Todas as noivas sonham com um casamento único, cheios de pormenores deliciosos, todos ele dignos dos pins inspiracionais do Pinterest e do melhor álbum de fotos do Instagram. Mas todas estão bem conscientes que para tudo há um preço. É por isso que o mais importante passo antes de arregaçar as mangas e começar a pôr em marcha os preparativos do seu casamento é estabelecer o seu orçamento. Antes de se sentir tentada, saiba com o que pode contar. E para tomar uma decisão informada, consulte com uma wedding planner que lhe explique como e onde poupar tempo e dinheiro.
Veja também Porque devo contratar um Wedding Planner?


Antes de partir para essa preciosa reunião, conte com o expertise da Zankyou e saiba já quais os elementos dos quais não pode abdicar e aqueles com os quais se pode permitir uma maior flexibilidade.
Onde não é aconselhável cortar despesas?
Nas memórias
Trocando por miúdos, no fotógrafo e /ou videografo. Procure reservar uma fatia generosa do seu orçamento para garantir que fica com o seu profissional preferido. A empatia entre o casal e a equipa de fotógrafos é essencial para que toda a sessão fotográfica decorra com naturalidade e sem pressão acrescida. Vai querer recordar o seu casamento para sempre, por isso torne todo o processo de registo de memórias mais fácil.
Veja também 6 motivos pelos quais os fotógrafos de casamentos têm a profissão mais bonita do mundo

Na gestão dos imprevistos
O valor de um wedding planner é inestimável. Primeiro, porque este/esta profissional sabe mais deste mercado do que qualquer noiva, consegue negociar valores que os fornecedores nem sequer consideram oferecer-lhe e vai saber gerir o seu tempo e, mais importante, o seu stress. Mas também (e sobretudo) porque a capacidade de um wedding planner para lidar com imprevistos no dia do seu casamento é infinitamente maior do que a sua, a da sua mãe, da sua irmã, da sua dama de honor, do seu noivo e de qualquer um dos convidados. Sabe porquê? Porque o que é imprevisto para si não é imprevisto para ele/ela!
Veja também 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!

Nos pormenores que sempre idealizou
Se há algum detalhe que sempre achou essencial para a sua festa de casamento, ainda que seja uma excentricidade, então não corte nesse item. Se sempre sonhou casar na quinta mais cara que há perto da sua casa, faça-o. Corte no vestido e não aí, por exemplo. Se, pelo contrário, sempre quis um vestido de noiva de alta-costura assinado pela sua designer preferida, então é aí que não pode cortar. Gira as suas prioridades.

Onde podemos então tentar cortar?
Na vergonha de negociar e dialogar com os fornecedores
Nos negócios, nenhum preço é fixo! Use a lei da procura e da oferta a seu favor e entre num diálogo aberto com os fornecedores para tentar chegar a um compromisso entre o valor do serviço que eles oferecem e o seu orçamento. Mas lembre-se de ser razoável… Talvez você tenha em mente rosas brancas mas se falar com a sua floral designer ela pode até sugerir outras flores semelhantes com preços mais simpáticos. Quer mais um exemplo? Veja se a empresa de design gráfico a quem encomendou os seus convites tem uma taxa de montagem (colocar o cartão no envelope, fechar o envelope e enviá-lo). Se tiver, assuma você essa tarefa e peça que retirem essa taxa do preço final. Esteja aberta a este tipo de comunicação.

Nos itens da decoração certos
Não precisa de ter vários cantos e recantos decorativos. Invista em ter apenas um ou dois muito bem decorados em vez de dispersar a sua atenção e dinheiro por vários. E também aqui tire partido dos tutoriais de DIY do Pinterest e faça você mesma os centros de mesa ou outros apontamentos decorativos do seu casamento que considere mais simples.

Mas cuidado com esta medida… Se não tiver experiência, não tente fazer o trabalho de um profissional. Não faça o seu bouquet de noiva se nunca trabalhou com flores, não tente fazer o seu convite em Word ou no Paint com recurso a clipart e não tente viver o seu grande dia ao mesmo tempo que o fotografa. Seja inteligente nas suas escolhas.
Como em tudo na vida, a regra que prevalece nestas escolhas é a regra do bom senso. Mas em caso de dúvida, passe pela Zankyou. Ou fale connosco.
Veja também Com o orçamento do casamento em mãos: 4 erros que não podem cometer!, Como calcular, de forma eficaz, o orçamento para a seu casamento: 8 dicas para não morrer na praia e Como discutir o orçamento quando as famílias têm backrounds financeiros diferentes.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião