O casamento está rodeado de superstições, lendas e símbolos. Nunca deixou de assim ser. E assim será, pelo menos espero, durante muito tempo. As grandes histórias de amor estão repletas de um misticismo encantado. Neste momento, enquanto vos escrevo, ouço, não muito longe a essência de mais uma. Noah e Allie do filme originalmente chamado "The Notebook". Também neles há uma magia troante e sonante. A magia do amor.
Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem usar-se no anelar da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai directa ao coração; o Sábado é o dia menos feliz para casar (quem diria ah?); as damas de honor confundem os maus espíritos para que eles não distingam a noiva no seu meio; atirar arroz aos noivos é sinónimo de fertilidade e abundância; e talvez o "dito" mais conhecido de todos: "Something old, something new. Something borrowed, something blue." - e há quem lhe acrescente: "And a silver sixpence in her shoe.". Literalmente a expressão quer dizer: "Algo velho, algo novo. Algo emprestado, algo azul. E um "sixpence" no sapato - uma moeda britânica, cunhada entre 1551 e 1967 em prata, ainda hoje repetida e procurada porque a tradição é ainda, o que sempre foi!..
Dentro deste "dito", apesar de tudo, acho que o preferido da generalidade das noivas (o meu também) ou pelo menos que tem maior relevância e destaque é o "something blue". Algo azul. O azul significa harmonia, serenidade e tranquilidade. Traduz a água, o céu e o infinito e é também a cor da realeza. No contexto casamentício, o azul representa fidelidade e pureza. (Há quem diga que afasta aquela invejazinha... Imaginem-me agora a piscar o olho!..)
Comummente, a primeira ideia de "something blue" é sempre em tom discreto, mas isso não quer dizer que assim tenha de ser. Hoje, espero que, para vosso deleite, (deixei e) deixo-vos com algumas ideias, mais ou menos arrojadas. E claro, com nomes como Heart Shaped Petals, Biju Bouquet, Rosarinho Cruz, Dama de Copas, White Bling ou Zilian, especialistas nos maravilhosos pequenos grandes detalhes que fazem e marcam a diferença.
"Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há."
(É irresistível não dizer nada sobre este coração bordado: pelo que sei, trata-se de um retalho - será que lhe posso chamar assim? - de uma peça de roupa do pai, que infelizmente já não se contava entre os presentes. Um amor incomensurável. E tudo exposto e transposto em pequenos gestos.)
E se as há - as bruxas digo - há também algo que pode ser verdadeiramente avassalador para a sua onda de infortúnio. Logicamente, em azul, mas azul azul azul, por todo o lado!..
Uma delícia não? Curtos, compridos, com brilho, mas acima de tudo vossos, o azul pode definir-se assim mesmo - no vestido da vossa vida!..
Todo o azul do Mundo, toda a sorte do Mundo!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião