antes de organizar o grande dia, tem de partilhar a notícia com os vossos mais queridos. O que fazer? Como o fazer? Quando anunciar? Há alguma altura certa?
Na realidade, não há. Cada casal decide como e quando anunciar o seu casamento. É algo muito pessoal, que deve ser partilhado da forma como cada um sente este momento das suas vidas.
Mas de qualquer forma, a Zankyou tem sempre conselhos para dar com conhecimento de causa. E quem sabe com a nossa ajuda possam decidir com mais ponderação quando anunciar o casamento, mesmo no meio do turbilhão de emoções e da vontade que sentem de gritar para o mundo inteiro que estão noivos.
Apreciem este momento da vossa vida
Anúncio de noivado nas redes sociais?
E quando anunciar o noivado aos amigos?
Quando contar aos colegas e conhecidos?
Algumas das reações ao anúncio João AlmeidaApreciem este momento da vossa vida
Uma boa notícia motiva-nos facilmente a partilhar. Mas também se esperam 3 meses para anunciar uma gravidez, não é verdade? Por motivos obviamente diferentes, aconselhamos um tempo de espera para anunciar o casamento após a decisão ou o pedido: apreciem primeiro esta novidade a dois. Até podem ser apenas umas horas, não precisam de ser dias, semanas ou um mês. Cada casal tem o seu tempo. Mas organizem um jantar romântico, um fim-de-semana, um passeio de barco, etc., etc., etc. E só depois partilhem a vossa felicidade.
Rui Teixeira Wedding PhotographyAnúncio de noivado nas redes sociais?
Sim! Mas nem toda a gente tem que ser apanhada de "surpresa": antes de anunciar o seu noivado nas redes sociais, lembre-se de falar com a sua família mais próxima e amigos. E durante a própria organização podem fazer comentários esporádicos - até é normal que assim o seja. No entanto, é preciso saber as 5 Coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento
Anunciem juntos!
Independentemente da pessoa, do lugar ou da forma como a notícia é dada, vocês devem estar juntos quando revelarem a grande novidade. Pelo menos, às pessoas mais importantes. Claro que se tiverem um amigo especial, confidente até, podem dar-lhe a novidade individualmente, assim como ao contrário: se se tratar de um conhecido, com o qual não fazem grande questão de o fazer a dois. Mas a família e os grandes amigos merecem a presença do casal. Eles vão sentir-se importantes e agradecerão o gesto. E vocês vão sentir-se mais felizes!
Diana Nobre FotografiaOs Pais devem saber primeiro
Não vão querer que os vossos pais saibam que vão casar através da vizinha, pois não? Claro que cada família tem a sua dinâmica e cada casal a sua visão particular de vida, que irá diferenciar a quem anunciar o casamento em primeira mão. Há pessoas, inclusivamente, que não têm uma relação próxima com os pais e apenas mantêm o contacto e preferem contar ao melhor amigo ou irmã mais chegada. Neste caso, o importante é contar primeiro às pessoas mais chegadas - como, aliás, muito provavelmente será o vosso impulso natural. Mas tratam-se de casos demasiados pontuais. Por isso, regra geral, os Pais devem ter o privilégio de serem os primeiros a saber da notícia.
Luis Efigénio PhotographyMas... a que pais contar primeiro? Esta é a grande questão... Sugestão? Deitem à sorte ou usem como argumento os que estão a viver mais próximos de vocês. Ou então, melhor ainda: organizem um almoço ou jantar em família e façam-lhes uma grande surpresa. Seria perfeito! Façam-no com carinho, pois este será um acontecimento que mais tarde vão gostar de recordar. Podem até contratar um fotógrafo para registar as reacções e os momentos mais emotivos.
Os irmãos
São os seguintes da lista. Se ele(s) ainda vivem com os vossos pais, melhor ainda, porque assim sabem todos juntos. Aliás, até seria um momento bem mais emocionante. Sim - parece-nos boa ideia! - nas famílias mais próximas os pais e irmãos devem receber a notícia todos de uma vez. Afinal, a família nuclear é o mais importante (de qualquer forma, se tal não for possível, contem-lhe(s) imediatamente a seguir).
João AlmeidaRestante família próxima
Chegados a este ponto, provavelmente não fará falta encontrarem-se com cada um dos elementos da família, nem fazer um jantar ou almoço especial para anunciar o casamento. No entanto, e devido à importância que têm certos primos ou tios especiais, uma chamada pessoal resolveria perfeitamente o assunto. Os avós, sim, merecem a presença dos noivos, mas dependendo da relação, um telefonema emocionante também não faria mal. A restante família mais afastada poderá saber através dos vossos pais, que vão espalhar a notícia assim que souberem que os filhos vão casar!
It's all about...E quando anunciar o noivado aos amigos?
Reúnam os amigos mais próximos num jantar informal para anunciar o casamento. Como principais representantes da vossa amizade, devem saber da notícia antes de todos os outros amigos/conhecidos e logo após os vossos pais e irmãos. Provavelmente até será fácil de o fazer sem levantar grandes suspeitas. E depois podem sempre sair para celebrar em grande este passo gigante que decidiram dar nas vossas vidas!
The StorytellersQuando contar aos colegas e conhecidos?
Vocês não têm nenhum tipo de obrigação social de o fazer. Falamos daquelas pessoas que são amigos circunstanciais ou conhecidos. Vão saber do vosso casamento por outras pessoas ou vão dizer-lhes vocês quando os encontrarem na rua. Se quiserem, claro. Sim, porque não vão ser convidados. Assim como as pessoas que não têm nenhuma incidência na vossa vida actual mas que fizeram parte dela no passado.
Festa de noivado: sim ou não?
O protocolo de casamento fala, de facto, numa festa de noivado para anunciar o casamento e assim oficializar o pedido. Geralmente, organiza-se um jantar, embora também seja aceitável um almoço ou outro tipo de celebração. A ideia, neste caso, é juntar famílias e amigos de ambos os lados, aproveitando inclusivamente esta reunião para discutir a data de casamento e todas as possibilidades para a organização da cerimónia e respectiva festa. O protocolo assim o diz, mas os noivos é que decidem.
Algumas das reações ao anúncio
Não achas que és nova de mais?
“Não, tenho X anos”, responde. Pois, de facto não há idade para casar. Quem julga que sim, está imbuído de preconceito, o que por si só já não é muito bonito. Até porque essa afirmação não é de todo válida. Se fosse a sua avó a reagir, se calhar diria precisamente o contrário: “uff, já não era sem tempo!”. Nenhuma da reações é muito agradável de ouvir, mas ao menos são espontâneas.
Mas estás grávida?
“Mas as pessoas só casam quando estão grávidas?!”, responde rapidamente. E muito bem. de facto, o número de casamentos tem vindo a diminuir com os anos e aumentar as uniões de facto. Mas se estivesse grávida, não bastaria se juntar ao Manel e pronto?! Até poderiam decidir deixar tudo como já está (cada um em sua casa). Afinal, os tempos são outros... Aconselhamos a que, muito displicentemente, diga apenas que “por acaso não”, e que se estivesse grávida, era lá consigo. Seja como for, tem tempo para ter filhos. Sabia que mais de 50% dos partos em Portugal acontecem em mulheres com mais de 30 anos? Se só agora os cruzou a barreira dos 30, vá com calma e tome nota das 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos.
Mas ainda agora começaste a namorar!
Calma, não vá já para o ataque. Este foi um comentário irrefletido e espontâneo de alguém que só lhe quer bem e quer gozar da sua companhia. Pode ser de uma amiga solteira com quem costuma sair, por exemplo. Sem querer, as pessoas são egoístas, por isso têm medo que deixe de se divertir com elas, teve uma saída infeliz! Tranquilize-a e diga-lhe com todas as letras que gosta muito dela e que não é por se casar que vai deixar de sair com as amigas.
Olha, que bom! Podíamos fazer um duplo casamento?
Das duas uma: esta reação ou é de uma amiga que só pensa em galhofa, confusão e muita animação, ou é das que se “cola”. Cola-se ao trabalho que é preparar uma boda, cola-se ao copo d’água e fotógrafos ou cola-se apenas para se sentir mais segura. Mas também pode ser por uma questão financeira. Assim, sempre partilhavam as contas. Mas isso significa que teriam que estar de acordo com tudo! Será que é boa ideia?!
Segundo as estatísticas, daqui a um ano estás divorciada
De facto, que comentário mais desconcertante! Está uma pessoa feliz e a querer partilhar a boa nova, para depois levar com um balde de água fria destes. Não ligue! Não tem de fazer parte das estatísticas. Tem, sim, de fazer parte dos resistentes e dos enamorados para a vida.
Depois de anunciar o casamento, há algo que devem fazer o mais rapidamente possível: marcar uma data. E para poderem prevenir com a maior antecedência os vossos convidados, enviem um “Save The Date” lhes facilitar a vida.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião